Páginas

Quem sou eu?

Minha foto
Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Prefeitura de Caicó recebe mais uma parcela com FPM zerado


Tem sido difícil a situação financeira da prefeitura de Caicó neste mês de Janeiro. A exemplo da primeira, a segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios, depositada pelo Governo Federal nesta sexta-feira (18) foi zerada, depois das deduções obrigatórias da Saúde, do Fundeb, a retenção do Pasep, e o desconto de INSS referente ainda ao mês de dezembro, quando o município era administrado pelo ex-prefeito Bibi Costa.

As dívidas referentes a INSS e 13º do mês de dezembro somaram 1 milhão, 574 mil, 147 reais e 36 centavos. Da primeira parcela do dia 10 foram descontados 638 mil, 473 reais e 38 centavos, e da parcela desta sexta foram descontados 230 mil, 413 reais e 62 centavos. Ainda restaram a quantia de 45 mil, 714 reais e 43 centavos a serem descontados na última parcela do FPM deste mês, isso referente ao INSS do mês de dezembro, sem contar que o INSS referente ao 13º continua em aberto e pode ser retido nos próximos repasses.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Atenção novos prefeitos: Prestação de contas deve ser realizada por sistema on-line


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores sobre o novo sistema de prestação de contas, implantado no ano de 2012. A prestação que antes era realizada em documentos impressos, agora será feita de forma on-line, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC). A CNM explica que o uso de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a título de transferências obrigatórias/legais e voluntárias/convênios, devem ser processados de forma on-line. Não será viável outra forma de prestação de contas dos recursos recebidos.

Os gestores que ainda não possuem registro no SiGPC-Contas On-line precisam fazer a atualização cadastral. Para isso, devem enviar as informações por fax e encaminhar o documento original devidamente assinado ao FNDE. Após este procedimento, o acesso ao sistema será liberado. Segundo informações do FNDE, o cadastro inicial e a validação dos dados serão realizados pelo gestor. Depois desses registros, o gestor deverá promover o cadastro da equipe técnica responsável para continuar o processo na prestação de contas.

Nenhum município do Rio Grande do Norte vai receber complementação do Governo Federal para pagar Fundeb


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga a estimativa de complementação do Governo Federal ao Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O valor por Município será o mesmo durante todo o ano de 2013. Apenas nove Estados – Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí – recebem a complementação.O Rio Grande do Norte está fora da lista. 

De acordo com a Portaria Interministerial 1.496, publicada em dezembro de 2012, o governo federal destinará a eles neste ano um total de R$ 10,7 bilhões. A CNM adverte que 10% desse valor da complementação são para o pagamento do piso do magistério.Como determina a Lei 11.494/2007, conhecida como a Lei do Fundeb, no mínimo 85% da complementação devem ser repassados até 31 de dezembro de cada ano, com valores estimados para cada Estado. Os 15% restantes para integralização da complementação dos recursos federais serão repassados, portanto, em janeiro de 2014.

Prefeitura de Caicó convoca 67 aprovados para a Saúde no Concurso Público



O prefeito Roberto Germano está fazendo a primeira convocação dos aprovados no concurso de 2012. ao todo estão sendo chamados 67 a serem lotados na Secretaria de Saúde, para várias funções. Os convocados devem comparecer no Departamento de Recursos Humanos do Centro Administração, no período de 15 de janeiro a 14 de fevereiro, das 8 as 13 horas, munidos dos documentos necessários para a posse.

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – BAIRRO JOÃO PAULO II E BAIRRO SOLEDADE
Maria Francineide Brito Santos

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO – ESF
Francisca Batista de Araújo
Maria Marcia da Cruz Miranda
Maria Aparecida da Silva
Ana Paula dos Santos Silva

CUIDADOR DA RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA
Andrea Carla Dantas Cirne
Mariana de Medeiros Farias

EDUCADOR FÍSICO – PROJETO SAÚDE NA PRAÇA
Ranilce de Souza Simões

ENFERMEIRO – CEREST
Josenilda Dutra Maia

ENFERMEIRO – RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA
Lidiane Carla dos Santos Borges

FISIOTERAPEUTA – CEREST
Juliana Fonseca

FONOAUDIÓLOGO – CEREST
Maria Luciana de Lucena

MÉDICO ANESTESISTA – ESF (ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA)
Umberto Jefferson de Morais Lima
Ricardo Macedo de Oliveira

