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Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

sábado, 5 de maio de 2012

Deputados apoiam campanha pelos 10% do PIB para a Educação



No último dia 25 de abril, os membros da diretoria da CNTE estiveram na Câmara dos Deputados para uma apresentação promovida pela Comissão de Educação sobre a 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. Eles aproveitaram a ocasião para apresentar aos deputados a campanha da Confederação em defesa do investimento de 10% do PIB no Plano Nacional de Educação (PNE). Muitos parlamentares receberam a camiseta da mobilização e expressaram seu apoio, como o deputado Romário (PSB-RJ), que recebeu os representantes da CNTE em seu gabinete ao final do dia.

Durante a apresentação da 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, o presidente da CNTE fez questão de frisar a resistência de estados e municípios em aplicar a lei do piso do magistério, mesmo que a legislação tenha sido aprovada por unanimidade no Congresso e reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). "Em razão de os entes federados não terem feito o 'dever de casa', passou-se à fase do debate sobre a capacidade financeira das administrações em pagar o piso na carreira profissional do magistério. Por isso a CNTE sairá a campo para recolher informações fiscais das administrações públicas que dizem não ter condições de pagar o piso, mas que também não conseguem provar ao MEC a dita incapacidade financeira que levaria o Ministério a complementar os valores", afirmou.

Segundo Roberto Leão, é estranho o fato de municípios tidos como "pobres" – como alguns de Alagoas – conseguirem pagar o piso em uma estrutura de carreira que atende aos anseios da categoria, e outros ditos "ricos" alegarem falta de recursos, sem provar que aplicam corretamente os recursos da educação ou que mantêm quadro de pessoal compatível com o número de matrículas, dentre outras exigências da Lei do Piso. Ele salientou também que 57% dos municípios brasileiros não contam com planos de carreira para o magistério e 11 estados não dispõem de planos para os funcionários (no caso dos municípios essa omissão é de quase 100%).

Reajuste do piso - Durante o evento também se falou sobre o projeto de lei nº 3.776/08, que altera o critério de reajuste do piso nacional dos professores, que passaria a ser atualizado apenas com base no INPC. "A redação aprovada pela Comissão de Finanças e Tributação dessa Casa aniquila qualquer tentativa de valorização do magistério ao longo do tempo, em especial à luz da meta 17 do PNE", afirmou Roberto Leão.

A deputada federal Fátima Bezera (PT-RN), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa do Piso, afirmou que os parlamentares não vão permitir que tal matéria seja aprovada. "Eu quero mais uma vez reafirmar: estamos totalmente irmanados com a CNTE nesta luta. Nós não aceitaremos nenhum caminho, nenhuma alternativa que signifique retrocesso na lei do piso nacional do magistério. Muito pelo contrário. Nós temos que defender um mecanismo de atualização que por um lado garanta a inflação, mas de outro garanta ganho real", afirmou.

10% para a Educação - A camisa entregue pelos dirigentes da CNTE aos deputados pede celeridade na votação do Plano Nacional de Educação, através da frase "PNE Já". O presidente da Confederação reiterou essa mensagem, criticando o fato do país estar há mais de um ano sem um PNE. No entanto, ponderou que o novo plano precisa prever o investimento de 10%, pois segundo ele o investimento em educação é a política mais apta para acelerar a inclusão social e o combate às desigualdades. "Nós queremos que esse já não signifique uma coisa votada que não guarde relação com as reivindicações da sociedade brasileira. Nós queremos que o PNE contenha efetivamente as nossas reivindicações. Por exemplo, 10% do PIB brasileiro investido na escola pública. Consta do plano de governo da presidenta Dilma que até 2014 seriam investidos 7%. Portanto, o que nós estamos querendo é que até 2020 seja investido 10%. Ou seja, precisa investir 3% até 2020". Segundo Leão, esta é uma reivindicação da sociedade feita desde a década de 90%, e o Brasil tem uma economia saudável que pode sustentar o investimento.

Sobre o atraso na votação do PNE, o deputado Izalci Lucas (PR-DF) criticou a postura do Governo Federal em relação ao projeto. "Essa questão dos 10% do PIB, o que estamos assistindo aqui é um teatro muito grande. Na prática, o governo é que impediu até agora a votação do plano. Eu inclusive estou coletando assinaturas – já coletei 251 – para levar a questão dos 10% para o plenário. Porque eu tenho certeza que dá para avançar muito. Eu acho que esse é o grande medo do governo. Se levarmos ao plenário eu tenho certeza absoluta de que nós vamos aprovar os 10%. O governo tem essa consciência e por isso está dificultando o processo", afirmou o parlamentar. Segundo ele, o país tem condições de bancar os 10%, mas falta vontade política.

Dossiê - Os membros do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), que promoveram o lançamento da 13ª Semana junto à CNTE no último dia 21, em Tiradentes, aproveitaram o evento na Câmara para entregar aos deputados um dossiê da educação mineira. "Minas não paga o piso nacional, os professores não tem um terço da jornada dedicado a estudo e planejamento, a carreira dos profissionais da educação está congelada até dezembro de 2015. Enquanto o país inteiro teve 22% de reajuste no piso, Minas Gerais só teve 5% de reajuste previsto em lei estadual e inúmeros problemas relacionados à qualidade da Educação. Então hoje, nós vamos entregar aos parlamentares e a todo o público que estiver na Câmara dos Deputados um dossiê denunciando as condições que as escolas públicas estaduais vivenciam.

