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Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

sábado, 12 de maio de 2012

Comitê para estudar projeto da Universidade Federal do Seridó é formado em Caicó



Presidente Leleu Fontes coordenou os trabalhos na audiência

A Câmara Municipal de Caicó realizou nesta sexta-feira, 11 de maio, uma audiência para discutir a criação de Universidade Federal do Seridó. A convocação foi de autoria do presidente da Casa, Leleu Fontes (PSB). Participaram representantes do poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sociedade civil organizada, UFRN, UERN, IFRN e UFERSA, além de autoridades na área educacional, alunos e professores que lotaram o plenário. A deputada Fátima Bezerra (PT) representou a bancada federal na reunião.

Para o procurador do Estado, Nivaldo Brum Vilar Saldanha, que é um dos grandes incentivadores dessa idéia, a conversa de hoje serviu para abrir a discussão com a sociedade. “A gente quer discutir com a sociedade e, partir daí, elaborar um projeto institucional pedagógico. Para isso, queremos o apoio das demais universidades do estado para apresentarmos os resultados à bancada federal, ministério da Educação e presidência da República.

Fátima Bezerra disse que o atual momento deve ser aproveitado para ousar. “Isso significa a UFRN apresentar um novo plano de ampliação e expansão do ensino superior no Rio Grande do Norte. O que nós temos que fazer agora é trabalhar com vistas à criação de novos cursos”, disse ao parlamentar se referindo a alguns pleitos da sociedade local, com o curso de Música, Engenharia Civil e de Minas ou até mesmo Medicina.

A vice-reitora da UFRN, Fátima Ximenes, salientou a que universidade está preocupada com a interiorização dos seus cursos e com o aumento do número de vagas. “Posso afirmar que a nossa disposição é buscar a melhoria e as possibilidades do jovem ter acesso a uma universidade pública. Não posso adiantar em quanto tempo teríamos essa nova universidade, mas estamos prevendo em nosso plano de desenvolvimento certamente a ampliação do que temos hoje”, argumentou Ximenes.

Ao final da reunião chegou-se a conclusão da necessidade de criar um comitê para discutir o assunto, o qual seria composto para Câmara, as associações de municípios do Seridó, Agência de Desenvolvimento do Seridó, Igreja e das instituições de ensino superior. “Entendemos a importância de a UFRN estar diretamente inserida dentro da condução desta discussão, para que ela seja tutora do projeto final que será encaminhado para o governo federal”, concluiu Leleu.

Caminhada das Mães movimenta ruas de Caicó


Muitas mães prestigiaram a caminhada que a Rádio Caicó AM promoveu na tarde desta sexta-feira (11). O evento fez parte da Semana das Mães, que a emissora promove desde 2008. A concentração aconteceu na frente da emissora e reuniu mães-ouvintes de todos os bairros de Caicó e municípios da região. “Eu faço questão de participar de todas as ações que a Rádio Caicó promove, pois aqui me sinto em casa, e sei do respeito que vocês têm pelos ouvintes”, disse Maria das Graças, moradora do Castelo Branco.

A emissora que sempre se preocupa com o lado social, resolveu trocar a inscrição para a caminhada por um pacote de fraldas infantis, que agregada às latas de leite em pó, arrecadadas com eventos anteriores, serão distribuídos com a comunidade. Todos os funcionários, comandados pela diretora Suerda Medeiros fizeram questão de participar da caminhada, que foi encerrada com distribuição de brindes e show com Pinina, na praça de alimentação da Ilha de Santana.

“Todos vocês sabem do momento difícil que estamos enfrentando na rádio. Muitos pensaram em parar, mas por vocês estamos aqui e com a certeza de que continuar é preciso”, disse Suerda. Quem também participou ativamente da semana das mães foi Fernanda Maia, com suas entrevistas especiais na programação e lado a lado das mães na caminhada. A Semana das Mães contou com a parceria da Casa Bella e Maré Mansa, Posto Shell, Grupo Gorgônio (Boticário, OW Fashion e OW Kids), Slup Sorvetes, Liquigás, Arleide ótica, Supermercado Paulino, Luka Baby, Panificadora Seridó, A Primavera Confecções, Autobraz.

