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Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

sábado, 31 de março de 2012

O DIREITO DE GREVE



Em que pese a controvérsia que gira em torno do direito de greve do servidor público, no sentido de que só pode ser exercido, sem descontos salariais, mediante a regulamentação do dispositivo constitucional pertinente, passamos a tecer, sob ponto de vista diverso, as considerações seguintes: 

1 – O direito de greve para os trabalhadores em geral 

O direito de greve para os trabalhadores em geral está previsto no art. 9o da  Constituição Federal e vem assim descrito: 

“Art. 9o: É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. 

§ 1o: 
A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. 

§ 2o : Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.” 
Referido artigo está inserido no Capítulo II (que cuida dos direitos sociais) do Título II, da Constituição Federal, que traz os direitos e garantias fundamentais. Desta maneira, ao lado do direito fundamental ao trabalho, insere-se o direito de greve, conquista histórica dos trabalhadores, na medida em que permite a necessária movimentação e articulação do trabalhador em busca de melhores e dignas condições de trabalho. 

A dignidade da pessoa humana, vale frisar, constitui um dos fundamentos de nossa República Federativa, a qual se constitui em Estado Democrático de Direito (CF/88, art. 1o, inciso IV). 



Os serviços ou atividades essenciais, bem como o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, previstos na Constituição Federal (art. 9º, § 1º), estão definidos na Lei 7.783, de 28/6/1989, que prevê, também, as penas a que se devem sujeitar os responsáveis por eventuais abusos cometidos (§§ 1o e 2o do art. 9o da CF/88). 

Assim, o direito social de greve para os trabalhadores em geral, previsto no aludido art. 9o da Constituição Federal, é exercido nos termos da Lei 7.783/89. 

2 – O direito de greve para os servidores públicos 

O direito de greve para os servidores públicos, por sua vez, está previsto no inciso VII, do art. 37 da Constituição, in verbis: 

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, 
publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

(...) 

VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica;” Este artigo está inserido no capítulo da Constituição que cuida da Administração Pública (Capítulo VII, do Título III). Tal previsão topológica diferenciada decorre do regime jurídico diferenciado que se dispensa ao serviço público, que sempre deve atender aos interesses da coletividade. 

Por outro lado, o regime jurídico diferenciado entre trabalhadores empregados e servidores públicos, não lhes pode impor violação a direitos fundamentais, na medida em que são, todos, trabalhadores.  

Não se pode anuir à assertiva de que apenas os trabalhadores empregados podem exercer o direito de greve sem desconto nos seus vencimentos, quando legítima e sem abusos, porque a Lei 7.783/89 apenas a eles aproveita, sob pena de se estar reduzindo o trabalhador do serviço público, o servidor público, a uma subcategoria, colocando-o em situação inferior à do trabalhador empregado, por não dispor do exercício de um direito reconhecido e consagrado pela Constituição Federal, por inércia do Legislativo. Cuida-se, pois, de verdadeira desigualdade. 

Além disso, sendo o direito de greve um corolário do direito ao trabalho e, portanto, um direito humano, não pode retroagir (cláusula do não retrocesso), porque resultante de evolução e conquistas históricas da humanidade. 

Nessa esteira, em que pesem as decisões contrárias, a Corte Especial do E. Tribunal Regional Federal da 1a Região, já em 2002, ainda que por decisão majoritária, assim decidia: 

"O governo está ficando refém de sua odiosa política de amesquinhamento do servidor público 
com o achatamento perverso dos salários e o corte de vantagens já auferidas há anos. As greves estão estourando em diversos setores da Administração, direta ou indireta. 

 Ninguém faz greve por prazer, diversão. O governo age de maneira insensível com os grevistas. A alegação de sempre é que as greves são "motivadas por interesses corporativos, políticos e pessoais". Alegação que não convence ninguém, nem a ele próprio. São atos de força que pratica. Não dialoga com o servidor grevista. E quando, raras vezes e já numa situação crítica, resolve conversar, faz acertos, para logo depois voltar atrás. É triste o que acontece. Muito triste. 
Está na hora de o governo dialogar com os grevistas da Imprensa Nacional e apresentar uma digna proposta de acordo. 

(...)"


Fazer greve em estágio probatório. Pode!


O professor(a) em estágio probatório, é professor efetivo, ou seja, é detentor da efetividade, pois ingressou no serviço público através de concurso, ainda que não seja detentor de estabilidade. Desse modo só pode ser dispensado do serviço público através de processo administragivo disciplinar, no qual se comprove a existência de motivo ensejador da exoneração, com garantia de direito a ampla defesa e ao contraditório

Logo, quanto à garantia ao cargo público, ser efetivo estável ou efetivo em estágio probatório, não acarreta grandes alterações porque em ambos os casos a exoneração ou demissão exige procedimento administrativo que apure falta cometida pelo funcionário, mas com garantia de correspondente direito de defesa. Portanto, participar dos movimentos sindicais, seja em greves, paralisações, ou reuniões não é motivo para demissão de servidores no estágio probatório, pois a greve é direito assegurado ao servidor na Constituição Federal (art. 37,VII).

Portanto a Greve é direito de todo o trabalhador, assegurado na Constituição da República, o fato "de estar em estágio probatório não é impeditivo legal para participar de movimentos, mas participar de movimentos é a única maneira de conquistar muitos direitos, e enfrentar os desmandos dos governantes.”

Mais alunos saem do ensino médio sem saber matemática


A taxa de alunos que saem do ensino médio sabendo menos que o básico em matemática aumentou de 2010 para 2011. O porcentual de estudantes com domínio insuficiente de conteúdos, competências e habilidades desejáveis para a disciplina, no 3º ano, foi de 57,7% para 58,4%. Em português, essa mesma taxa caiu pouco: de 37,9% para 37,5%.

O governo divide os alunos em quatro grupos, de acordo com o domínio dos conteúdos: 
abaixo do básico, básico, adequado e avançado. No 5º e 9º anos, tanto em português quanto em matemática, houve aumento no número de alunos com aprendizado considerado adequado e avançado. No 5º, por exemplo, aumentou de 25,7% para 28,1% a taxa de crianças no nível adequado em matemática.

Ainda: Em apenas 35 cidades do País mais da metade dos alunos sabe matemática
O restante não tem conhecimento compatível com a série em que está, mostra o relatório anual da ONG Todos pela Educação; o estudo foi feito com base em dados do MEC e do IBGE e se refere ao 9º ano do ensino fundamental das redes públicasDessas 35 cidades brasileiras - 0,6% do País - têm 50% ou mais de seus alunos com aprendizado em matemática adequado à sua série. Ou seja, a maior parte dos estudantes desses municípios não aprendeu, por exemplo, a identificar objetos em mapas e a resolver problemas com números inteiros e racionais fazendo várias operações. Os dados se referem ao 9.º ano do ensino fundamental das redes públicas de zonas urbana.