Sobre a Semana - A 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública acontece de 21 a 27 de abril. Nesse período serão realizadas atividades em todo o país, nas escolas, assembleias legislativas e outros espaços públicos, para discutir o cumprimento da Lei Nacional do Piso, o Plano de Carreira da categoria e investimento de 10% do PIB para Educação no PNE (Plano Nacional de Educação). (Fonte: CNTE)

Escola Municipal Severina Brito da Silva completou 18 anos de existência

 Como tudo começou

 A Escola Municipal Severina Brito da Silva está localizada na Avenida Dulce Costa,nº 315, no Bairro Samanaú, Caicó. Surgiu por consequência do grande número de crianças existentes na comunidade sem a possibilidade de frequentarem outras escolas, alegando as mães que o bairro ficava distante do centro da cidade, sendo assim, difícil o deslocamento das crianças para outras escolas, pois na época não havia o transporte coletivo no bairro. Por esse motivo iniciou-se um debate em torno dos pais, que seria necessário a existência de uma escola no referido bairro. 

Alguns pais procuraram a professora Jacinta da Silva para pedir apoio e ela os levou ao Secretário de Educação que nesta época era o Senhor Hamilton Teixeira, o mesmo ficou muito interessado na proposta trazida pela população do Samanaú e logo comunicou ao prefeito Sílvio Santos, que autorizou o Secretário ir à casa da professora Jacinta e fizesse um levantamento junto com os pais das crianças que ainda não estavam inseridas na escola, podendo a partir deste levantamento constatar que havia um grande número de crianças sem ir a escola, aproximadamente 84 crianças da 1ª a 3ª séries. 

Ao final da reunião, como o número de crianças era suficiente para o início de uma atividade escolar no bairro, o secretário autorizou a professora Jacinta a iniciar as matrículas das crianças e assim foi feita. Não havendo ainda um lugar adequado para o início desta Escola, foi cedida a casa de Dona Luzia Regina de Lucena, onde chegaram a colocar todo o material de carteiras, quadros e outros materiais necessários para o funcionamento de uma escola, depois de tudo arrumado foi constatado que a casa era muito pequena para acomodar o número de alunos matriculados e logo tomaram outra decisão, procuraram o presidente do Conselho Comunitário, na época o Senhor Mirandir, que por sua vez cedeu sua casa para o início destas atividades. 

No dia 17 de Março de 1994, foram iniciadas as atividades escolares na casa acima citada localizada na Rua Sulivan Medeiros nº 152, no Bairro Samanaú. Esta casa foi cedida a Prefeitura Municipal para o início destas atividades no ano de 1994, por motivo do estabelecimento destinado ao funcionamento não está concluído. 

Foram convidados pelo secretário de Educação e Cultura, o Senhor Hamilton Teixeira , cinco professores e duas auxiliares de serviços gerais, para atender a 80 crianças de 1ª a 3ª séries. No dia 5 de Abril do mesmo ano, a Escola foi transferida mais uma vez para a Liga caicoense de Esportes por motivo da venda da casa que estava sendo utilizada como escola provisória. 

A Liga Caicoense de Esportes foi cedida a prefeitura de Caicó pelo seu então Presidente, o senhor Paulo Roberto de Oliveira. 

Para que a escola não parasse de funcionar as atividades escolares foi mudada imediatamente para o prédio da Liga, que se localizava na Rua Jornalista Pedro Militão, n° 84, no Bairro Samanaú. 

Na época a loja Maçônica tinha um projeto de fraternidade com o objetivo da construção de uma escola no Bairro Samanaú. A mesma possuía um terreno, mais não se disponibilizava dos recursos financeiros suficientes para que fosse construída a escola, então o Presidente da Maçonaria o Senhor Francisco Braz Oliveira Filho, Procurou o Prefeito e apresentou o projeto, este aceitou a proposta mais com a condição da Maçonaria devolver o terreno que seria construída a escola a Prefeitura, o senhor Francisco aceitou e parte do terreno foi devolvido a prefeitura e em parceria construíram a Escola Municipal Severina Brito da Silva, e por alguns anos a Maçonaria contribuiu de maneira significante para o funcionamento da escola. 

No dia 29 de abril de 1994, foi oficializada a Escola Municipal Severina Brito da Silva, pelo decreto n° 022, sendo inaugurada no dia 05 de maio do mesmo ano, pelo prefeito de Caicó o Senhor Sílvio santos, com a presença do secretário de educação e cultura do município de caicó o senhor Hamilton Teixeira e autoridades presentes. 

A Escola Municipal Severina Brito da Silva possui uma área de 1200 m2 (30m x 40m) e um terreno que fica ao lado ,para a construção de uma quadra de esportes e lazer que é um sonho antigo do bairro. 


A referida escola recebeu como patrona a senhora caicoense Severina Brito da Silva, por esta ser avó do então prefeito da época em exercício, Sílvio Santos, e também por ter grande importância educacional, quando ainda jovem, morando na zona rural, tinha a humildade de alfabetizar as crianças do seu meio e seu próprio esposo. 


Bibliografia de Severina Brito da Silva 

Severina Brito nasceu às 6:00 horas, do dia 22 de Julho de 1898, na cidade de Caicó, Estado do Rio Grande do Norte. Filha de Pedro Pereira de Brito e Francisca Beníguina. Tendo como Avós Paternos Egídio Gomes de Brito e Maria Pereira d’Anunciação e avós maternos Antônio Alves do nascimento. 

Quando criança estudou na escola do professor Pedro Gurgel, pai do ex-governador Monsenhor Walfredo Gurgel, tendo como primeira professora Dona Josefa Botelho. Nessa época iniciou e concluiu o curso primário que na época era constituída de seis anos. Não havendo outros cursos em Caicó, para dar prosseguimento aos seus estudos, ela passou a dedicar-se a leitura, como única maneira de ampliar e adquirir novos conhecimentos. 

Em 16 de Julho de 1918, casou-se com Joaquim Pereira da Silva, com quem teve treze filhos, sendo quatro homens e nove mulheres. Após o casamento foram residir na fazenda Pai Bastião de propriedade de seu sogro o Senhor José Antônio Pereira. 