Educação para competir com as máquinas

 Homem x máquina. Para Silvio Meira, PHD em informática, a competição estimula a evolução humana. O x dessa questão é a Educação
 
Sílvio Meira é coordenador do Porto Digital
 

A competição com a máquina faz com que o homem evolua. Essa foi a lição deixada por Silivo Meira, PHD em Informática na palestra que ministrou ontem no 13ª Convenção de Contabilidade do Ceará, no Marina Park Hotel.

O desafio, ele explica, é educar as pessoas para que tenham condições de operar máquinas e criar. Diante disso, Meira foi um dos criadores do Porto Digital, em 2000. O objetivo é formar profissionais de informática, estimular empreendedores e exportar serviços. Em 2010, as empresas faturaram cerca de R$ 1 bilhão.
O projeto começou com a criação de condições de trabalho num subúrbio de Recife e a inclusão de engenheiros no mercado, que cresceu e atraiu outros profissionais e empresas. Em paralelo, os jovens da Favela do Rato, na área do Porto Digital, foram treinados para participarem da economia local.

“Muitos desses jovens foram para a universidade, alguns ficaram na favela e criaram empresas de informática”, explica Meira, ressaltando que os profissionais não precisam deixar Recife em busca de mercado.
Esse trabalho de inclusão social no Recife antigo teve motivação que Meira diz ser egoísta. “Eu gosto do Recife, eu gosto do São João, do Carnaval, meu maracatu é de lá”.

O novo nicho de gente para esse polo de informática do Recife, é a escola estadual de ensino médio que se instalou na área. A proximidade permite maior interação entre profissionais e estudantes. “A escola começa a se articular com o Porto Digital e aí podemos ter interpenetração entre o que as empresas fazem e o que os alunos aprendem. Aí eles entendem qual a demanda das empresas e como eles podem se formar para este cluster”.

Meira confessa recusar palestras bem remunerados para não perder o São João, o Carnaval e não deixar de desfilar com seu maracatu no Recife. A paixão pelo Recife foi a motivação, que ele chama de egoísta, para o Porto Digital. Afinal, se não consegue deixar a cidade, decidiu trabalhar para melhorá-la. “O que eu quero é que daqui a 20 anos, esse pessoal do Porto Digital tenha grandes salários, mas que eles possam andar nos seus porsches conversíveis”, fala coma ousadia de quem quer provocar mudanças sociais.

Perguntado se podemos esperar uma espécie de Vale do Silício no Recife, ele faz ressalvas geográficas, mas até concorda com a referência.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Silvio Meira é PHD em Informática pela University of Kent (UK). Professor, ele foi responsável pela criação do programa de doutoramento em ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Saiba mais

O Porto Digital é composto por 200 empresas que geraram cerca de R$ 1 bilhão em 2010. 

Além de estimular o empreendedorismo e formar profissionais, o Porto é um elo entre universidade, escolas e empresas. 

O Porto Digital está localizado no bairro de Santo Amaro e no sítio histórico do Bairro do Recife. 

Criado em 2000, o Porto colaborou com a revitalização do seu entorno.

Caicó vivencia Semana Especial de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Para isso, várias entidades unem-se para promover uma vasta programação.


18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



A história


No dia 18 de maio, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável.

O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei federal 9.970/2000 que institui o dia 18 de maio como o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.


Programação em Caicó


A Prefeitura de Caicó, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) em parceria com o CREAS, PETI, CRAS/PROJOVEM Adolescente, Ministério Público, Conselho Tutelar, Patrulheiros Mirins, Bombeiros Mirins e Aldeias SOS preparou uma vasta programação.
Dia 09 e 10 de maio, A partir das 16h. Mobilização nos Distritos Palma e Laginhas.