Fatos históricos do dia 31 de março

  Mundo
  • Golpe derruba Jango
  • Em 1964, o presidente João Goulart  é derrubado por um golpe militar. Uma forte pressão de setores da classe média levaram à queda do presidente, que tentava aplicar no Brasil as chamadas "reformas de base". O primeiro líder do regime, que durou 21 anos, foi o marechal Castelo Branco.
  • 1493 - Morre Martin Alonso Pinzón, navegante espanhol.
  • 1596 - Nasce René Descartes, filósofo francês.
  • 1727 - Morre Isaac Newton, físico e matemático britânico.
  • 1732 - Nasce Franz Joseph Haydn, compositor austríaco.
  • 1811 - Nasce Robert G. Bunsen, químico alemão.
  • 1829 - O cardeal Castiglioni é eleito Papa, com o nome de Pio VIII.
  • 1886 - A esquadra espanhola, comandada por Méndez Núñez, bombardeia a cidade chilena de Valparaíso, em resposta à negativa do Chile se submeter a questionamenos dos espanhóis.
  • 1903 - Primeira explicação das propriedades do rádio pelo casal Curie na Academia de Ciências de Londres.
  • 1914 - Nasce Octavio Paz, escritor e ensaísta mexicano.
  • 1931 - Um terremoto devasta Manágua, capital da Nicarágua, e deixa 1,5 mil mortos e 3 mil feridos.
  • 1932 - Nasce Nagisa Oshima, cineasta japonês.
  • 1933 - O presidente do Uruguai, Gabriel Terra, dá um golpe de Estado e dissolve o Parlamento.
  • 1934 - Nasce Carlo Rubbia, físico italiano, Prêmio Nobel de 1984.
  • 1935 - Nasce Richard Chamberlain, ator norte-americano.
  • 1947 - Nasce César Gaviria, ex-presidente de Colômbia e secretário geral da OEA.
  • 1948 - Nasce Albert Gore, vice-presidente dos Estados Unidos e ex-candidato à presidência.
  • 1958 - Nikita Kruschev anuncia que a União Soviética decidiu acabar unilateralmente com seus testes com armas nucleares.
  • 1966 - Termina a visita do arcebispo de Canterbury ao papa Paulo VI em Roma, o que contribui com a aproximação entre as Igrejas Anglicana e Católica.
  • 1972 - Nasce Alejandro Amenábar, cineasta hispano-chileno.
  • 1979 - Os países árabes declaram um boicote total ao Egito por ter assinado a paz com Israel.
  • 1983 - Um terremoto destrói 60% da cidade colombiana de Popayán, onde morrem 234 pessoas e cerca de 1,2 mil ficam feridas.
  • 1986 - Um Boeing 727 da Companhia Mexicana de Aviação, com 166 passageiros, explode meia hora após decolar da Cidade do México. Não houve sobreviventes.
  • 1989 - Yasser Arafat é proclamado presidente da Palestina por decisão unânime dos 70 membros do Comitê Central da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), reunidos em Túnis.
  • 1990 - Morre Joseph Hirschfelder, cientista norte-americano, um dos "pais" da bomba atômica.
  • 1992 - Bóris Yeltsin assina em Moscou o Tratado da Federação, com 18 repúblicas russas.
Caicó 
  • 31-03-1884 Por iniciativa do senhor Olegário Gonçalves de Medeiros Vale (1858-1891), Delegado Escolar, foi criado o ‘Club 20 de Janeiro’, a primeira biblioteca da cidade, a qual inicialmente teve com um acervo de duzentos volumes e era mantida pela Sociedade Literária Santa Cecília.
  • 31-03-1954 Circula na cidade de Caicó o primeiro número do jornal ‘A Voz da Mocidade’.
  • 31-03-1961 O caicoense Walfredo Dantas Gurgel, na condição de vice-governador, passa a presidir a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte .http://www.construindoahistoria.com/2011/03/caico-rn.html

Eleições diretas para direção da Escola Municipal Hermann Gmeiner


Para a realização das eleições na Escola Municipal Hermann Gmeiner, foi realizada reuniões com alunos, pais e funcionários da escola, onde foi apresentada a única chapa a concorrer a direção, a qual explicitou seu plano gestor a todos. As candidatas são: Silvaneide (Diretora) e Judih (Vice-diretora). No dia 30 de março de 2012 houve a votação e as candidatas já referidas alcançaram 89% dos votos, sendo oficialmente eleitas para serem nossas futuras diretora e vice-diretora.

Silvaneide (Diretora)


Judih (Vice-diretora)

sexta-feira, 30 de março de 2012

Capacitação de Professores


Professores formados em língua inglesa, que estejam lecionando na rede pública de ensino, podem completar seus estudos no exterior com bolsa concedida pelo Ministério da Educação. O Programa de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está com inscrições abertas até 20 de abril. 


O edital pode ser consultado na página da Capes. São oferecidas até 30 vagas para curso de aperfeiçoamento em didática da língua inglesa no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Para se candidatar, o professor tem de ter nacionalidade brasileira e licenciatura em língua inglesa e comprovar proficiência no idioma e vínculo com a rede pública de educação básica. 


As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet. É preciso preencher um formulário e enviar documentação até 20 de abril. Os professores selecionados receberão 910 libras para custear as despesas de alimentação, hospedagem e transporte, além de passagens aéreas, seguro saúde e pagamento de taxas escolares. O curso terá duração de cinco semanas.


A Professora Estela Knitter leciona desde 2000 na rede pública de ensino de Teresina e participou ano passado do programa oferecido pela Universidade de Oregon (EUA). “Eu nunca tinha tido a oportunidade de vivenciar a língua, de ver na prática o idioma com o qual eu trabalho. Foi uma experiência incrível, tanto pessoal quanto profissional e extensiva aos meus alunos”, conta. Para maiores informações acesse : http://www.capes.gov.br/editais/abertos/5273-programa-ensino-de-ingles-como-uma-lingua-estrangeira

Comperve divulga resultado do vestibular 2012 da UERN



A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), divulgou nesta sexta-feira (30/03) a lista de aprovados no vestibular 2012 da instituição. A divulgação ocorreu na reitoria da UERN, Rua Almino Afonso, centro, Mossoró-RN.
De acordo com o Calendário Universitário 2012, as matrículas dos aprovados ocorrerão nos dias 12 e 13 de Abril.
Confira a lista de aprovados AQUI

Sai resultado da escolha de Diretor e Vice Diretor da Escola Municipal Severina Brito da Silva

 A Escola Municipal Severina Brito da Silva, localizada no Bairro Samanaú, zona norte de Caicó, tem novos representantes na sua gestão. Trata-se dos professores Thiago Costa (Diretor)  e Severino Neto (Vice-Diretor) com o seguinte resultado:
aptos a votar:381
total de votantes:150
votos válidos:123, que corresponde a 82% dos votos válidos.
votos nulos:18 ,que corresponde a 12% dos votos válidos
votos brancos: 9, que corresponde a 6% dos votos válidos
Ao tratar-se de chapa única, ganha as eleições se conseguir obter 50% dos votos válidos +1.

Eleição Direta para escolha de Diretor e vice-diretor das Escolas Municipais


Acontece hoje 30 de Março de 2012, o processo de eleição direta para a escolha de diretor e vice-diretor das escolas municipais.

De acordo com informações colhidas junto a SEMECE-Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, os eleitos cumprirão um mandato de dois anos e terão direito a uma reeleição.

Têm direito a votar todos os alunos, das Escolas Municipais que terão eleições diretas neste mês de Março, a partir de 12 anos de idade e todos os funcionários do quadro do Município que trabalham na Escola  .

