Páginas

Quem sou eu?

Minha foto
Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

sábado, 7 de abril de 2012

Justiça declara ilegalidade da greve dos servidores públicos de Natal



O desembargador Vivaldo Pinheiro, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, concedeu tutela antecipada decretando a ilegalidade do movimento grevista dos servidores da Prefeitura do Natal. Pinheiro também determinou o imediato retorno dos servidores às atividades de trabalho sob pena de pagamento de multa por dia de atraso.

A decisão do desembargador, de plantão no feriadão, foi em resposta a uma Ação Cível Interposta pela Procuradoria Geral do Município. A Prefeitura elencou os prejuízos causados pela greve com a interrupção de serviços prestados à população, notadamente na área de saúde pública. Um dos principais argumentos em relação ao caráter abusivo da greve foi a paralisação dos guardas municipais que são responsáveis pela proteção dos prédios públicos.

A paralisação da Guarda Municipal não obedeceu sequer ao dispositivo legal que obriga o trabalho de pelo menos 30 por cento do efetivo. Por causa disso, a prefeita recorreu à governadora Rosalba Ciarlini e a PM passou a oferecer segurança em diversas unidades de saúde que oferecem atendimento de urgência 24 horas.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsenat) emitiu um comunicado à 
imprensa na manhã deste sábado (7) e repudiou a decisão da Justiça 
de entender a paralisação dos servidores da Prefeitura como ilegal.

"Por três meses tentamos, exaustivamente, negociar com a Prefeitura do
Natal o cumprimento da data-base e demais reinvindicações dos servidores
municipais. Neste tempo tivemos acordos não cumpridos e pleitos que
chegaram a ser publicados no Diário Oficial, mas, não foram implantados
no contracheque do servidor, como o Adicional da Banda Sinfônica", diz
um dos trechos da nota.

O Sindicato comunicou ainda que os servidores do município em greve irão realizar um protesto em frente à 
Prefeitura na próxima segunda-feira, 9. Ainda segundo a nota, "a greve dos agentes de saúde está decretada e mantida a partir de segunda-feira".

Dia Mundial da Saúde é dedicado aos idosos



Celebrado neste sábado, 07 de abril, o Dia Mundial daSaúde será dedicado aos idosos. Estima-se que, em 2050, 400 milhões de homens e mulheres terão mais de 80 anos, número muito superior aos 14 milhões que compunham a população nesta faixa-etária na década de 1950. Resultado dos avanços da medicina e do desenvolvimento de diversas nações, o aumento da expectativa de vida é motivo de comemoração, mas, ao mesmo tempo, também desparta preocupação. Isto porque a queda da taxa de natalidade verificada atualmente fará com que, em pouco tempo, a quantidade de idosos supere a de crianças com menos de 5 anos. E, para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a sociedade não está preparada.

Segundo relatório divulgado nos últimos dias,os chamados países pobres e em desenvolvimento são os que estão passando por este "processo de envelhecimento" mais rapidamente. No Brasil, na China e na Tailândia, por exemplo, a porcentagem de indivíduos com 65 anos ou mais subiu de 7% para 14% em apenas duas décadas. Na França, o mesmo crescimento levou 100 anos para ser registrado.

"As pessoas com idade avançada dos países de baixas e médias economias têm hoje um risco quatro vezes maior de morte e incapacidade por doenças não transmissíveis do que as populações dos países ricos", alerta a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

Deste modo, a entidade tem como objetivo implementar uma política para incentivar, desde a infância, a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e o não-consumo de álcool e cigarros, e a realização de exames médicos preventivos. Acredita-se que, assim, os riscos de problemas crônicos seriam sensivelmente diminuídos, possibilitando que a população mais velha participe de forma mais intensa na sociedade.

"Quando um homem de 100 anos termina uma maratona, como ocorreu no ano passado, temos que reconsiderar as definições convencionais de que significa ser velho. Já não se sustentam os estereótipos de séculos passados", conclui Margaret.