MÉDICO DO TRABALHO – CEREST
Nilson Shizue Suassuna

MÉDICO GENERALISTA – ESF (ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA)
Paulo Ranieri de Araújo Moraes
Catarine Fonseca D. de Araújo
Dayanne Karla Lopes de Pontes
Thales Augusto de Medeiros
Eduardo Erasmo Costa F. Júnior
Pirini Ruda Quintanilha de Morais
Carla Andrea Lima de Oliveira
Luciana Aparecida Vieira
Tayrine Herika Lopes
Elisio Brito de Medeiros Galvão
Manoel Luiz do Nascimento Júnior
Francisco Evilacio Monteiro
José Fernandes
Carlos Procópio de Lucena
Milson Rabelo Ribeiro
Francisco Jares de Queiroz Silva

MÉDICO NEUROLOGISTA – CRI / CRA
José Edvaldo Guimarães Junior

MOTORISTA – ZONA RURAL – DISTRITO PALMA
Abdenego Felipe Silva Andrade

NUTRICIONISTA – CAPS
Edinalva da Silva Tomaz Aureliano

PSICÓLOGO – NASF
Yanne Kalini Medeiros de Araújo

PSICÓLOGO – CENTRO CLÍNICO GERSON FEITOSA E CRI/CRA
Michelline Medeiros de A. Amaral

PSIQUIATRA – CAPS
Fernando de Oliveira Cano

TÉCNICO EM ENFERMAGEM – ESF
Juliana Dantas de Andrade
Joelma Maria Nunes
Lucilene dos Santos
Maranda Michelly da Silva Gadelha
Maria Aparecida de Moura Adelina
Betania de Medeiros Azevedo
Elline Monalysa Souza Soares
Franciele Raquel Campelo Dantas
Maria Solange da Silva
Maria Zilda Valle de Medeiros
Jessyca Muriely de Medeiros Dantas
Sueli Santos da Silva
Rosidalva Emilia do Nascimento
Aguida Maria Mendes
Cinthia Oliveira de A. dos Santos
Ginaldo Alves de Lima
Almaisa de Medeiros Brito
Sandra Gonçalves de Araújo
Danielly Ruth Brito da Costa
Adeilsa de Almeida Silva
Victor Hugo Rodrigues de S. Araújo
Joice Pereira da Silva
Sandra Medeiros
Ezigemilson Silva de Faria
Ana Santana Vale dos Santos

TÉCNICO EM ENFERMAGEM – FUS
Vitoria Regina Nobrega de Melo E
Fabia Catarina Souza Cunha
Maria Socorro Lucena de Medeiros
Adriana Caldas Jeronimo

TERAPEUTA OCUPACIONAL – CAPS
Areta Muniz de Araújo

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sindicato dos Servidores aguardará nova proposta do Município para a Educação até o dia 05 de fevereiro


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caicó oficializaram nesta quarta-feira (16), a formalização da decisão da categoria, que em assembléia nesta terça rejeitaram a proposta apresentada pelo Município, para quitar as dívidas deixadas pelo ex-prefeito Bibi Costa (PR), referente ao mês de dezembro aos servidores lotados na Educação.

Sindicalistas disseram ao Blog que uma proposta para ser acatada pela categoria deve contemplar todos os profissionais, e a que o Município apresentou, de acordo com eles, deixavam de contemplar os 139 funcionários que recebem com recursos próprios do Município. “A proposta beneficiava apenas os que recebem com recursos do Fundeb, e deixavam os demais de fora, já que o Município não tem recursos próprios suficientes. E proposta que deixa alguém de fora não é boa”, disse o professor Antônio Neves.

O Sindicato espera até o dia 05 de fevereiro uma nova proposta do município. A categoria não descarta um adiamento do ano letivo, previsto para ser iniciado no dia 18 de fevereiro, caso o impasse não seja resolvido.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Em reunião com Sindicato Roberto Germano apresenta proposta do pagamento da Educação


O prefeito de Caicó, Roberto Germano (PMDB), reuniu-se na tarde desta segunda-feira (14) com o Sindicato dos Servidores Municipais. Na pauta, a negociação do pagamento do mês de dezembro passado dos servidores da Educação. Além de Roberto e da diretoria do sindicato, esteve presente o vice-prefeito, Oriel Segundo, e a secretária Municipal de Educação, Socorro Mariz.





Na reunião foi dito que o dinheiro que tem disponível, no valor de 640 mil reais, dá pra pagar o pessoal que recebe dos recursos do Fundeb. Pela proposta, 40% receberiam no próximo dia 21, de imediato o salário integral, e os 60% o dinheiro que tem só dá pra pagar metade do salário, e o restante seria parcelado nos meses seguintes, e se arrecadação for satisfatória, o Municipio se compromete em pagar de forma integral.