Também terão direito a voto todos os professores do quadro do  município que trabalham na Escola. Tem direito ainda a votar um pai ou responsável por aluno (vota o pai ou a mãe, ou o responsável que assinou a matrícula).

O peso do voto é igual para todos. As eleições terão início às 8h e serão encerradas às 17h. Para que sejam feitas eleições diretas, as escolas precisam ter acima de 100 alunos matriculados.

MP vai apurar irregularidades nas áreas de saúde e educação em Caicó.



O promotor Carlos Henrique da Silva, informou na tarde dessa quinta feira, que vai dar entrada em investigação através de inquéritos instaurados, para apurar irregularidades nas áreas de saúde e educação, no município de Caicó.

De acordo com o promotor, no município, serão investigados a falta de realização de pré natal, a realização de consultas de ortopedia e reumatologia para os usuários do SUS.

Na área da educação será investigado o pagamento do salário mínimo e do adicional de insalubridade ao funcionalismo municipal, assim como também o pagamento dos professores municipais. As denúncias foram feitas pelo Sindserv de Caicó.

Governadora sanciona lei que garante reajuste dos vencimentos do magistério


A governadora Rosalba Ciarlini sancionou na noite desta quinta-feira (29) a Lei Complementar Nº 465 que reajusta os vencimentos básicos dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação. A publicação da Lei será encartada na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial do Estado.

O projeto de lei foi votado por unanimidade pela Assembleia Legislativa na tarde desta quinta-feira (29) e estabelece o aumento de 22,22% aos professores e especialistas em Educação da rede estadual de Ensino. A sanção também garante o pagamento do Piso Nacional do Magistério, que entra em vigor com efeitos financeiros retroativos a 1º de março de 2012.

Os professores e especialistas de Educação inativos receberão o aumento salarial de 22,22%, de acordo com o estabelecido no Projeto de Lei Complementar, em quatro parcelas. A 1ª parcela com efeitos financeiros vigorando a partir de 1º de abril de 2012. A 2ª parcela com efeitos financeiros vigorando a partir de 1º de maio. A 3ª parcela com efeitos financeiros vigorando a partir de 1º de junho e a 4ª parcela com efeitos financeiros a partir de 1º de julho de 2012.

ABRIL VERMELHO CHEGA A NATAL




PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE NATAL DECRETAM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO
Os professores da rede municipal de Educação de Natal estão em greve por tempo indeterminado. A paralisação foi aprovada em assembleia, realizada na Assem, ontem pela manhã. Hoje, os professores voltam à sala de aula apenas para informar alunos e pais os motivos da greve, que deixará 56 mil alunos sem aulas. O município tem 74 escolas e 71 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
Foto: Frankie Marcone


Na assembleia, professores foram quase unânimes no voto pela greve sem data para retorno
Ontem (29) pela manhã, devido à assembleia, as aulas na rede municipal foram suspensas. Os professores querem a implantação do piso nacional, o que implica num reajuste de 22,22%. A proposta da Secretaria Municipal de Educação era de reajuste de 10% sobre os salários atuais. O percentual seria pago em três parcelas, de 3,2%, cumulativos, com a primeira aplicada na folha deste mês.
Segundo Fonseca, os professores com carga horária de 40 horas já percebem salários 83% acima do piso nacional, que é de R$ 1.451,00. "Na verdade, os professores com 20 horas deveriam receber em torno de R$ 700,00 e, no município de Natal, não há nenhum um só professor que ganhe menos de R$ 1.200,00", afirmou o secretário.
Na assembleia de ontem, temendo exatamente o retrocesso na negociação, a coordenadora do Sinte/RN, Fátima Cardoso, absteve-se, no momento da votação. "Não estou em cima do muro, apenas estou defendendo os interesses da categoria, que vai ser prejudicada. As conquistas que já tivemos serão retiradas da mesa de negociação", afirmou, após a votação. Além da proposta de 10%, a SME tinha garantido o enquadramento dos educadores infantis, já na folha de abril.
Questionada sobre o prejuízo aos alunos, Fátima Cardoso disse que "os alunos já estão prejudicados, pela deficiência das escolas". Segundo ela, o ano letivo começou tumultuado com falta de professores, de merenda escolar, materiais de expediente e didático. "Esse trato que a gestão tem dado à educação tem causado muita insatisfação dentro da categoria", disse ela. Ela deixou claro que a categoria não está dividida. Ontem, praticamente a unanimidade dos professores aprovou a paralisação.

Piso dos professores foi tema em reunião com secretário do MEC


O governador Wilson Martins reuniu-se, na noite dessa quarta-feira (28/03), em Brasília, com o secretário de Articulação com Sistemas de Educação, do Ministério da Educação (MEC), Binho Marques. Na pauta, a possibilidade de o MEC compensar o Estado em relação ao pagamento do novo piso nacional do Magistério, hoje estipulado em R$ 1.451,00.
"Reconhecemos o sacrifício que o Piauí, e também outros estados, vem fazendo para pagar o piso e que dar 22% para toda a carreira é impossível", afirmou Binho Marques, acrescentando que o Piauí é um dos estados que mais tem avançado na área de educação nos últimos anos, tendo registrado o maior incremento do número de matrículas escolares em 2012.
Uma das propostas do secretário é agilizar o rateio de recursos destinados à complementação relativa ao pagamento do piso do Magistério ainda de 2011. O valor total é de R$ 1,1 bilhão para todo o país. Essa complementação segue os critérios de distribuição do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O governador Wilson Martins reforçou a proposta de reedição do Fundebinho, já feita ministro da Educação, Aloízio Mercadante. Mais conhecido como Fundebinho, o Programa de Equalização das Oportunidades de Acesso à Educação Básica (Prodeb) foi editado pela primeira vez em 2005, para auxiliar estados e municípios em relação a despesas com educação.

"Fomos um dos onze estados brasileiros a pagar o piso em 2011 e estamos buscando todas as possibilidades de continuar pagando o piso. Vamos pagar o novo piso, mas queremos essa compensação do MEC. Hoje, o Fundeb é injusto com os estados. No ano passado, colocamos cerca de R$ 700 milhões no Fundo e recebemos só metade disso", argumentou o governador.


Engraçado é que o governo não fala que para receber o Financiamento da Educação para a Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para o pagamento integral do piso salarial dos profissionais da educação básica pública que os critérios exigidos de recursos federais destinados ao cumprimento da lei do piso salarial do magistério o MEC exige apenas 5 (cinco) coisas: 

1º Aplicar 25% das receitas na manutenção e no desenvolvimento do ensino; 
2º Preencher o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope); 
3º Cumprir o regime de gestão plena dos recursos vinculados para manutenção e desenvolvimento do ensino; 
4º Dispor de plano de carreira para o magistério, com lei específica; 
5ª e ultimo Demonstrar cabalmente o impacto da lei do piso nos recursos do estado ou município. Agora advinha porque o governo não consegue essa ajuda?!? Exatamente...ele não cumpri nenhum desses requisitos.