Nessa época começou a lecionar alfabetizando crianças da comunidade, suas cunhadas e seu esposo já havia lecionado no sítio Pedra Branca, arrendado por ele próprio. Quando Dona Severina e sua Família mudaram-se para a cidade, o vigário de Caicó na época Padre Celso, à convidou para participar da criação da primeira escola paroquial da cidade, onde lecionou até 1925. 

A arte de lecionar acompanhou Dona Severina toda sua Vida, pois além de ensinar na zona rural, também ensinou aos seus filhos, pois quando estes começaram a frequentar a escola, já tinham sido alfabetizados pela própria mãe. 

Em 1953 passou a residir em Natal, junto com sua família, permanecendo até seu falecimento em 12 de Junho de 1987.

 As informações aqui inseridas fazem parte de um trabalho de Francisca das Chagas de Oliveira Pessoa, Jonas Monteiro de Araújo e Rozimar dos Santos de Melo, datado do ano de 2006.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO 2012


DIOCESE DE CAICÓ


PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ


CAPELA DE SANTO ANTÔNIO – DISTRITO PALMA – CAICÓ/RN


                                                        Festa de Santo Antônio/2012 




Tema: Com a força do Espírito Santo, Santo Antônio torna-se propugnador da fé.

Lema:
“Creio! Vem em socorro à minha falta de fé!”. Mc 9,4.

A comunidade Palma tem a honra de convidar a todos os fiéis para se fazerem presentes a Festa de Santo Antônio a ser realizada no período de 01 a 10 de junho de 2012.



PROGRAMA


PARTE RELIGIOSA: Todo novenário, será celebrado em clima das Santas Missões Populares. Os temas apresentados são do Catecismo da Igreja Católica – CIC.

Dia 01/06 – Sexta-feira
19h – Passeata de abertura, hasteamento das Bandeiras do Padroeiro e das Santas Missões Populares. 1ª Novena com Bênção do Santíssimo Sacramento.
Noitários – Conselho de Pastoral.
Resp. Sr. Francisco Assis de Figueirêdo Júnior e demais conselheiros.
Tema da Pregação: “Pela graça do Batismo somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, na obscuridade da fé.” CIC, 265.
Celebrante: Pe. José Tadeu de Araújo.



Dia 02/06 – Sábado

19h – 2ª Novena. Coroação de Nossa Senhora.
Noitários – Movimentos religiosos, juventude, anjos e dizimistas.
Resp. Elvira Helena, Renê Lucena, Jeferson Douglas, Jádison Diego, Tatiane Milene, Cledinaldo Oliveira.
Tema da Pregação: “Cremos que a Santíssima Virgem Mãe de Deus, continua no Céu sua função materna...” CIC, 975.
Celebrante: Acólito/Leitor Aerinylson Nóbrega.



Dia 03/06 – Domingo

19h – 3ª Novena
Noitários – Vocações: Ministros Ordenados e Extraordinários, Coroinhas e Casais.
Resp. Diác. Clésio Ricardo, Maria Cândida, Fôfo, José Edinaldo/Lúcia, Quinzinho/Toinha.
Tema da Pregação: “Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem e lhe descobre sua altíssima vocação”. CIC, 1710.
Celebrante: Diác. Clésio Ricardo.


Dia 04/06 – Segunda-feira
19h – 4ª Novena
Noitários: Catequese (Primeira Eucaristia e Crismandos), Escola E. Manoel Patrício de Figueirêdo e Creche Bernadete Ginane.
Resp. Janete Judite (Neta), Maria da Conceição (Baia), Talita Luana, Nadir Iaponira e Mª Graças Galvão.
Tema da Pregação: “No centro da Catequese encontramos essencialmente Jesus Cristo Filho Único do Pai...” CIC, 426.
Celebrante: Diác. José Ribamar.


Dia 05/06 – Terça-feira
19h – 5ª Novena
Noitários: Clube Social, Saúde, Associação do leite e derivados, comércio.
Resp. Jailton (Chell), Francisca Paulina (França), Luzineide Oliveira, Miguel Ageu, José Assis, Edifrânio (Didil) Cledinaldo Costa, Edinaldo Horácio, Marcelo José e José Roberto da Silva.
Tema da Pregação: Acreditamos que “a vida e a saúde física são bens preciosos dados por Deus”. CIC, 2288.
Celebrante: Pe. José Mário de Medeiros.


Dia 06/06 – Quarta-feira
19h – 6ª Novena
Noitários: Artesanato, bordadeiras e costureiras.
Resp. Sebastiana Lúcia, Luzanira Gomes, Alice de M. Neta e Célia Figueirêdo da Silva.
Tema da pregação: “Unido a Cristo, o trabalho pode ser redentor” CIC, 2460.
Celebrante: Diác. Sérgio André.


Dia 07/06 – Quinta-feira (Corpus Cristi)
18h30min – Procissão luminosa conduzindo o Santíssimo Sacramento, saída da Pousada Canaã residência de Filemon/Inês, após breve adoração, acompanhada da 23ª passeata dos agricultores, pecuaristas, sindicatos e comunidades circunvizinhas para a Capela.
Noitários: Adoradores do Santíssimo Sacramento, agricultores, pecuaristas, sindicatos e comunidades circunvizinhas.
Resp. Filemon/Inês, Milton Paulino, Antônio Catita, Clidenor Oliveira, Antônio Gomes, Odilon Cajú, Comadre Baiquinha e representantes das comunidades com o seu povo.
Tema da Pregação: “Isto é o meu Corpo... Isto é o meu Sangue... Eis o mistério da fé!” CIC, 1412.
Celebrante: Diác. Manoel Cassiano.