Como a primeira cota do FPM deste mês foi zerado, o dinheiro disponível de recursos próprios na conta da prefeitura, e que pode ser utilizado para pagar o pessoal que não estão incluídos no Fundeb, como os lotados na Biblioteca Olegário Vale, Escola Júlia Medeiros e o próprio quadro funcional da Secretaria de Educação, é de pouco mais de 4 mil reais. Como eles não podem ser pagos com recursos do Fundeb, dependerão das arrecadações futuras.


“Foi uma reunião positiva, de pé no chão, de sinceridade. O sindicato, lógico, defendendo o interesse dos servidores e a gente mostrando a realidade do município. A nossa proposta foi de pagar 60% com recursos do Fundeb e uma parte vai receber 100%. É importante a gente mostrar que a folha total é mais de 900 mil reais e só temos cerca de 600 mil reais”, explicou o prefeito.


Já para a secretária Socorro Mariz, o encontro com a diretoria do Sindicato foi transparente e “discutimos com muita propriedade os problemas do pagamento em atraso, especialmente o mês de Dezembro. Essa é a nossa proposta, pois ainda temos compromissos com o piso dos professores e um terço de férias a pagar”. O sindicato tem Assembléia marcada para as 8 horas da manhã desta terça-feira (15) com a categoria, onde na oportunidade discutirá com os servidores a proposta apresentada pela prefeitura.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Escola Caicoense é destaque em revista de renome no Brasil


A edição nº 15 da Revista Pátio, que está chegando nas escolas este mês, trás como um dos temas principais a Homofobia na Escola, entrevista feita por Karen Viscard realizado com representantes de escolas brasileiras de várias partes do país.

O fato interessante é que a Escola Municipal Severina Brito da Silva, da rede municipal de educação de Caicó, é um dos destaques da revista.

Através de entrevista feita com a direção da escola, Karen descreve o modo como a escola caicoense tem enfrentado a temática da homofobia através de projetos, rodas de conversas, planejamento contínuo e atividades em sala de aula, fato esse que tem repercutido positivamente, uma vez que a escola não registra casos de homofobia em sua história recente.

OPINIÃO DA DIREÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL SEVERINA BRITO DA SILVA

Entendemos que o fato da nossa escola ter sido citado numa revista de abrangência nacional, como é o caso da Pátio, é reflexo dos avanços que a educação de Caicó tem alcançado, uma vez que essa temática, assim como outras, são abordadas pelas nossas escolas.

Apesar das dificuldades financeiras, estruturais, da falta de reconhecimento por parte dos gestores, dos direitos negados e atrasos dos salários, o nosso quadro de educadores é composto por um significativo número de heróis, com ótimo nível de escolaridade, com vontade de “arregaçar as mangas” e garimpar verdadeiras jóias nas mentes de nosso alunado.

Fazemos questão de afirmar que a escola pública de Caicó tem feito, apesar de diante de uma realidade adversa, verdadeiros milagres, e que os avanços obtidos deve-se, principalmente, a determinação de professores compromissados com a formação dos cidadãos caicoenses. 

"Vamos encontrar um jeito de pagar a dívida da educação deixada pelo meu antecessor" diz Roberto


O prefeito Roberto Germano (PMDB) confirmou que se reunirá nesta segunda-feira (14) com o Sindicato dos Servidores Públicos de Caicó. O objetivo é encontrar uma solução para que os salários de todos os servidores da Educação relativos a dezembro sejam pagos pela atual administração. A dívida não foi paga pelo seu antecessor, Bibi Costa (PR).

“Temos o pagamento de dezembro, um terço de férias que ficaram atrasados e agora vamos ter o aumento do piso. Já havia recomendado a secretária de Educação que agora, após a chegada do FPM, convocasse o sindicato para uma conversa, onde encontraremos uma proposta para iniciar o pagamento dos servidores da educação. Como a primeira parcela do FPM zerou e ainda ficamos devendo mais de 300 mil reais que será descontado da próxima parcela, não está sendo fácil, mas vamos resolver”, disse.
“Da mesma forma que tenho que pagar dezembro, já que o ex-prefeito não pagou, tenho que garantir o salário destes mesmos servidores no primeiro mês da minha administração. Os servidores da educação estão apreensivos e com razão. Tem feira pra pagar, tem compromissos do final de ano, tem mês de férias pra descansar e tudo isso gera despesa. Vamos encontrar uma forma de quitar essa divida”, finalizou.