Páginas

Quem sou eu?

Minha foto
Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

JOVEM DE ESCOLA MUNICIPAL DE CAICÓ REPRESENTA O MUNICÍPIO EM CONFERÊNCIA NACIONAL DE 21 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013





O jovem Igor Gomes da Costa está representando a Escola Municipal Severina Brito da Silva- Bairro Samanaú e o Município de Caicó na IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) .

O Encontro preparatório da IV CNIJMA acontecerá nos dias 21 e 22/novembro de 2013, no Hotel Maine localizado na Av. Sen. Salgado Filho, 1791 - Lagoa Nova, Natal – RN com a seguinte pauta do dia:


Dia 21 de novembro: Natal


· 8h às 10h: Chegada dos participantes no hotel.

· 10h: LANCHE

· 10:30h: Acolhida e Boas Vindas;

Apresentação da delegação: acompanhantes COE e Delegados (as);

Informações aos acompanhantes intermunicipais sobre o evento nacional e o retorno da delegação.

· 12h: ALMOÇO : Obs. Depois do almoço os(as) acompanhantes intermunicipais estão livres para o retorno as suas cidades. Os(as) delegados(as) ficarão sob os cuidados dos acompanhantes interestaduais da COE.

· 14h: Dinâmica introdutória da metodologia da cooperação

· 15h: Apresentação da metodologia da Cooperação

· 16h: LANCHE

· 16:30h: Atividade com a delegação para elaboração das regras de convivência do grupo .

· 18:30 h: JANTAR


Dia 22 novembro: Natal


· 8:30: Reunião com a delegação para preparação de uma atividade cultural.

· 14h: City Tour pelos pontos turísticos e históricos de Natal.

· 21h: Saída da delegação para o Aeroporto Augusto Severo.

Dia 23 novembro: Luziânia – GO Natal/Brasília: saída dia 23/11 à 01h:55mim, chega em Brasília às 05:40 - GOL voo nº 1514. Esse é o dia de chegada e de uma rápida visita cívica educativa à Brasília. As delegações serão acolhidas e acomodadas em seus alojamentos, em seguida serão encaminhadas às atividades de reconhecimento do local e descanso

Dia 24 de novembro: Luziânia – GO Começarão o dia no Auditório Terra, recebendo orientações gerais. Em seguida serão divididos em grupos de trabalho para uma conversa sobre os projetos de ação das escolas, de acordo com os subtemas Terra, Fogo, Água e Ar. No período da tarde, iniciarão os trabalhos em oficinas. Cada atividade tem número limitado de participantes, assim respeite a distribuição feita em seu estado. À noite, estarão reunidos no Auditório Terra para conhecer um pouco mais sobre nosso Brasil, com apresentações artísticas dos estados.

Dia 25 de novembro: Luziânia – GO Este dia é para conversarem sobre Escolas Sustentáveis e seguir os trabalhos nas oficinas.
Dia 26 de novembro: Luziânia – GO Na manhã deste dia continuarão nas oficinas, finalizando os trabalhos. À tarde terão o Momento Com-Vida, que estimulará a formar e fortalecer essas Comissões para a continuidade das ações nas escolas, após a Conferência.
Dia 27 de novembro: Luziânia – GO O dia começa com a socialização dos resultados das oficinas. Logo depois do almoço seguirão rumo à Brasília para a atividade de encerramento da nossa Conferência. Ao final do dia voltarão à Luziânia.
Dia 28 de novembro: É o dia de nos despedirmos e retornamos aos estados.

Vamos continuar juntos, cuidando do Brasil com Escolas Sustentáveis.


Voo Brasília/Natal: retorno dia 28/11, chega em Natal às 14:20 - GOL voo nº 1672.

Os principais objetivos do encontro são: reunir a delegação, prepará-la para uma boa convivência e participação durante a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Luziânia – GO; organizar a apresentação cultural; e trabalhar a importância da continuidade do processo.

A delegação retornará ao RN dia 28 de novembro/2013, o (a) acompanhante intermunicipal ou os enraizadores da educação ambiental, responsáveis pelos (as) delegados (as) deverão estar no Aeroporto Internacional Augusto Severo (Parnamirim) para recepcioná-los às 14h20min, e acompanhá-los até sua cidade de origem.