Dia 08/06 – Sexta-feira
18h30min – 23ª Carreata dos motoristas e motociclistas, saída da casa de Rita de Pirajá para a Capela. 2ª Novena do Tríduo Solene e oitava do novenário.
Noitários: Famílias, motoristas, motociclistas, militares das Forças Armadas, Policiais Militares, Federais, Civis, Bombeiros, Força Pública (ativos e inativos) e ECC (Encontro de Casais com Cristo).
Resp. Nadir Figueirêdo, Elvira Lúcio, Gabriel/Gracinha, Manoel Cassiano/Neuma, Reginaldo José/Luzia Garcia, João Solano (PF), Rita de Cassia, Josimar Diniz, Subtendente (PM) Edvaldo, Sgt. (EB) Fiqueirêdo, Sd. (bombeiro) Luciano Lúcio e José Arimatéia (PC).
Tema da Pregação: Cremos que “a família é a célula original da vida social”. CIC, 2207.
Celebrante: Diác. Manoel Cassiano.



Dia 09/06 – Sábado

19h – 3ª Novena do Tríduo Solene e 9ª do novenário.
Noitários: Poderes Públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário), comunicadores das rádios AM/FM da cidade de Caicó e região, palmenses ausentes, peregrinos de Santo Antônio e pessoas de nomes Antônio/Antônia presentes na festa.
Resp. Sub-prefeita Janaine F. Medeiros, Vereador Dilson Fontes (Leleu) e demais vereadores, Dr. Paulo Ney de Figueirêdo, radialista Roberto Flávio, Antônio Nóbrega de Medeiros, Roberto Sérgio, Galego do Juá e respectivas famílias.
Tema da Pregação: “Em nome do bem comum os poderes públicos são obrigados a respeitar os direitos fundamentais e inalienáveis da pessoa humana”. CIC, 1907.
Celebrante: Mons. Ausônio Tércio de Araújo.


Dia 10/06 – Domingo
08h – Batizados
09h – Confissões
10h – Missa Solene da Festa presidida pelo Exmº e Revmº D. Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap Bispo Diocesano e concelebrada pelos Sacerdotes presentes e assistidos pelos Diáconos que se encontrarem na celebração. Logo após Procissão e arreamento das Bandeiras.


PARTE SOCIAL____________________________________________________



Dia 01/06 – Sexta-feira

20h – Projeção do Vídeo sobre a Campanha da Fraternidade, após a novena.


Dia 02/06 – Sábado

22h – 3ª Festa dos anos 60 (sessenta) no Clube Social, com animação da Banda BENÉ TECLADOS & Filhos.


Dia 03/06 – Domingo

11h – Feirinha de Santo Antônio no Clube Social (venda de comidas típicas) e música ao vivo, com término às 17h.


Dia 04/06 – Segunda-feira

20h – Chá de confraternização em frente à Capela. Preço R$ 2,00.



Dia 05/06 – Terça-feira

20h – Sorteio de Brindes e outras atrações.



Dia 06/06 – Quarta-feira

20h – Atrações Culturais, venda de comidas típicas na Quadra Basílio Ginane.



Dia 07/06 – Quinta-feira

18h30min – Passeata dos agricultores
21h – Confraternização dos agricultores com música ao vivo até 01h da manhã, na Quadra Basílio Ginane.



Dia 08/06 – Sexta-feira

18h30min – 23ª Carreata dos motoristas.
20h – 23º Jantar de confraternização ao preço de R$ 8,00 (oito reais), Pavilhão e Forroresta na Quadra Basílio Ginane.


Dia 09/06 – Sábado

20h – Leilão em frente à Capela. Logo após, forró na Quadra Basílio Ginane.


Dia 10/06 – Domingo

16h – Tarde de Sol com animação das Bandas ALTAS HORAS e RODOLFO LOPES, quadrilha junina, serviço de bar e salgados no Clube Social.
Responsabilidade do Clube Social.


Notas:
- Nos Batizados do Domingo, Pais e Padrinhos (Batismo), deverão apresentar carteiras comprovando a jornada.
- A partir da Quarta-feira, dia 05/06 funcionará pavilhão em frente à Capela.
- O BAR (venda de bebidas em geral) não será de responsabilidade da Capela e sim do Sr. José Bolinha.
- O Sr. José Bolinha comunica que mesas e cadeiras continuam sendo adquiridas ao preço de R$ 10,00 (dez reais).
- Não será admitida a venda de salgados e prendas nos leilões de caças proibidas pelo IBAMA.
- Pedimos aos fieis trazer (ou mandar) sua prenda para o leilão.
- Só será leiloada a prenda estando presente.
- Preço da rifa do Garrote – R$2,00 (dois reais).


Santo Antônio, rogai por nós.

Visto

Francisco Assis de Figueiredo Júnior
Conselho de Pastoral


Mons. Ausônio Tércio de Araújo
Vigário Paroquial


Pe. José Tadeu de Araújo
Pároco

Municípios seridoenses têm até dia 22 deste mês para entregarem projetos à ADESE


João Maia na mesa com Galvão e Dom Delson da Adese - Fotos: Marcos Dantas 
 
A Agência de Desenvolvimento do Seridó decidiu durante Assembléia-geral, nesta manhã de sexta-feira (04) fixar o dia 22 deste mês como a data limite, para que os prefeitos dos municípios beneficiados com recursos da emenda de 20 milhões de reais, destinada pelo deputado federal João Maia (PR) para o Seridó, enviem os projetos para a Adese. O Munícipio que não conseguir cumprir o prazo, será automaticamente substituído por outros que na primeira discussão, ficaram de fora da lista de beneficiados, e que tenham projetos prontos.

Dos oito municípios beneficiados até agora apenas as prefeituras de Parelhas e Cruzeta enviaram seus projetos, que por sinal já foram pré-analisados pelo ministério da Integração Nacional que já abriu o Sistema de Convênios, para que os projetos sejam inseridos e consequentemente seus recursos empenhados. “Ainda estamos aguardando que as prefeituras de Caicó, Currais Novos, Tenente Laurentino Cruz, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas e Jardim de Piranhas enviem seus projetos. Por isso reunimos todos e vamos esperar no máximo até o dia 22. O que não podemos é perder estes recursos, numa época dessa e para uma região pobre como a nossa”, explicou Galvão, diretor da agência.