Dia 14 de maio: Ação nas escolas EECCAM (às 7h45min); Escola Municipal Hermann Gmeiner (às 8hs); Escola Municipal Presidente Kennedy (no auditório do Conselho Tutelar, às 19h). Divulgação nas emissoras de rádio 106FM (às 9h30min) e Rádio Rural (às 11h).

Dia 15 de maio: Ação na escola estadual Antônio Aladim (às 14h30min) e mobilização das comunidades da zona Leste, na Igreja Santo Estevão (às 19h).


Dia 16 de maio: Ação na Escola estadual Mons. Walfredo Gurgel (às 14h) e mobilização da zona Oeste, Programa Projovem adolescente e crianças atendidos pelo CREAS no CAIC (tarde e noite).


Dia 17 de maio: Divulgação nas emissoras de rádio Caicó AM (às 8h30min) e Rádio Seridó AM (às 09h).

Dia 18 de maio: Caminhada de encerramento das ações da semana dos “18 de maio” com a participação de todas as instituições parceiras e sociedade civil. Saída da Praça de Alimentação Dr. José Augusto às 07h30min.

Para Dilma, país cria o presente e o futuro com a construção de creches


A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, inauguraram na manhã desta sexta-feira, 11, no município de Betim, Minas Gerais, mais uma creche construída com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). O Centro Infantil Wilma Costa Pinto Afonso, no bairro de Sítio Poções, atenderá 248 crianças até cinco anos de idade. Recursos de R$ 1,3 milhão foram investidos na construção da creche.

Para a presidenta Dilma Rousseff, é importante ver a creche não apenas como um local para deixar os filhos e poder trabalhar, mas para o desenvolvimento da própria criança. É uma forma, segundo ela, de “atacar na raiz” a diferença de oportunidades. “Estamos criando o presente e o futuro do Brasil”, disse Dilma. “Levar a criança para a creche garante uma vida melhor e uma oportunidade melhor para ela. Lá serão despertadas qualidades que serão importantíssimas para enfrentar a disputa no mercado de trabalho por um emprego cada vez maior.” 

A presidenta também lembrou a proximidade do Dia das Mães e a responsabilidade assumida pelo governo federal de construir unidades de educação infantil em todo o país. “Creche não é só o nosso presente de Dia das Mães, mas uma responsabilidade do governo federal”, salientou.

Durante a solenidade em Betim, também foram entregues as chaves de 1.160 moradias a beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. O ministro Aloizio Mercadante destacou a importância de os moradores receberem as chaves do primeiro imóvel próprio e enfatizou que a chave para o futuro é permitir que os filhos dessas famílias possam frequentar a creche também inaugurada.

Mercadante disse ser fundamental que as mães possam deixar seus filhos na creche para trabalhar e, mais do que isso, a educação de qualidade que os filhos terão. “A criança precisa desenvolver os estímulos pedagógicos adequados, aprender a escrever e a ler até os oito anos”. De acordo com o ministro, “tudo começa nas creches” e o caminho do futuro é a escola. “Vamos combater a desigualdade no país por meio da escola”, disse.

A solenidade teve a participação, também, dos ministros das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e da prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara, entre outras autoridades.

Segundo a coordenadora de educação infantil do município, Consuelo Maria Arruda Ribeiro, a meta na cidade é construir 13 unidades de educação infantil e oferecer cerca de 3 mil vagas até o próximo ano. Ainda este ano, a prefeitura pretende colocar em funcionamento outras duas creches, em agosto e em dezembro. A oferta chegará a 500 vagas.

Lançado em 2007, o Proinfância presta assistência financeira suplementar ao Distrito Federal e a municípios que assinaram termo de adesão ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e unidades públicas da educação infantil.