APRESENTAÇÃO


A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representa um marco na gestão das políticas públicas de educação ambiental no Brasil.

Partindo dos princípios “jovem educa jovem”, “jovem escolhe jovem” e “uma geração aprende com a outra”, a Conferência constitui-se num pretexto pedagógico para dar voz ao segmento infantojuvenil e mobilizar as escolas brasileiras em torno do debate sobre a defesa da qualidade de vida e da sustentabilidade socioambiental.

A força da mobilização e a paixão com que as escolas abraçam a proposta surpreendem desde a primeira edição. O sucesso desta estratégia pedagógica reflete-se, por decorrência, nos números, que indicam o envolvimento de mais de 12 milhões de estudantes de 11 a 14 anos nesse processo.

A primeira edição, em 2003, envolveu 15.452 escolas e mobilizou 5.658.877 pessoas em todo país; a II Conferência, nos anos de 2005/2006, atingiu 11.475 escolas e comunidades e 3.801.055 pessoas. Entre os anos de 2008/2009, a III CNIJMA, aconteceu em 11.630 escolas, envolvendo mais de 3,8 milhões de participantes em debates nas Oficinas de Conferências, nas Conferências nas escolas, e nas Conferências Regionais e Estaduais.

Esta quarta edição da CNIJMA mobilizou aproximadamente 18 mil escolas, superando as edições anteriores, com o tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. Além dos estudantes, envolveu professores, pais e gestores, numa iniciativa que busca contribuir para o fortalecimento da escola como um espaço educador sustentável. Nas diferentes etapas, convidamos a comunidade escolar a pensar a escola como incubadoras e polos de irradiação de uma nova cultura, fundadas nos valores do cuidado, da solidariedade, da participação, do direito à diversidade e da sustentabilidade, em todos os sentidos.

Esta Conferência foi pensada como uma das estratégias de ação no âmbito do Programa Nacional Escolas Sustentáveis, que é uma ação de política pública de educação ambiental voltada ao ensino formal e que tem a responsabilidade de contribuir na construção das condições objetivas que favoreçam as escolas a se constituírem em referência de sustentabilidade.

No diálogo com as redes estaduais e municipais de ensino, estamos trabalhando com a ideia de que Escola Sustentável é aquela que assume, nas suas ações cotidianas, uma intencionalidade pedagógica para o desenvolvimento da cultura da sustentabilidade. E para alcançar esta condição, estamos sugerindo às escolas que, entre as questões a serem pensadas para elaboração do seu projeto de sustentabilidade, possam dar atenção à incorporação de padrões ecoeficientes dos seus espaços físicos, à necessidade de adoção de processos participativos na gestão escolar e à formulação de estratégias de inserção da pauta socioambiental na sua proposta curricular.

No contexto de uma Escola Sustentável, também atribuímos um papel importante à COM-VIDA – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, pois enquanto grupo formado por alunos, professores e funcionários, este coletivo pode acompanhar e contribuir para as metas mencionadas, promovendo a interlocução entre a escola e a comunidade.

Com esta quarta edição da CNIJMA, guiada pelo propósito das Escolas Sustentáveis, vamos dando sentido ao princípio de uma política de educação ambiental que vem se constituindo pela participação e envolvimento da comunidade escolar, e contribuindo, por meio deste espaço privilegiado na construção da cidadania socioambiental, para a construção de uma sociedade de direitos, socialmente justa e ambientalmente sustentável.


Local da IV CNIJMA







Está localizado no Centro de Treinamento Educacional (CTE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), localizado no município de Luziânia – Goiás, a 45 minutos de Brasília. Neste local acontecerão todas as atividades da IV CNIJMA.

Nesta Conferência, participam mais de 1000 pessoas:

671 delegadas(os) das escolas;

54 jovens facilitadores - representantes de Coletivos Jovens;

89 acompanhantes das Comissões Organizadoras Estaduais (COEs);

acompanhantes de estudantes indígenas e com deficiência,

108 professoras(es);

56 oficineiras (os);

25 técnicas (os) do MEC e MMA.

PARABÉNS, IGOR !!!!!!!!! A ESCOLA MUNICIPAL SEVERINA BRITO DA SILVA SENTE-SE HONRADA PELA SUA DETERMINAÇÃO.