Da Assembléia que foi presidida por Dom Manuel Delson, presidente do Conselho da Adese, participaram o deputado João Maia, prefeitos dos municípios beneficiados: Padre Jocimar (Jardim do Seridó); Francisco Medeiros (Parelhas); Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas); José Sally (Cruzeta); Bibi Costa (Caicó) e Júnior Laurentino (Tenente Laurentino). Além de prefeitos de cidades com interesse também na emenda como: Jackson Dantas (São José do Seridó); Anibal Pereira (São João do Sabugi); Iranildo Pereira (Santana do Seridó); Antônio Carlos (Acari); Rogério Mariz (Serra Negra do Norte) e Francisco de Assis (Santana do Matos), além de outras autoridades e representantes de variados segmentos.

“É a decisão da Adese. Eu acho que essa discussão já vem há muito tempo, os prefeitos tem que fazer um esforço muito grande, e se ele acha que não tem condições de elaborar o projeto, ele gentilmente ceda para outra cidade, pra que o Seridó não perca nenhum centavo desse recurso que está alocado no ministério da Integração Nacional, pelo impacto que tem 20 milhões na economia do Seridó”, disse João Maia.

Câmara de Caicó sedia convenção pedagógica



A Câmara Municipal de Caicó está sediando a 10ª Convenção Técnico-Pedagógica das Escolas PRONEVES, que em Caicó tem a representação do Educandário Santa Teresinha. As atividades foram iniciadas nesta sexta-feira (04), com a presença da Irmã Maria Nivalda Vasconcelos (superiora provincial), Irmã Magna Lira (diretora do Educandário Santa Teresinha), Irmã Graciele da Costa (coordenadora da província), Joaldo Dantas (representante da 10ª Dired), Ana Maria Oliveira (secretária municipal de Educação) e o presidente da Casa, Leleu Fontes.

Até amanhã (05), toda a equipe técnica e pedagógica das sete escolas da Província Nossa Senhora das Neves (PRONEVES) estará reunida na sede do Legislativo, para discutir o tema: Gestão da Escola e suas Múltiplas Dimensões. “A partir da história do Educandário Santa Teresinha, nós conhecemos a contribuição do sistema PRONEVES para a formação dos jovens conscientes, comprometidos com o desenvolvimento da ciência e da cultura”, disse Leleu Fontes.

Servidores do Estado entrega na Casa Civil processo que trata dos Ajustes do PCCR



A manhã de ontem, quarta-feira (2) foi muito importante para os servidores da administração direta do estado. A Comissão de Enquadramento e Acompanhamento do PCCR dos Servidores da Administração Direta do Estado em conjunto com a Comissão que elaborou o quadro suplementar da LC 432/10 do ex-BANDERN e ex-BDRN, entregou na Casa Civil do Estado o Processo que trata da Alteração da LC 432/10.

A comissão dos servidores foi composta por: Janeayre Souto e Larrúbia Tavares, diretoras do SINTE e por Gracinha e Conceição da comissão do ex-BANDERN. As alterações propostas nos “Ajustes” da LC 432/10, trazem modificações importantes no PCCR dos servidores da administração direta do estado. Na LC 432/10 o servidor só chega ao final da carreira com 39 anos de serviço, com a proposta de alteração da LC 432/10, o servidor chegará ao final da carreira com 30 anos de serviço. O “pedágio” dos servidores no nível remuneratório cai de 03 anos para 02 anos, isso traz um reajuste indireto para o servidor, por que traz alteração no salário base e no quinquênio de muitos servidores. A inclusão dos servidores do Ex-BANDERN e Ex-BDRN é uma conquista extraordinária.

Nós conseguimos ser recebidos por Janine chefe de gabinete da Casa Civil do Estado e pela Chefe de Gabinete da Governadora Sonaly Rosado. Nessa reunião a Comissão explicou todos os pontos propostos e a importância das alterações. Explicamos todos os pontos, todas as propostas contidas na alteração da LC 432/10 as representantes do governo estadual. Afinal o governo estadual tem que reparar essa divida histórica que existe hoje com os mais de 16.000 servidores da administração direta do nosso e não aceitamos mais sermos esquecidos por esse governo. O discurso do condicionamento da LRF tem que ter um basta, relata a dirigente do SINTE. Na reunião explicamos também as representantes do governo a importância da reabertura do prazo de enquadramento para os mais de 4.000 servidores que não tiveram a oportunidade de realizar a sua opção pelo PCCR. Trazemos aqui nos “Ajustes” da LC 432/10, a reabertura do enquadramento. Hoje nós temos mais de 4.000 servidores que estão aguardando a abertura desse enquadramento.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Professores municipais mantêm greve


Cerca de 3,5 mil professores municipais permanecerão em greve até que a Justiça se pronuncie sobre o pedido de ilegalidade da paralisação realizado pela Prefeitura de Natal. A decisão de não finalizar o movimento de reivindicação foi tomado na manhã desta quinta-feira (3) em assembleia da categoria. Na quarta-feira passada, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN) e o Município de Natal não chegaram a um acordo durante a terceira audiência de conciliação. O processo agora passa por vistas do Ministério Público para que, depois, seja tomada uma decisão sobre o caso. De acordo com o Sinte, a previsão é que haja um posicionamento da Justiça durante a próxima semana.

 
 A decisão de não finalizar o movimento de reivindicação foi tomado na manhã desta quinta-feira em assembleia da categoria
O impasse permanece. Para os servidores, "a Prefeitura é irresponsável e tem tratado o caso com desdém". Para a Prefeitura, os servidores voltaram atrás do que já estava acordado de reajuste e outros sete pontos de pauta e agora não há como conceder nem o que havia sido proposto anteriormente. Em meio às discussões, os alunos da rede pública permanecem fora de sala de aula. O Sindicato promete montar uma campanha para reconstruir a educação na cidade.