MEC divulga lista dos livros que serão distribuídos às escolas em 2013



O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (29) a lista das 125 obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2013. Os livros vão compor o Guia do Livro Didático, que será apresentado às escolas para que elas escolham quais títulos irão receber no próximo ano letivo. Este guia contém resenhas das coleções para ajudar na escolha.


Em 2013, o programa irá distribuir novos livros de ciências, matemática, alfabetização e letramento, língua portuguesa, história e geografia. O processo de seleção das obras que farão parte do PNLD obriga as editoras a inscrevem os títulos que são submetidos a uma avaliação pedagógica feita por universidades públicas, observando as diretrizes e critérios do MEC. Os avaliadores emitem um parecer e caso o livro seja aprovado é incluído no guia.


As escolas selecionam as obras com que desejam trabalhar no próximo ano, o governo faz a compra dos livros e os exemplares são enviados para as escolas. O processo de escolha deve levar em consideração quais são os títulos, dentre os disponíveis para 2013, que mais se adaptam ao projeto pedagógico da instituição de ensino.Click aqui: http://www.portalfederativo.gov.br/pub/Inicio/MinisterioPreparaObrasParaDistribuira147MilEscolas/Lista_PNBE.pdf

quinta-feira, 29 de março de 2012

Dia da Terra Palestina

Ficheiro:Palestinian child holds a sign on Land Day.jpg



O Dia da Terra (em árabe: يوم الأرض, Yom al-Ard; em hebraico: יוֹם הַאֲדָמָה, Yom HaAdama) é comemorado anualmente em 30 de março e marca, para os palestinos, os eventos ocorridos nesse dia, em 1976, quando uma greve geral e passeatas foram organizadas nas cidades árabes de  Israel - da Galileia ao Negev -, em reação ao anúncio do plano do governo  israelense de expropriação de uma área de 25.000 dunams na Galiléia - por "razões de segurança e para construção de assentamentos". Além disso, uma área ainda maior, situada em três aldeias na área de Al-Mil, foi declarada zona militar fechada, visando a construção nove assentamentos judaicos. Os árabes de Israel responderam com uma greve geral e manifestações de rua. O exército israelense reprimiu as manifestações, e seis árabes foram mortos, na área de Al Jahil.

Desde 2007, o Dia da Terra Palestina é comemorado com ações do movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções  (BDS), cujo alvo é a basicamente a economia de Israel. Em 30 de março de 2011, foi lançada, na Palestina, uma campanha internacional para bloquear as atividades do Fundo Nacional Judeu, criado 1901 com a finalidade de comprar terras na área do antigo Mandato Britânico da Palestina e usá-las exclusivamente para o assentamento de judeus.

Durante a guerra de 1948, a maioria da população árabe foi expulsa de suas aldeias por milícias sionistas. Suas propriedades foram transferidas para o Fundo Nacional Judeu, e eventualmente destruídas a fim de evitar o retorno dos proprietários. O Fundo tem vendido as terras apenas a judeus, para que nelas sejam feitas novas construções. Outra prática que tem sido adotada é o reflorestamento, com espécies não nativas, das áreas das antigas aldeias árabes destruídas, apagando-se assim todos os vestígios de cultura árabe nesses locais. Segundo os ativistas, essas práticas violam os direitos humanos da população árabe que ali vivia por gerações, antes da criação do Estado de Israel.

Proposta de reajuste salarial é enviada para votação


O Projeto de Lei que trata dos vencimentos básicos dos Educadores do Estado foi enviado pela governadora Rosalba Ciarlini à Assembleia Legislativa, na última terça-feira (27). O Projeto, que deve ser votado em caráter de urgência, trata da proporcionalidade do piso salarial para a jornada de 30 horas, com base no valor de hora/aula. O projeto vai ser votado hoje, quinta-feira (29), com implantação dos 22,22% no contracheque de março para professores e especialistas que se encontram em atividade na SEEC, nas Direds e nas escolas.

Para os aposentados o Projeto de Lei apresenta um retrocesso nas negociações: a divisão do reajuste em quatro parcelas entre os meses de abril, junho, agosto e outubro. Mas a categoria já começou a se mobilizar. Em Mossoró, por exemplo, os aposentados se reunirão nesta sexta-feira para discutir o projeto e definir ações para fortalecer a campanha salarial. O coordenador geral do Sinte, Rômulo Arnaud, disse que a luta se intensificará e que a decisão arbitrária do Governo não passará ilesa. “Vamos nos unir ainda mais e lutar por um reajuste mais igualitário. Não podemos assistir a uma proposta discriminadora que busca quebrar a unidade da categoria e deixar em segundo plano quem tanto lutou pela melhoria da Educação.”

Veja o Projeto de Lei aqui.

SINTE teve audiência com secretário da Administração





Na tarde de terça-feira (27), a diretoria do SINTE participou de uma audiência com o secretário de Administração do Estado Alber Nóbrega. Entre os principais pontos discutidos estão a publicação de aposentadorias, o censo escolar e o Plano de Carreira dos funcionários. O secretário informou que vai dinamizar a estrutura do Estado para atender aos pedidos de aposentadorias o mais rápido possível. Também disse que o censo detectou a presença de 1.670 professores na folha de pagamento que estão fora das salas de aula. Segundo o gestor, esses profissionais não receberão de imediato os 22,22%, pois precisam regularizar sua situação.

Já sobre os Planos de Carreira, o secretário disse que alguns deles provocam distorções porque os salários são superiores a outros. Apesar de entender que existem esses problemas, a direção do Sinte solicitou que se faça justiça principalmente a quem voltou a receber o salário mínimo.

Lei de Responsabilidade fiscal
O secretário informou que o Governo está trabalhando para sair do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal e poder, então, ter liberdade para implantar os Planos de Carreira. Para a direção do Sinte, o governo pode utilizar outras soluções para o problema, como definir o teto salarial.

Manutenção do diálogo
O secretário disse estar disposto a dar continuidade ao diálogo com o Sindicato. A expectativa da direção do SINTE é que nos próximos encontros surjam soluções. “A conversa é importante desde que traga repostas que beneficiem a categoria.”, disse a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso. A dirigente ainda solicitou que gestor buscasse uma solução para os servidores que não receberam os 30% do PCCR e para os antigos ASGs E TEDs que voltaram a receber o salário mínimo em janeiro deste ano.

Escola de Governo
O secretário reafirmou que o trabalho da Escola de Governo deve ser voltado para os servidores e que será estabelecido um programa de formação. Essa é uma reivindicação antiga do Sinte. Os dirigentes José Teixeira, Fátima Cardoso, Assis Silva e Vicência Arimatéia participaram dessa audiência.

CONCURSO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FERNANDO


A Prefeitura Municipal de São Fernando, Estado do Rio Grande do Norte, torna pública a abertura das inscrições e realização do Concurso Público destinado ao provimento de cargos vagos existentes no Quadro de Pessoal Permanente da Prefeitura e estabelece normas relativas à sua realização. O Concurso Público será regido pelo edital e sua realização ficará a cargo da Fundação VALE DO PIAUÍ. O mesmo destina-se a selecionar candidatos para o provimento de 11 vagas.