Sábado de Aleluia


 

O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. Nas Filipinas, nação notoriamente católica, chama-se a este dia Sábado Negro. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.

Na tradição católica, é costume os altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, excepto o da Confissão. São permitidas exéquias, mas sem celebração de missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma deviático, isto é, em caso de morte.

Muitas das igrejas de comunhão anglicana seguem estes mesmos preceitos. Já a Igreja Ortodoxa, bem como os ritos católicos orientais, seguem as suas próprias tradições e possuem terminologia própria para estes dias e respectivas tradições e celebrações. Como é de esperar, apesar de a Páscoa e os dias relacionados serem importantes para todas as tradições cristãs, do Mormonismo ao Catolicismo, as celebrações variam grandemente.

Antes de 1970, os católicos romanos deviam praticar um jejum limitado: por exemplo, abstinência de carne de gado, mas consumo de quantidades limitadas de peixe, etc. Em alguns lugares, a manhã do Sábado de Aleluia é dedicada à "Celebração das Dores de Maria", onde se recorda a "hora da Mãe", sem missa.

É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.

O Sábado Santo pode cair entre 21 de março e 24 de abril No Sábado Santo, é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa.

Sábado: remonta à Criação, passa pelo Êxodo e vai até ao fim do Apocalipse.

Fatos históricos do dia 7 de abril



Odisséia de Marte  

 
Em 07 de abril de 2001, a sonda espacial Mars Odyssey 2001 da NASA sai da Flórida, rumo ao Planeta Marte. O objetivo era explorar o planeta e conseguir verificar a composição da superfície marciana, adquirindo informações sobre os perigos de radiação para futuros exploradores humanos.

1550 - É estabelecido em Bogotá, na Colômbia, o primeiro Tribunal de Audiência.
1831 - O imperador do Brasil, Dom Pedro I, é obrigado pelo exército a abdicar em favor de seu filho, que recebe o nome de Dom Pedro II. 
1863 - Tropas francesas, que apoiam Maximiliano I como imperador do México, tomam a Catedral de Puebla. 
1881 - Através de um decreto real, a Constituição Espanhola de 1876 é aplicada em Cuba.
1885 - Nasce Alberto Ureta, poeta mexicano. 
1889 - Nasce Gabriela Mistral, poetisa chilena, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 1945. "Gabriela Mistral" era na verdade um pseudônimo. Seu nome verdadeiro era Lucila Godoy Alcayaga.
1906 - No sul da Itália, o vulcão Vesúvio entra em erupção e destrói a cidade de Ottaiano.
1912 - Ocorrem as primeiras eleições em Buenos Aires com voto secreto e obrigatório. 
1926 - A irlandesa Violet Gibson atira em Mussolini, ferindo-o no nariz.
1939 - Tropas italianas invadem a Albânia.
1939 - Nasce Francis Ford Coppola, cineasta norte-americano. 
1943 - II Guerra Mundial: ofensiva japonesa nas ilhas Salomão.
1944 - Nasce Gerhard Schroeder, chanceler alemão. 
1947 - Morre Henry Ford, magnata da indústria automobilística norte-americana.
1966 - A bomba H, que tinha caído 3 meses antes de um avião dos Estados Unidos, é recuperada em Palomares, na Espanha. 
1969 - O bicampeão mundial de Fórmula 1 Jim Clark morre aos 32 anos de idade em um acidente, durante uma corrida de Fórmula 2 em Hockenheim, na Alemanha.
1970 - O ator norte-americano John Wayne obtém o Oscar de melhor ator. 
1980 - Os Estados Unidos rompem relações diplomáticas com o Irã, lhe impondo restrições comerciais. 
1989 - O Parlamento da Polônia aprova, por maioria, a reforma constitucional e as leis de liberdade sindical, associação e ordenação eleitoral. 
1992 - O Parlamento Europeu ratifica o Tratado de Maastricht para a União Européia. 
1994 - Começaram em Ruanda os conflitos entre hutus e tutsis, que levaram à morte de mais de 500 mil tutsis.
1999 - A Iugoslávia fecha os principais pontos de fronteira de Kosovo, impedindo aos albaneses étnicos sair do país. Calcula-se que o numero de refugiados tenha atingido meio milhão de pessoas.
1999 - O laboratório Lawrence Livermore dos EUA consegue obter, pela primeira vez, a fusão nuclear com um equipamento portátil de raios laser. 
2001 - A sonda espacial Mars Odyssey 2001 da NASA sai da Flórida, rumo ao Planeta Marte.