A presidenta do Sinte/RN, Fátima Cardoso, declarou que a "Prefeitura está insistindo em argumentos que são falhos e mostra a falta de responsabilidade da administração municipal". Em contato com a reportagem durante a manhã de hoje, o secretário Walter Fonseca, disse que o Sinte "levou muito tempo para decidir sobre a proposta da Prefeitura". "E quando o fez, voltou atrás, pegando todos de surpresa. Hoje, não há mais condições de oferecer o que foi oferecido antes, por uma série de questões como Lei de Responsabilidade Fiscal e a aproximação com o período das eleições", alegou.

Para Fonseca, a solução passa por dois caminhos. "É improvável que haja uma diminuição de gasto com pessoal, o que abriria o espaço necessário na LRF. O outro caminho é o aumento da receita geral, através do aumento de arrecadação. Isso só quem pode analisar são os responsáveis pelo planejamento da Prefeitura", disse.

MP quer a correta aplicação do ECA no ambiente escolar

 
A Promotoria de Justiça da Comarca de Cruzeta expediu Recomendação aos profissionais da área da educação, professores, diretores e responsáveis por estabelecimentos de ensino, pertencentes à Rede Pública Estadual do Rio Grande do Norte e à Rede Pública Municipal de Cruzeta e São José do Seridó, para que executem as instruções contidas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) nas situações de ato infracional e de conflito que ocorram nas dependências dos estabelecimentos de ensino.

Conforme a Recomendação o ato infracional (conduta descrita na lei como crime ou contravenção penal), praticado por adolescente entre 12 e 18 anos de idade, no interior da escola, deve ser analisado pela direção com base na sua gravidade, a fim de que seja realizado o encaminhamento correto.

Os casos de maior gravidade devem ser levados ao conhecimento da Autoridade Policial, para a elaboração do Boletim de Ocorrência e a requisição dos laudos necessários à comprovação do fato, requisito imprescindível no caso de instauração de processo contra o adolescente, visando a aplicação de medida socioeducativa.

O Promotor de Justiça da Comarca determinou o encaminhamento da Recomendação à Secretaria Estadual de Educação e Secretarias Municipais de Educação de Cruzeta e São José do Seridó para que esta seja reproduzida e enviada a todas as escolas e creches integrantes da Rede Pública Estadual e Municipal dos referidos Municípios.

*Fonte: MPRN

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Inca identifica 19 tipos de câncer que podem estar relacionados ao trabalho



Além dos vilões já conhecidos como amianto, radiação solar e agrotóxicos, o estudo inclui 112 substâncias cancerígenas no ambiente de trabalho, como poeiras de cereal e de madeira


O levantamento Diretrizes de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho, divulgado nesta segunda, 30, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), identificou 19 tipos de tumores malignos que podem estar relacionados ao trabalho.
Cabeleireiros e funcionários de salões de beleza: profissão que apresenta alto risco de câncer  

Além dos vilões já conhecidos como amianto, radiação solar e agrotóxicos, o estudo inclui 112 substâncias cancerígenas identificadas no ambiente de trabalho, como poeiras de cereal e de madeira. O estudo mostra também que os casos mais comuns da doença relacionada ao trabalho são leucemia, câncer de pulmão, no nariz, de pele, na bexiga, na pleura e na laringe.

Cabeleireiros e funcionários de salões de beleza estão entre as ocupações com alto risco de desenvolvimento de câncer, devido ao contato direto com tinturas, formol e outras químicas.

De acordo com a coordenadora do estudo, Ubirani Otero,o documento serve como alerta para a população, sobretudo, os trabalhadores e para as autoridades, que devem reavaliar as políticas públicas hoje existentes. Ela explicou que a relação câncer e trabalho no Brasil está subdimensionada, o que prejudica o plano de ação de enfrentamento ao câncer.

"É importante que o médico pergunte sobre o tipo de ocupação do paciente com câncer e que as pessoas prestem mais atenção a que tipo de substâncias estão expostos no seu dia a dia e que informem aos seus médicos sobre isso".

De acordo com o estudo, cerca de 46% dos casos de câncer relacionados ao trabalho não são notificados por falta de mais informação a respeito. Dos 113,8 mil benefícios de auxílio-doença por câncer dados pela Previdência Social, apenas 0,66% estavam registrados como tendo relação ocupacional.

Em países com mais pesquisas sobre o tema e políticas públicas voltadas para o câncer relacionado ao trabalho, como Espanha e Itália, casos de câncer ocupacional variam entre 4% e 6% do total de canceres e na maioria das estimativas dos países industrializados esse tipo de câncer corresponde a uma média de 5% dos casos da doença.

Ainda segundo a pesquisadora, a crescente inserção de mulheres em certos setores do mercado de trabalho, antes exclusivos dos homens, apontam para a necessidade de novas políticas voltadas para a saúde da mulher.

"Hoje há muitas mulheres trabalhando em postos de gasolina, com maior exposição ao benzeno; na construção civil, trabalhando com telhas de amianto, cimento; como mecânicas, ou seja, em várias novas situações de risco".

Para o o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto, a publicação é inédita e mostra o tamanho do desafio para os trabalhadores, gestores do Sistema Único de Saúde, do Ministério do Trabalho, da Previdência no diagnóstico, na prevenção, assistência e vigilância nessa área.

"Esse documento permite que organizemos integradamente [governos e órgãos de saúde] os conjuntos de ações para combater o câncer relacionado ao ambiente de trabalho. Hoje, as medidas são muito pontuais. Além de nos dar suporte técnico, mostra uma dívida [do Estado] com a sociedade, que deve ser prontamente sanada".