Você encontra o edital no endereço eletrônico www.funvapi.com.br

Projeto PETECA será lançado na Escola Municipal Severina Brito da Silva



PETECA -Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente,
será implantado no mês de Abril na Escola Municipal Severina Brito da Silva, localizada no Bairro Samanaú. 
sobre o projeto: tem por objetivo identificar e erradicar toda forma de exploração de nossas crianças e adolescentes. Dessa forma sensibiliza a comunidade escolar (pais de alunos, estudantes e educadores) para que ela, conhecendo a legislação brasileira e os prejuízos causados pela exploração do trabalho de crianças e adolescentes, venha a somar forças com as diversas entidades governamentais e não governamentais na prevenção e combate ao trabalho infantil.


Na cidade de Caicó foi implantado em anos anteriores na Escola Municipal Professora Maria Bernadete Marques de Souza Ginane e Escola Municipal Frei Damião.


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, realizada, anualmente, pelo Instituto Brasileiro de Estatística – IBGE, tem demonstrado que, apesar da gradativa redução, ainda é grande o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho no Brasil, especialmente na agricultura familiar, no trabalho doméstico e nas atividades urbanas informais. Nesses campos, a atuação dos órgãos de fiscalização é bastante limitada, sendo mais eficazes as ações de prevenção, como políticas públicas de atendimento à criança a ao adolescente e conscientização da sociedade.


Com efeito, um dos fatores que dificultam a erradicação do trabalho infantil no Brasil é o fato de uma parte da socieade ainda não conceber o trabalho precoce como um problema social. De fato, existem muitas pessoas que defendem o trabalho precoce. Acreditam elas que, diante da falta de políticas públicas, deve-se permitir que crianças e adolescentes ajudem a complementar a renda das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social; outros justificam a prática como um meio de ocupar a criança e o adolescente, evitando que se “marginalizem”. Além dessas, muitas outras justificativas são apontadas pelos que toleram o trabalho infantil. 


Diante desse contexto, resta evidente que a erradicação do trabalho infantil perpassa por um processo constante de conscientização da sociedade. Para esse processo, a melhor estratégia é investir na formação dos futuros cidadãos, tornando-os conscientes e comprometidos com uma sociedade sem exploração de crianças e adolescentes. Nessa missão, a escola é o caminho mais adequado.
Dentre os atores do Sistema de Garantia de Direitos, os educadores ocupam situação de destaque, por serem os profissionais que mais estão presentes no dia-a-dia da criança e do adolescente. Os profissionais da assistência social lidam com os que se encontram em situação de vulnerabilidade social; os profissionais da saúde lidam com os que estão com a saúde vulnerável; os profissionais da educação, entretanto, lidam, todos os dias, com todas as crianças e adolescentes, idenpendentemente da classe social.


Por outro lado, os educadores são os profissionais que possuem as melhores condições de identificar os casos de trabalho infantil, pois, na maioria das vezes, o trabalho precoce é a principal causa do baixo rendimento ou do abandono escolar.
A escola pode e deve colaborar com a prevenção do trabalho infantil. Para isso se faz necessário capacitar e sensibilizar professores, coordenadores e demais profissionais da educação para que atuem como multiplicadores, promovendo debates com os alunos e os pais, para romper as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. 


Para alcançar esse objetivo o Ministério Público do Trabalho vem executando o Projeto MPT na Escola, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, que consiste na sensibiliaçaõ de educadores e conscientização de educandos, por meio de debates nas escolas sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, com foco na prevenção e erradicação do trabalho infantil. O projeto foi lançado em 2009, com base na experiência do Peteca – Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, lançado em outubro de 2008 pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará.
"A instrução das crianças é um ofício em que é necessário saber perder tempo,a fim de ganhá-lo",JEAN - JACQUES ROUSSEAU,filósofo da liberdade como valor supremo.


Brasil construirá satélite que disponibilizará internet para todo o país



Na última quarta-feira, 28 de março, o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, declarou na Índia, onde está participando de reuniões da cúpula dos BRICs, que o Brasil construirá e lançará, no futuro, um satélite que disponibilizará acesso à internet banda larga e 3G á todo o país. Ele também será utilizado pelas Forças Armadas e para melhorar a qualidade da telefonia 3G.

A medida faz parte do Plano Nacional de Banda Larga, e contará com a Índia como parceira. O preço da operação será de R$ 750 mi, sendo que R$ 80 mi serão gastos apenas no lançamento dele á orbita. A construção é responsabilidade de Telebrás e Embraer, e irá contar com o auxílio de técnicos indianos. No próximo mês ainda será lançado um edital de licitação internacional para que empresas interessadas em fazer parte do projeto possam enviar propostas.

Também foi cogitada a possibilidade do lançamento de um segundo satélite, em parceira com a África do Sul, além da Índia, para observação climática no Atlântico Sul, permitindo os três países de entender as “anomalias com o campo magnético terrestre que deixam passar as radiações ultravioletas na Terra”.

Ainda durante as reuniões deve ser assinado um acordo com a Índia para o programa “Ciência Sem Fronteiras”, que possibilitará estudantes de ambos os países de realizar intercâmbios.

“Temos procurado fazer isso em vários países. Aqui na Ásia, a Índia é um parceiro importante. Estamos assinando o convênio e eles vão definir cotas para receber os estudantes e intercâmbio de cientistas. Essa cooperação científica abre oportunidades para cooperação também na área industrial”, declarou o ministro. 
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Redes Sociais são mais perigosas que sites pornográficos


Facebook com Virus Redes Sociais são mais perigosas que sites pornográficos

sites pornográficos sempre tiveram fama de perigosos, muitos tinham a visão de que eles eram a maior concentração de vírus da internet. Mas de uns tempos pra cá eles não são os maiores disseminadores das pragas da rede, as redes sociais, que estão se tornando cada vez mais populares entre os internautas, são os novos alvos dos crackers.

Segundo estudo da Kaspersky Lab, divulgado na última terça-feira, 27 de março, sites como Facebook, Twitter e Google+ concentram 21% dos links maliciosos da web, que levam o usuário á algum site falso ou infectado. O mais perigoso da categoria é o mais popular, o Facebook, seguido de seu clone russo, o VKontakte.

E a tendência é que as redes sociais fiquem cada vez mais perigosas nesse sentido, pois sua popularidade aumenta cada vez mais. Em contrapartida, os sites pornográficos já não são mais novidade, por isso o número de contaminação deles deve se estagnar (o que não significa que se tornarão inofensivos). Hoje, apenas 14% dos malwares encontrados pela Kaspersky Lab estavam presentes em sites do tipo.

O líder de links infectados, segundo a pesquisa, são os sites de entretenimento, como o YouTube, que concentram 31% deles. Em segundo lugar temos os buscadores, com 22% dos links maliciosos, apenas 1% á mais que as redes sociais.
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Professores do Governo cedidos ficam sem salário e vão a Secretaria cobrar explicações



Informações que chegam direto do Centro Administrativo. Centenas de professores que estão cedidos a outros órgãos públicos não tiveram creditados os salários do mês de março. Muitos deles foram a própria sede da Secretaria de Educação na manhã de hoje cobrarem explicações da titular da pasta, Betânia Ramalho.

A reclamação é sobre o por quê da medida adotada pelo Governo.