Caicó

07-04-1889
Por iniciativa do acadêmico Janúncio da Nóbrega Filho, instalou-se na cidade de Caicó o ‘Clube Republicano’, que teve como seu primeiro presidente, o octogenário Manoel Sabino da Costa, que tomara parte na Confederação do Equador, em 1824.


07-04-1962
Nasce em Caicó, Geomar Brito Medeiros. Diplomado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987), fez um curso de Mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP, na área de Direito Processual Civil. Em 1990, por concurso público, tornou-se promotor público. E, posteriormente ingressando na Magistratura, foi Juiz de direito em Cruzeta, Martins e em Mossoró. Atualmente, é titular da 11ª Vara Cível, em Natal. Homem culto, possui diversos trabalhos publicados.
07-04-1979
 Há 101 anos,   falecia em Caicó , o senhor Pretinho Frade, avô do atual deputado estadual Vivaldo Costa e do prefeito Bibi Costa.

 07-04-1940 
  Há 72 anos,  nascia o comerciante Francisco das Chagas da Silva, conhecido por "Chaguinha do Mercardo". Está de parabéns.

07-04-1974

 Há 38 anos,  falecia vítima de um acidente automobilístico, Joaquim Gregório Filho.

07-04-1981 
 Há 31 anos,   falecia Luciamar Santos.

  07-04-1992 
  Há 20 anos,  falecia em Caicó/RN, o ex-funcionário do Banco do Brasil, Adonias Brito.

 Há 19 anos, no dia 07/04/1993, falecia a Dra. Maristela Diniz.

Colaboração: Adelço Ganhador e   http://lucianovale.blogspot.com.br

DIA DO JORNALISMO – 7 DE ABRIL


 
Este é o dia oficial da profissão de jornalista. Esta comemoração foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa como homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró. Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou a que D. Pedro I abdicasse em 1831, no dia 7 de abril.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser “Dia do Jornalista”. O seu portal de notícia saúda neste 7 de abril, Dia Nacional dos Jornalistas, a todos trabalhadores e trabalhadoras que, nas redações de jornais e revistas, estúdios de rádio e TV, nas mídias eletrônicas, escolas e assessorias de imprensa; escrevendo, editando, desenhando, fotografando, filmando, ensinando, narrando ou apresentando notícias em todos suportes, exercem esta profissão que é um dos pilares mais visíveis da democracia.

Fonte: Marcelo Abdon

Governo Estadual sanciona a Lei Complementar Nº 465 – Reajusta os vencimentos do magistério estadual




LEI COMPLEMENTAR Nº 465, DE 29 DE MARÇO DE 2012.

Reajusta os vencimentos básicos dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Art. 1º Ficam reajustados os vencimentos básicos dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação, pertencentes ao Quadro Funcional do Magistério Público Estadual de que trata a Lei Complementar Estadual nº 322, de 11 de janeiro de 2006, cuja jornada de trabalho dos respectivos titulares corresponda a trinta horas semanais.