Guilherme Netto lembrou ainda que após o boom industrial da década de 70, somente agora casos de câncer antes incomuns estão aparecendo e que é fundamental diagnosticar esses casos, notificar e prevenir para que novos casos não aconteçam. Segundo ele, os sindicatos têm um papel vital principalmente no processo de prevenção.

"Ninguém do mercado vai apresentar uma lista dos problemas que um empregado pode ter em função de determinado trabalho. O papel do sindicato, por exemplo, é muito importante nesse sentido para alertar os trabalhadores sobre essas substâncias", completou Netto.

Rio muda regras escolares e analfabetismo funcional cai



Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, em discurso no fórum
Foto: Eduardo Lopes/Especial para Terra   
 
Uma parceria entre a prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto Ayrton Senna reduziu o analfabetismo funcional em dois anos e meio de 13,8% dos alunos da rede para 6,5%. Segundo dados divulgados pela prefeitura, atualmente 33 mil alunos estão em processo de "aceleração" educacional após serem alfabetizados.

Para combater casos em que alunos são aprovados na escola sem conseguir ler ou interpretar textos, o projeto reestruturou algumas regras da educação pública local. Foi derrubada a aprovação automática dos alunos, provas voltaram a ser aplicadas na rede e houve um aumento do reforço escolar.

Segundo dados apresentados no 11º Fórum de Comandatuba,com as mudanças, no ano passado, 83% das crianças foram alfabetizadas logo no primeiro ano da escola. A previsão é que, em 2012, 7 mil sejam alfabetizados novamente.

"Cada criança é como um palito de fósforo, é preciso um impulso para que ela se torne luz", disse Viviane Senna, presidente do Instituto, ao comentar as medidas educacionais implantadas. "O impulso é a oportunidade."

A 11ª Edição do Fórum de Comandatuba é promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), do empresário João Doria Jr., e trará debates focados no tema "O Brasil que Nós Queremos". O evento será realizado entre os dias 28 de abril e 1º de maio no hotel Transamérica, em Comandatuba (BA). O fórum, que é anual, foi criado em 2002.

Equipamento atenua efeitos da seca no Rio Grande do Norte

 
Dos 125 dessalinizadores administrados pelo estado, 100 estão funcionando plenamente. Isso significa que pelo menos 35 mil pessoas já podem contar com água de boa qualidade para consumo diário.


No Rio Grande do Norte, milhares de pessoas que sofrem com a estiagem já não dependem da chuva para matar a sede.

Em 139, dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, em 2012 não choveu em quantidade suficiente para a plantação.

“É tudo morrendo, minha filha, tudo secando, mulher, é uma tristeza, né?”, conta uma senhora.

Muitos rios e barragens estão secos em lajes, na região central. Faz dois anos que um açude não enche. Carros-pipa abastecem 72 comunidades rurais em todo o estado. Nas que ficam mais distantes e são de difícil acesso, a solução para enfrentar a seca está no subsolo, mas a água que a perfuratriz encontra, a 40 metros de profundidade, e chega à superfície puxada por bombas, é salgada demais.

“As águas dessa região ficam em uma região de cristalino, geralmente, as águas são salobras porque elas ficam acumuladas na terra bastante tempo e termina pegando a salinidade das rochas”, explica a técnica da secretaria de Meio Ambiente, Dilma Lucas.

60% do território potiguar são formados por rochas de um tipo específico, o que deixou de ser problema com a instalação de equipamentos como o dessalinizador, que tem manutenção simples.

“Eu citaria algumas vantagens como a simplicidade, a robustez do equipamento e a fácil manutenção e operação pela própria comunidade”, enumera o professor da UFERSA Nildo da Silva Dias.

Dos 125 dessalinizadores administrados pelo estado, 100 estão funcionando plenamente. Isso significa que pelo menos 35 mil pessoas já podem contar com água de boa qualidade para o consumo diário.

Água que no local abastece 70 famílias, no estado são 500 equipamentos, 75 mil pessoas beneficiadas.

“A água do açude e cacimbão é barrenta, como você sabe, nunca é limpa como a daqui, né? O dessalinizador com certeza é a melhor solução para mim”, fala a dona de casa Dalvanete Costa da Silva.

“Que chova ou que não chova, a água está aqui bem pertinho do pessoal e assim o pessoal fica satisfeito”, comemora o presidente da associação comunitária Manoel Bezerra da Silva.

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração


A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos científicos têm mostrado que a musicalização e o aprendizado de um instrumento também podem ajudar na assimilação de conteúdos trabalhados em disciplinas que exigem raciocínio lógico e concentração. A razão disso é a estimulação de regiões do cérebro ativadas especialmente no estudo de matérias como matemática e línguas, que também atuam no processamento e produção de sentido e emoção da música.

De acordo com Aurilene Guerra, mestre em neuropsicologia e professora de Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a escuta ativa exige o desenvolvimento da capacidade de concentração, além de promover a criatividade por meio da sensibilização do aluno.

"Na última década, houve uma grande expansão nos conhecimentos das bases neurobiológicas do processamento da música, favorecida pelas novas tecnologias de neuroimagem", conta Aurilene. Os estudos científicos comprovaram que o cérebro não dispõe de um "centro musical", mas coloca em atividade uma ampla gama de áreas para interpretar as diferentes alturas, timbres, ritmos e realizar a decodificação métrica, melódico-harmônica e modulação do sistema de prazer e recompensa envolvido na experiência musical.

"O processo mental de sequencialização e espacialização envolve altas funções cerebrais, como na resolução de equações matemáticas avançadas, e que também são utilizadas por músicos na performance de tarefas musicais", explica Aurilene.