COMEÇOU O ABRIL VERMELHO


SERVIDORES MUNICIPAIS ENTRAM EM GREVE
Sem o posicionamento da Prefeitura do Natal em relação ao Plano de Carreiras de diversas categorias e ainda sem o cumprimento da lei da Database para todos os servidores do município, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal (Sinsenat) deve deflagar greve geral ainda hoje (29). A presidente da entidade, Soraya Godeiro, disse que as categorias vêm tentando negociar com a Prefeitura desde janeiro as definições da Database. "É de direito um reajuste todo ano no mês de março, tentamos fazer reuniões para chegar a um acordo, mas a Prefeitura vem cancelando. Esperamos até às 18h. Como nenhum documento foi entregue, a única opção que restou ao sindicato foi instalar a greve", disse.
A presidente do Sinsenat ainda declarou que, com exceção dos professores, todos os servidores municipais farão parte do movimento grevista e um acampamento será feito em frente à Prefeitura como forma de protesto. Durante o acampamento ainda será feita a assembleia geral que oficializará a deflagração do movimento.
A legislação da Database estabelece o mês de março para as negociações salariais e o reajuste salarial tem que romper, no mínimo, a inflação. Somente a inflação já ultrapassa os 6%, mas o Governo Federal, além da recomposição da inflação, deu ao trabalhador um aumento real que ficou em torno dos 14%. Os servidores municipais conseguiram em 2010 a implantação do Plano de Carreira com uma matriz salarial que estabelece a necessidade de reajuste salarial anualmente.
"As categorias que recebem mais do que o salário mínimo têm que ter reajustes para que os salários não fiquem congelados e igual ou menor que o mínimo", conforme garante a Lei Municipal nº 118/2010. A Prefeitura de Natal possui cerca de 8 mil servidores com salários estabelecidos por uma matriz de 7 níveis e 3 grupos (Elementar, Médio e Superior). A diferença de um nível para outro é de 5%.

Fonte: SINSENAT

Lástima em Caicó: Castelo de Engady está indo as ruínas






Adquirido por mais de 200 mil reais na gestão da ex-governadora Wilma de Faria(PSB), o Castelo de Engady foi incorporado aos acervos da Fundação José Augusto, com a proposta de ser transformado numa casa de cultura, no que na realidade, nunca chegou nem ao papel, pois nem projeto nesse sentido foi feito. Uma lástima, o tão famoso e importante prédio está abandonado e indo as ruínas.

Entregue aos “fantasmas” o cenário é deprimente, já que a história do local faz parte da cultura da cidade.

As lentes da jornalista Gláucia Lima registraram o abandono do local.

Publicado por Robson Pires

Morre o escritor e humorista Millôr Fernandes






Morreu na noite desta terça-feira (27), aos 88 anos, o escritor Millôr Fernandes. Humorista, dramaturgo, desenhista, poeta e jornalista, ele faleceu em sua casa, no Rio de Janeiro, em decorrência de falência múltipla de órgãos. O velório será realizado até as 15h desta quinta-feira (29), no Rio, quando o corpo seguirá para cremação. As informações são do cemitério Memorial do Carmo.

Em fevereiro de 2011, o humorista sofreu um AVC isquêmico e recebia tratamento em casa, quando teve que retornar ao hospital, no final de junho, por causa de uma pneumonia.

Nascido no bairro carioca do Méier, em 16 de agosto de 1923, Millôr foi registrado oficialmente em 27 de maio de 1924. Com um ano, ficou órfão de pai e, aos 10 anos, de mãe. Ao longo da vida, se firmou como um dos mais importantes e atuantes intelectuais brasileiros. Adaptou e escreveu obras para teatro e para televisão, além de ter imortalizado diversas frases e aforismos.

Morreu na noite desta terça-feira (27), aos 88 anos, o escritor Millôr Fernandes. Humorista, dramaturgo, desenhista, poeta e jornalista, ele faleceu em sua casa, no Rio de Janeiro, em decorrência de falência múltipla de órgãos. O velório será realizado até as 15h desta quinta-feira (29), no Rio, quando o corpo seguirá para cremação. As informações são do cemitério Memorial do Carmo.

Em fevereiro de 2011, o humorista sofreu um AVC isquêmico e recebia tratamento em casa, quando teve que retornar ao hospital, no final de junho, por causa de uma pneumonia.

Nascido no bairro carioca do Méier, em 16 de agosto de 1923, Millôr foi registrado oficialmente em 27 de maio de 1924. Com um ano, ficou órfão de pai e, aos 10 anos, de mãe. Ao longo da vida, se firmou como um dos mais importantes e atuantes intelectuais brasileiros. Adaptou e escreveu obras para teatro e para televisão, além de ter imortalizado diversas frases e aforismos.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Março está Chegando ao fim!

O mês de março está chegando ao fim e até agora o governo de Bibi Costa não deu nenhum sinal de que vai reajustar o piso salarial do magistério caicoense, a exemplo da maioria dos municípios brasileiros que pouco a pouco estão se adequando a nova realidade da lei.


Informações extraoficiais dão conta de que até agora a conversa nos gabinetes do poder municipal é de que não há recursos financeiros para reajustar os salários dos Professores caicoenses em 2012.A se confirmar tais informações, os Professores caicoenses poderão paralisar suas atividades em sala de aula, já no início do mês de abril.


blog Antônio Neves

terça-feira, 27 de março de 2012

ONU diz que articulação governamental no Minha Casa, Minha Vida é exemplo

ONU diz que articulação governamental no Minha Casa, Minha Vida é exemplo


Rio de Janeiro - A capacidade de articular os governos federal, estaduais e municipais para ampliar a oferta de habitação no país é uma das principais características do Programa Minha Casa, Minha Vida, segundo a avaliação da equipe de especialistas da agência da Organização das Nações Unidas para Habitação (ONU-Habitat).



O grupo está no Brasil para documentar práticas relacionadas ao programa, lançado em 2009 pelo governo federal, com o propósito de construir e financiar 1 milhão de moradias para famílias de baixa renda. As conclusões farão parte de uma publicação que a ONU-Habitat lançará em 2016, com experiências bem-sucedidas em diversos países e metas atíses, como a Etiópia e o Chile.


De acordo com o representante da ONU-Habitat Erik Vittrup, o Minha Casa, Minha Vida tem uma visão “adequada” de como atacar o problema do déficit habitacional.


“O programa entende que essa questão não se resume à construção de casas, mas que a solução depende de um modelo de governança, envolvendo as três esferas de poder para a construção de cidades. Trata-se de um modelo de parceria e interação entre governo federal, estadual e local, o que em muitos países, mesmo grandes, sequer existe”, ressaltou.


Vittrup destacou ainda que a parceria estabelecida com empresas privadas para as construções é um mecanismo importante de dinamização do setor. As unidades habitacionais do programa são erguidas por construtoras privadas e financiadas para as famílias pela Caixa Econômica Federal.


Ele citou ainda a flexibilidade observada no programa, que dois anos após sua implementação ganhou uma segunda etapa, com alguns ajustes. Entre as novidades da segunda fase do Minha Casa, Minha Vida, lançada em junho do ano passado, estão a ampliação das faixas de renda familiar nas áreas urbana e rural e uma maior ênfase nas obras de saneamento básico nas áreas construídas.