§ 1º Conforme o art. 2º, § 2º, da Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, serão abrangidos pelo reajuste de que trata o caput deste artigo somente os titulares dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação que desempenhem, no âmbito das unidades escolares de educação básica e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), incluindo as Diretorias Regionais de Ensino (DIREDs), as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, compreendendo as funções educacionais de:

Para continuar lendo clique no link abaixo:

http://187.60.79.2/dei/dorn/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20120330&id_doc=374005

Programa deve dobrar presença nas escolas públicas este ano

 

O Programa Mais Educação já é uma realidade para 2,8 milhões de estudantes em todo o Brasil. Até 15 de abril, escolas e secretarias municipais e estaduais de educação pré-selecionadas podem fazer a adesão no portal do MEC. O Mais Educação foi lançado em 2008 e hoje está em 15 mil escolas públicas. Este ano, a meta é incluir mais 15 mil escolas, sendo 5 mil da zona rural. As escolas que integram o programa passam a adotar jornada diária com no mínimo sete horas. Entre os 10 macrocampos de conhecimento oferecidos pelo programa, a escola pode escolher seis, sendo um deles obrigatório, que é o acompanhamento pedagógico. Em geral, as escolas escolhem uma atividade educativa complementar na área de artes e cultura ou esportes.

“Nós não queremos ampliar o tempo das crianças da escola para que outros saberes povoem a vida delas e encubram o não aprendizado daquilo que é fundamental, que é o aprendizado da leitura, da escrita, de cálculos”, ressalta Jaqueline Moll, diretora de currículos e integração integral da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. Podem fazer a adesão as escolas que atendam estudantes de famílias de maior vulnerabilidade social e estejam na lista das pré-selecionadas pelo MEC. A adesão é feita na internet pelo Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec).

Vantagens – O Mais Educação é realidade desde 2009 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ruth Rosita de Nazaré Gonzales, em Belém, no Pará. Duas vezes por semana, os alunos têm três horas a mais de atividades na escola, incluindo acompanhamento pedagógico em matemática e português. Estudantes das universidades estadual e federal do Pará são responsáveis pelas aulas de reforço, orientadas pelos professores regulares. “O Mais Educação trouxe grandes vantagens para a escola, como por exemplo, mais recursos pedagógicos. E já observamos melhoria no processo de ensino-aprendizagem, com menos repetência e redução da evasão escolar”, afirma a diretora Márcia Ruiz. Entre as atividades extras, há aulas de futebol, de coral e de banda escolar. “Estamos vivendo o trânsito de uma educação centrada em turnos para uma educação de dia inteiro, que é o modelo de países que tanto admiramos. É preciso pensar em um tempo alargado de permanência das crianças na escola como um legado do país para as próximas gerações ”, afirma Jaqueline Moll.

ERA OU NÃO ERA ASSIM?




Era bem mais que isso, no entanto, estamos todos vivos, sem traumas e felizes...

Blog professor Antônio Neves

sexta-feira, 6 de abril de 2012

SP: secretaria afasta diretora de escola que obrigava alunos a rezar




Os alunos da Escola Estadual Gertrudes Eder, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, já se acostumaram, desde o ano passado, a rezar o pai-nosso todos os dias, antes das aulas, na quadra da escola. A regra vale para os turnos da manhã e da tarde. Funcionários da instituição dizem não haver obrigação: é possível ficar em silêncio na hora do pai-nosso. Mas o fato é que todos os alunos têm que ouvir a oração. As informações são do jornalFolha de S. Paulo.

O estudante do nono ano da escola, Guilherme Marçal, 13 anos, se declara ateu e declarou se sentir constrangido com o olhar de reprovação dos colegas e professores diante do seu silêncio. "Antes, rezava porque tinha vergonha de ficar quieto. Agora não tenho rezado mais", disse. A família do jovem chegou a reclamar à escola, que respondeu dizendo que a maioria concordou "democraticamente". A iniciativa da reza é da diretora Rosa Machado, que, indagada, orientou a reportagem a falar com a Secretaria de Estado da Educação. Procurada pela reportagem do jornal nesta quinta-feira, a secretaria informou que proibiu a prática do pai-nosso e decidiu afastar a diretora "preventivamente" para apurar o fato, já que obrigar alguém a rezar em escola pública é inconstitucional.