Aurilene explica que o processamento da música começa com a penetração das vibrações sonoras no ouvido interno, provocando movimentos nas células ciliares que variam de acordo com a frequência das ondas. Os estímulos sonoros seguem pelo nervo auditivo até o lobo temporal, onde se dá a senso-percepção musical: é nesse estágio que são decodificados altura, timbre, contorno e ritmo do som. O lobo temporal conecta-se em circuitos de ida e volta com o hipocampo, uma das áreas ligadas à memória, o cerebelo e a amígdala, áreas que integram o chamado cérebro primitivo e são responsáveis pela regulação motora e emocional, e ainda um pequeno núcleo de massa cinzenta, relacionado à sensação de bem-estar gerada por uma boa música.

"Enquanto as áreas temporais do cérebro são aquelas que recebem e processam os sons, algumas áreas específicas do lobo frontal são responsáveis pela decodificação da estrutura e ordem temporal, isto é, do comportamento musical mais planejado", acrescenta Aurilene.

Segundo a professora, estudos científicos apontaram uma correspondência significativa entre a instrução musical nos primeiros anos de vida e o desenvolvimento da inteligência espacial, responsável por estabelecer relações entre itens e que favorece as habilidades matemáticas, necessárias ao fazer musical no processo de divisão de ritmos e contagem de tempo.

Porém, para aproveitar os benefícios da aprendizagem, é necessário que a motivação parta do próprio estudante. Aurilene cita estudos que colocam que as diferenças individuais entre crianças são imensas e não parecem ser reduzidas por meio do treinamento, já que a habilidade musical envolve uma grande predisposição genética. Mesmo que nem todos os alunos estejam destinados a se tornar profissionais, o processo de interpretação musical desenvolve em certo nível a coordenação motora, concentração e raciocínio lógico, além de ser uma atividade que proporciona bem-estar, otimizando a fixação de conteúdos.

"No contexto escolar, a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do aluno", diz Aurilene. "Ela favorece muito o desenvolvimento cognitivo e sensitivo, envolvendo o aluno de tal forma que ele realmente cristalize na memória uma situação."

Os benefícios na prática

O reconhecimento da importância do estudo da música para o desenvolvimento e formação pessoal dos alunos já foi formalizado pelo governo em 2008, com a sanção da Lei nº 11.769. A medida torna obrigatório, mas não exclusivo, o ensino da música na educação básica - o que significa que a atividade pode ser integrada a disciplinas como artes, sem constituir uma matéria específica. Isso contribuiu para o veto do artigo que determinava que as aulas fossem ministradas por profissionais da área, alegando-se ainda que muitos músicos em atividade no país não tinham formação especializada para exercer a profissão.

Questões como a concepção de música como conteúdo, em vez de disciplina, e a falta de profissionais capacitados para o ensino da atividade devem entrar na pauta de discussões do Conselho Nacional de Educação (CNE). Por fim, a lei estabelecia um limite de três anos letivos para que as instituições de ensino implantassem a atividade na grade curricular.

Com o encerramento do prazo em 2011, ainda não existem dados estatísticos sobre a implantação da atividade nas escolas, mas o Ministério da Educação pretende desenvolver uma pesquisa para levantar experiências que tiveram sucesso e possam ser replicadas. Um dos exemplos bem-sucedidos que ampliou suas atividades com o advento da lei é o projeto Música nas Escolas, desenvolvido desde 2003 em Barra Mansa, região sul do Rio de Janeiro.

A iniciativa atua em escolas da rede municipal desde a educação infantil até o nono ano do ensino fundamental e é mantida por recursos da Secretaria Municipal de Educação, recebendo apoio de empresas privadas como a Light e a Votorantim. A ideia surgiu como uma tentativa de reestruturar as atividades de iniciação musical já existentes em colégios e creches do município, cuja oferta era limitada e pouco qualificada. Atualmente, o projeto atende 22 mil jovens e dispõe de uma orquestra sinfônica que já trabalhou com renomados solistas nacionais e estrangeiros.

Vantoil de Souza, coordenador do Música nas Escolas e diretor artístico da orquestra sinfônica conta que o projeto oferece atividades obrigatórias e optativas aos estudantes. O trabalho de musicalização realizado em classe por monitores qualificados inclui matérias como percepção musical, desenvolvimento rítmico e prática de canto e canto coral; a partir da 6ª série, as aulas são inseridas na disciplina de Educação Artística.

Como atividade facultativa, está a prática instrumental, cujas aulas são ministradas nas escolas que servem como polos musicais e abrigam os instrumentos que compõem a orquestra. "Embora a lei não determine a prática instrumental, ela é necessária para que o aprendizado teórico se verifique na prática", diz Souza.

O maestro ressalta que a aprendizagem teórica isolada não provoca o desenvolvimento do raciocínio lógico e da sensibilidade atribuída ao estudo da música. "Sem a prática, o conhecimento do aluno fica privado de tudo o que é desenvolvido em contato com a acústica, sonoridades e interpretação das obras, além dele não receber a carga emocional que norteia a música enquanto prática", observa Souza.

No entanto, tanto a lei quanto o projeto não visam a transformar os estudantes em músicos à força, mas oferecer a oportunidade de especialização àqueles que se interessarem pela prática, podendo inclusive facilitar o ingresso em cursos de graduação na área por meio de um convênio com a universidade local. "A obrigatoriedade implementada pela lei diz respeito aquele conteúdo que pode ser aproveitado por qualquer aluno, pois a música é parte do cotidiano das pessoas. Não se pode obrigar ninguém a tocar um instrumento, isso já é uma questão vocacional", completa Souza.

O acompanhamento dos alunos participantes do projeto verificou de fato o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de concentração, o que pode atuar como um grande ganho no aprendizado de outras disciplinas. Souza acrescenta que houve redução no índice de reprovações, e diz que o sistema de prática instrumental, realizado no turno contrário, também promove indiretamente um benefício social. "O aluno passa a ter praticamente educação em período integral. Depois do horário de aula, ele volta para o colégio ou vai para algum dos polos participar de ensaios. Como 87% do nosso atendimento é feito em escolas da periferia, isso o afasta de problemas sociais que ele poderia ser exposto", explica o maestro.