“Essa flexibilidade não é usual em programas tão grandes e que envolvem tantos atores”, afirmou o representante da ONU-Habitat.


Erik Vittrup acrescentou que um dos principais desafios para a definição de uma estratégia global para as próximas décadas é evitar o desenvolvimento de programas habitacionais que construam guetos de pobres que se contraponham aos condomínios de luxo.


“Isso já ficou provado que não é eficiente e seguro. As pessoas precisam morar em locais onde elas possam ter por perto trabalho, acesso aos serviços, como saúde, interação cultural e comercial. Essa aglomeração de setores e de economias gera prosperidade local”, disse.
De acordo com o Ministério das Cidades, a segunda fase do Programa Minha Casa, Minha Vida prevê a construção de 2 milhões de unidades habitacionais com investimentos de R$ 125,7 bilhões entre 2011 e 2014.

Educadores defendem que prova de alfabetização precisa ser acompanhada de medidas para melhorar o ensino








Brasília – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou, na última segunda-feira (19), que pretende mudar a Provinha Brasil para permitir que seja um “termômetro” do nível de alfabetização das crianças no país. O exame é aplicado desde 2008 a alunos do 2° ano do ensino fundamental e servia como ferramenta de uso exclusivo do professor, para que ele tivesse um diagnóstico de sua turma. Com a mudança de finalidade, especialistas apontam que o processo precisa ser feito com cuidado para que as crianças de 8 anos, público-alvo da avaliação, não sofram pressão diante da expectativa de escolas e redes de ensino pelo resultado.

“A alfabetização é um processo complexo que envolve vários fatores, inclusive a questão familiar. As pesquisas apontam que o nível de escolarização dos pais é determinante no processo de alfabetização. Determinar uma idade certa para que a criança esteja alfabetizada, aos 7 ou 8 anos, é passar para ela uma responsabilidade que ela não tem condições de cumprir”, disse o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara.

A professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Stella Bortoni defende que os resultados sejam utilizados para apoiar as escolas que apresentem baixos índices de alfabetização. “Para levar um curso de educação continuada para que os alfabetizadores tenham a oportunidade de se capacitar melhor, por exemplo, é uma boa medida. A prova precisa resultar em políticas que visem socorrer aquelas escolas ou sistemas cujos resultados estejam ruins”, afirmou.

A pesquisadora, especialista em alfabetização e letramento, disse que os cursos de formação de professor não dedicam esforço suficiente para preparar os futuros alfabetizadores. “Alfabetizar não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso formar bons alfabetizadores que saibam o que estão fazendo”, diz. Ela defende que a Provinha Brasil é um bom instrumento de avaliação e pode dar o feedback que o sistema precisa para desencadear medidas de apoio.

Daniel Cara aponta que a pergunta central deve ser “qual é o objetivo da avaliação”?. “Se for para pressionar as redes e as crianças a serem alfabetizadas na idade certa, não serve. Mas se for na perspectiva de criar um pensamento de porque essas crianças não conseguem se alfabetizar, quais são as dificuldades que elas têm, sim”, disse.

A julgar pelo uso que é feito dos resultados de outras avaliações educacionais aplicadas pelo MEC, Cara defende que a mudança na Provinha Brasil poderá resultar em uma “pressão equivocada sobre as crianças” em vez de colaborar para o processo de aprendizagem.

Para a presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, a mudança do perfil da Provinha Brasil pode ter efeitos positivos “As avaliações organizam os processos. Se a redes souberem trabalhar e entender que são crianças de 8 anos participando do exame, nós vamos ter mais tempo para fazer um trabalho coerente. Como sempre, na primeira vez, vai começar uma discussão de quem é melhor, quem é pior. Mas a avaliação serve como diagnóstico para a gente mudar essa realidade. Não temos nenhum problema com avaliação”, disse a presidente da entidade.

Ministério da Educação abre 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa








São Paulo – Foram abertas dia 19 de março, em todo o país, as inscrições para os professores interessados em participar da 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O lançamento ocorreu em São Paulo e contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio.


O objetivo da olimpíada é estimular e aprimorar a didática dos professores nesse campo do conhecimento. Desenvolvida em parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a iniciativa busca melhorar o aprendizado dos alunos da rede pública de ensino e o seu desempenho na escrita por meio de leituras e de um maior contato com o idioma.


Para Mercadante, a iniciativa é um meio de ajudar na formação e motivação dos professores o que “contribui para a evolução na qualidade da educação que é a área de maior desafio do país”. Na última edição, foram inscritos 239.435 professores de 60.123 escolas públicas onde estudam 7 milhões de alunos do ensino fundamental e médio. A adesão, por municípios, foi quase total alcançando uma taxa de 99%.


As inscrições para as quatro categorias – poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião – deverão ser feitas por meio do portal da Olimpíada: www.escrevendoofuturo.org.br.


Os alunos do 5º e 6º anos participam no gênero poema, e os estudantes do 7º e 8º anos desenvolvem textos de memórias literárias. Alunos que cursam o 9º ano do ensino fundamental e o 1º ano do ensino médio devem se inscrever com crônica. Os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio desenvolvem o gênero artigo de opinião.


Para que as inscrições possam ser consideradas válidas, a rede pública também deve aderir ao concurso. Ou seja, nas escolas municipais, o secretário municipal de Educação deve fazer a adesão. Nas escolas estaduais, essa iniciativa caberá ao secretário estadual de Educação.


Haverá três etapas de premiação. Na primeira, professores e alunos escolhidos com os melhores 125 textos de cada gênero vão receber medalhas de bronze, livros e o direito a participar de diversas atividades de formação, como oficinas de leitura e escrita e visitas culturais. Na etapa seguinte, com 152 finalistas, os selecionados receberão medalhas de prata e um tablet e, as escolas, uma placa de homenagem.


Na conclusão da olimpíada, prevista para ocorrer em dezembro, em Brasília, serão premiados 20 alunos que receberão medalhas de ouro e um notebook cada. Já as escolas ganharão laboratórios de informática com dez microcomputadores e uma impressora, além de projetor, telão e livros.

ARTES E CULTURAS DO SERIDÓ










GALINHAS DE PEREIRO


Arte produzida por Antônio Neves





Este estilo de artesanato, simples e emotivo, é bastante comum pras bandas do Seridó/RN, Paraíba e Ceará. Produzido com a casca da semente de uma árvore típica do sertão (Pereiro) que é chamada popularmente de “galinha de Pereiro” (dai a origem do nome). Esta arte tem características e origens afro-ameríndia, e apresenta fortes traços psicodélicos na sua decoração e pintura, estilo típico das tradições afro-brasileiras.


Arte produzida por Antônio Neves





Antigamente este tipo de artesanato era produzido com resina natural ou cera de abelhas, que dava formas e tipos a figura produzida, hoje já pode ser confeccionada com Durepoxi (cola em forma de massa industrializada) facilmente encontrada em lojas de material de construção e similares. O toque final fica por conta do artista.


Arte produzida por Antônio Neves





Este artesanato era ensinado a jovens e adolescentes da minha época, nos Centros Sociais Urbanos - CSU, na década dos idos de 1980, era um tipo de escola pública voltada para socialização, acolhimento e desenvolvimento do potencial dos jovens com idade entre 6 a 17 anos, nas artes cênicas, literatura, esportes, lazer, artesanato e culturas diversas...