Até 2010, o Proinfância firmou convênios para a construção de 2.528 creches e pré-escolas. Em 2011, passou a integrar a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). Assim, pode financiar 6.427 escolas de educação infantil em municípios de todo o país até 2014. 

Assessoria de Comunicação Social

Projeto de lei que trata de reajuste dará lugar a uma medida provisória

Valorização do professor

Será convertido em medida provisória o Projeto de Lei nº 2.203/2011, que trata das carreiras de diversos órgãos da administração pública federal. Entre elas, as do magistério superior das universidades federais e dos professores do ensino básico, técnico e tecnológico vinculados aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 11, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

O projeto de lei, que tramita na Câmara dos Deputados, trata da incorporação, ao vencimento básico dos professores, das gratificações específicas do magistério superior (Gemas) e de atividade docente do ensino básico, técnico e tecnológico (Gedbt). Determina ainda o reajuste de 4% sobre a tabela de remuneração. Os efeitos da medida provisória serão retroativos a março de 2012.

As decisões do governo federal resultam das negociações salariais realizadas em 2011 com as entidades representativas dos professores, por meio do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), da Federação de Sindicatos de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica Profissional (Sinasefe).

Assessoria de Comunicação Social

Justiça autoriza ingresso de aluno com seis anos incompletos no 1º ano

A Justiça Federal em Pernambuco determinou que as crianças que não completaram seis anos podem ser matriculadas no 1º ano do ensino fundamental. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira e se estende às redes estaduais e municipais de todo o país.

Até então uma resolução do Conselho Nacional da Educação determinava que só poderiam ingressar no ensino fundamental os alunos que tivessem seis anos até o dia 31 de março do ano letivo. Segundo o CNE, o objetivo da medida é organizar o ingresso dos alunos no ensino fundamental, já que antes cada rede de ensino fixava uma regra diferente.

As resoluções do CNE não têm força de lei, mas servem de orientação geral para os sistemas públicos e privados de ensino.

A ação civil pública foi movida pelo Ministério Público Federal em Pernambuco, que discorda da adoção unicamente do critério etário para o acesso ao ensino fundamental. Para a Procuradoria, a capacidade de aprendizagem da criança deve ser analisada de forma individual e não genérica –quando é usado o critério da idade cronológica.

Em novembro, a Justiça concedeu uma liminar (decisão provisória) que garantiu o ingresso dos alunos com seis anos incompletos no ano letivo de 2012. O MEC (Ministério da Educação) recorreu, mas foi mantida a determinação ainda em caráter provisório.

Na sexta, o juiz Claudio Kitner confirmou a decisão anterior e estendeu o benefício aos alunos de outros Estados.

O governo deve comunicar às secretarias da Educação sobre a mudança em até 30 dias. Caso a determinação não seja cumprida, a União pode pagar multa diária de R$ 10 mil.

Procurada pela Folha na tarde desta quarta-feira, o Ministério da Educação ainda não informou se vai recorrer da decisão.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Escolas da Inglaterra deverão banir o uso de telefones celulares


Um órgão inspetor da educação decidiu que escolas da Inglaterra devem banir os telefones celulares em sala de aula. A partir de agora, as instituições serão penalizadas se falharem em enfrentar as interrupções por causa de telefones durante as lições.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, isso poderia forçar os professores a proibirem o uso de telefones celulares pelos jovens - incluindo mandar mensagens de texto, atender ligações e navegar na internet -, para não serem advertidos pelos inspetores.

Segundo o inspetor chefe das escolas, Sir Michael Wilshaw, os alunos podem usar os telefones também para praticar bullying online e acessar sites de pornografia enquanto estão dentro da escola. "O mau comportamento que ocasionalmente vemos nas escolas é sério, mas acho que o problema maior são as pequenas interrupções em sala de aula que acabam impedindo as crianças de aprenderem efetivamente. Os professores e diretores devem enfatizar isso", diz Wilshaw. "Estamos dizendo que todas as crianças merecem uma boa educação, nada menos que isso", completa.