Por que ovo, coelho e chocolate são símbolos da Páscoa?

Presentear os familiares e amigos com muito chocolate faz parte da tradição nesta época do ano. Mas por que o ovo, os doces e até mesmo o coelhinho fazem parte da celebração da Páscoa?

Nesta semana, até o Papa Bento XVI se rendeu aos encantos da Páscoa. Ele ganhou de uma confeiteira italiana um ovo de chocolate que pesa 250 kg e tem mais de 2 m de altura. Segundo pesquisadores , a tradição remete às festividades feitas pelos povos antigos para marcar o início da primavera no Hemisfério Norte. Alguns costumes existem desde aquela época, mas outros símbolos ganharam espaço ao longo da História. Saiba mais clicando no link acima.

  Veja a seguir curiosidades sobre essa celebração. 


Qual a origem da Páscoa?
Hoje a Páscoa é uma celebração religiosa, associada ao cristianismo e ao judaísmo, mas nem sempre foi assim. ‘A Páscoa tem sua origem no período pré-religioso judaico e cristão. Era associada a uma festa em celebração ao começo a primavera no Hemisfério Norte. Por isso que muitos símbolos que estão presentes até hoje, como o coelho e o ovo, lembram a primavera’, afirma o professor de teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Érico João Hammes. 

Segundo ele, a celebração começou a ser feita pela comunidade cristã somente a partir do século 4, para marcar a ressurreição de Jesus Cristo. Já no judaísmo, a Páscoa é chamada de Pessah e teve origem com a libertação dos judeus no Egito depois de um longo período de escravidão.


Por que a Páscoa não tem uma data fixa?


Enquanto o Natal é celebrado todos os anos no dia 25 de dezembro, considerada a data de nascimento de Jesus Cristo, a Páscoa não tem uma data fixa porque segue o calendário lunar. ‘É o primeiro domingo após a primeira lua cheia de primavera no Hemisfério Norte, ou do outono no Hemisfério Sul’, explica o professor Érico João Hammes. Este ano vai acontecer no dia 8 de abril, mas pode ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

Já no judaísmo, a Pessah ocorre sempre no primeiro dia de lua cheia da primavera, ou do outono no caso do Hemisfério Sul. Neste ano, será nesta sexta-feira, dia 6.



A tradição dos ovos de chocolate surgiu quando?

 
Ao contrário do coelho e dos ovos, que estão ligados à celebração da Páscoa desde as civilizações mais antigas, o chocolate é uma introdução mais recente, contemporânea. ‘Primeiro vieram os doces e, a partir das primeiras décadas do século 20, o chocolate. A associação dos doces com a Páscoa dá-se pelas conotações de satisfação derivada do consumo de açúcares e que compõe o quadro de festa da fertilidade’, afirma o professor da USP, Pedro Paulo Abreu Funari. 

O professor de Teologia da PUC Érico João Hammes afirma que com o passar do tempo os ovos de aves, principalmente da galinha, começaram a ser substituídos por ovos feitos por açúcar. ‘Há 60 anos o chocolate era muito raro, especialmente para as classes mais pobres. Então era comum um ovo feito só de açúcar para marcar a alegria da festa. Hoje o chocolate está mais barato e se tornou o grande símbolo da celebração’, afirma. Segundo ele, muitas culturas ainda preservam a tradição dos ovos de galinha decorados. ‘No Sul do Brasil, as famílias de origem alemã e polonesa mantém a tradição de usar o ovo com recheio de amendoim e açúcar. Já na Europa, as cascas decoradas são penduradas nas árvores’.


Por que é tradição comer peixe na Sexta-Feira Santa?

 
Chamada de Sexta-feira Santa ou Sexta da Paixão para os cristãos, esse dia marca a morte de Jesus Cristo e o seu sofrimento ao carregar a cruz e ser crucificado. Como penitência, os cristãos costumam evitar carne vermelha nessa data, optando apenas pelo peixe.