Os CSUs foram um dos melhores projetos educacionais fora do modelo da escola formal, que apresentou resultados positivos para a formação social e humana de toda uma geração... Sou testemunha direta dos benefícios que tal projeto proporcionou. A arte pode até ser simples e ingênua, mas a escola que me formou, tornou-me um cidadão de verdade.


Arte produzida por Antônio Neves

segunda-feira, 26 de março de 2012

Uvas e soja: armas eficazes para prevenir a hipertensão

  
 



 CHICAGO — As uvas, ricas em potássio e antioxidantes, e a soja, em isoflavonas, podem ser armas eficazes para prevenir a hipertensão, importante fator de risco cardiovascular, segundo dois estudos publicados neste domingo durante uma grande conferência de cardiologia nos Estados Unidos. 
Os trabalhos foram apresentados na 61ª conferência anual da American College of Cardiology, reunida em Chicago (Illinois, norte), durante o fim de semana.
 Com relação às uvas, este é o primeiro estudo controlado cientificamente a confirmar o efeito do consumo cotidiano desta fruta em baixar a pressão arterial de pessoas pré-hipertensivas. 
O estudo levou 46 homens e mulheres a medir o consumo de uvas três vezes ao dia, comparando-o com o consumo de biscoitos e outros alimentos que não contêm frutas ou legumes. 
Para a soja, os cientistas analisaram amostras de um estudo iniciado em 1985 para analisar o risco de doenças coronarianas nos jovens adultos americanos.
 Esta pesquisa, financiada pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês) contou com 5.115 americanos brancos e negros de 18 a 30 anos, que os examinou em diferentes intervalos de tempo. 
O estudo apresentado neste domingo se concentrou nos efeitos das isoflavonas, que a soja contém em grande quantidade, para baixar a pressão arterial. 
As isoflavonas são substâncias próximas ao estrogênio, hormônio feminino que contribui para a produção de ácido nítrico, conhecido por dilatar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial. 
As pessoas com pré-hipertensão têm pressão arterial sistólica entre 120 e 139 mm/Hg e diastólica entre 80 e 89 mm/Hg. 
Um em cada três americanos adultos se ajusta a esta definição, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Diabetes (CDC) dos Estados Unidos. 
"Nosso estudo demonstra que se você pode optar entre comer uvas ou biscoito de chocolate, se sairá melhor se escolher as uvas, pelo menos servirá para reduzir a pressão arterial", declarou o principal autor do estudo, doutor Harold Bays, diretor do Centro de Pesquisas de Louiseville (Kentucky) sobre arteriosclerose e metabolismo. 
Os resultados mostram de fato que as pessoas que consumiram uvas tiveram uma clara baixa de sua pressão sistólica na quarta, oitava e décima segunda semanas (de -4,8% a -7,2% ou de menos 6 a menos 10,2 mm/Mg). 
O doutor Bays não identificou como as uvas agem na pressão arterial, mas lembrou que as frutas são muito ricas em potássio e antioxidantes como os polifenóis. 
"As uvas são ricas em potássio, conhecido por baixar a pressão arterial", disse este médico, cuja pesquisa foi financiada por uma organização que incentiva o consumo desta fruta e é subvencionada por produtores californianos da mesma. 
Ele destacou que é necessário fazer testes clínicos mais aprofundados para confirmar seus resultados. 
No grupo de estudo sobre as isoflavonas, aqueles que consumiram mais quantidade desta substância diariamente (mais de 2,5 miligramas) tiveram uma pressão arterial sistólica claramente mais baixa (-5,5 mm/Mg, em média) do que os indivíduos que ingeriram menos de 0,33mg. 
Basta tomar um copo de leite de soja, que contém 22 mg de isoflavonas, explicou Safiya Richardson, principal autora deste estudo e que está concluindo o doutorado em medicina da Universidade de Columbia (Nova York). 
Esta pesquisa também demonstrou que os afroamericanos, grupo étnico com forte tendência à hipertensão, eram beneficiados pelos efeitos das isoflavonas, disse Richardson.
 De acordo com a cientista, este estudo facilitaria os testes clínicos para provar cientificamente a ação das isoflavonas na pressão arterial.

Para que educar?


  Educar para fazer melhores escolhas 
Num mundo mais complexo e onde há tantas possibilidades em todos os campos, pessoais e profissionais, precisamos fazer cada vez mais escolhas. A educação pode ser um caminho fundamental para ter condições de fazer escolhas mais significativas no campo intelectual, emocional, profissional e social na construção de uma vida mais plena de sentido e realização.

 A finalidade principal de aprender não é acumular informação, mas transformá-la em conhecimento que permita fazer opções interessantes entre idéias, valores, visões de mundo, com freqüência conflitantes. Esse papel mais amplo não pode ser atribuído somente à escola, mas também à família, à cada instituição, à cidade como um todo (cidade educadora). Mas a escola tem focado mais a formação intelectual do que a vivência das práticas aprendidas; isto é, se preocupa em mostrar caminhos, sem acompanhar os resultados concretos (a realização pessoal, profissional, emocional). De que adianta saber muito, se somos infelizes, se temos dificuldades em assumir desafios, em sair de situações de opressão em alguns campos?

A educação - na sua dimensão pessoal - pode contribuir para que façamos escolhas significativas na construção de uma vida com sentido, que nos realize, que tenha valor aos nossos olhos e aos de outras pessoas. É fundamental construir um percurso de vida que valha a pena, que nos traga cada vez mais realização e que seja motivo de orgulho: realizamos algumas coisas interessantes: "contribuí para melhorar a vida de centenas de alunos", ou "criei uns filhos que estão aprendendo a seguir seu caminho".... Uma das maiores frustrações das pessoas é constatar que não construíram algo de que se orgulhem e que os realize, que deixaram passar o tempo e se acomodaram na mediocridade. 
Podemos analisar o impacto da educação, a longo prazo, pela facilidade maior ou menor em enfrentar dificuldades, em fazer escolhas mais interessantes para nossa vida, na capacidade de modificar o que nos prende, o que nos complica na vida profissional, familiar, social; na constatação de que construímos uma vida que faz sentido e nos realiza.

Um dos campos mais importantes da educação pessoal é conseguir discernir o que vale a pena manter das visões de mundo que nos foram transmitidas pelos nossos pais e educadores na infância. Recebemos muitos valores prontos, formas de enxergar o mundo muito específicas. É importante ter condições de rever o que faz sentido depois que vamos crescendo e libertar-nos de muitos medos, preconceitos, deturpações, simplismos, que nos foram passados, muitas vezes com a melhor das intenções. Educar é ajudar a desconstruir o que não nos serve mais e reconstruir de forma mais ampla valores, emoções, visões de mundo mais condizentes com o nosso grau de percepção atual.

Muitos ficam tolhidos pelo medo, pela inércia, pelo comodismo de não pensar criticamente. Num mundo cada vez mais complexo, de brutais mudanças, mas onde há muitos valores que nos complicam (como o consumismo, o mostrar-se diferente do que se é) a educação humanista, integral, profunda é decisiva para ajudar a crescer na nossa realização pessoal, familiar, profissional e social.