O teólogo Érico João Hammes explica que, a partir do sábado, os cristãos podem comer muito, principalmente carne. ‘Aí entra a carne de cordeiro, símbolo muito comum no judaísmo, e que também aparece na ceia de Páscoa nas culturas cristãs’, explica.


Por que o coelho e ovos?

Na tradição atual, o coelho esconde ovos coloridos em ninhos para que as crianças possam procurá-los como presente de Páscoa. Para o professor de História da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Paulo Abreu Funari, esses símbolos referem-se à primavera do Hemisfério Norte e ao ciclo agrícola, sendo sempre ligados ao conceito da fertilidade. ‘Por esse motivo os símbolos são associados à reprodução, como o coelho que se reproduz muito e com rapidez. Daí também derivam os ovos, pois remetem ao novo ser que nascerá’, afirma. 

De acordo com o professor de Teologia da PUC-RS, Érico João Hammes, as culturas antigas do Hemisfério Norte celebravam o início da primavera e o catolicismo se apropriou dessas tradições, como também fez o judaísmo.

Educação: Observatório verifica 1.121 agressões em escolas no ano passado, 140 contra professores

Porto, 06 abr (Lusa) -- O Observatório de Segurança em Meio Escolar (OSME) registou, no passado ano letivo, 1.121 agressões em estabelecimentos de ensino básico e secundário, 140 das quais contra professores, número inferior ao ano anterior, revelou o Ministério.

Das agressões verificadas no ano letivo passado, que representaram quase metade das ocorrências que tiveram lugar nas escolas, 874 foram contra alunos, mais 30 do que no ano letivo de 2009/2010, enquanto as que foram cometidas contra professores desceram de 169 para 140, com as agressões a funcionários a passarem de 102 para 107.

Do total das 3.326 ocorrências registadas pelo OSME em 2010/2011, acima das 3.138 do ano letivo anterior, 46,1 por cento foram atos contra a liberdade e integridade física, uma descida de seis décimas face a 2009/2010, enquanto a segunda categoria mais presente nos registos foi a de atos contra equipamentos escolares, de 20,5 para 18,9 por cento.

Bento XVI celebra Sexta-Feira Santa em clima de incerteza

 
Milhares de pessoas participam da tradicional Via Crucis noturna no Coliseu de Roma, que lembra o calvário de Cristo 
 
O papa Bento XVI, que este mês completa 85 anos, comemorou a Sexta-Feira Santa em um clima de incerteza para a Igreja Católica, confrontada pelo questionamento de seus dogmas em matéria moral e preocupada com a crise econômica que afeta a humanidade.

"Em nosso tempo, a situação de muitas famílias se vê agravada pela precariedade do trabalho e por outros efeitos negativos da crise econômica", disse o Papa ao final da tradicional Via Crucis noturna no Coliseu de Roma, que lembra o calvário de Cristo.

O rito foi presidido pelo Papa do terraço do Monte Palatino, em frente ao importante anfiteatro e contou com a participação de milhares de peregrinos que levavam tochas e velas ao redor do célebre monumento romano que rememora o martírio dos primeiros cristãos.

"A experiência do sofrimento e da cruz marca a humanidade, marca inclusive a família; quantas vezes o caminho se faz fatigoso e difícil. Incompreensões, divisões, preocupações pelo futuro dos filhos, doenças, dificuldades de tipos diversos", completou.

O sugestivo rito noturno, que foi transmitido diretamente a diversos países do mundo, foi aberto pelo cardeal viário de Roma, Agostino Vallini, que carregou a cruz na primeira estação, seguido por famílias de Itália, Irlanda, Burkina Faso e Peru. "Na aflição e na dificuldade, não estamos sós; a família não está só: Jesus está presente com seu amor", afirmou o Papa, que vestia paramentos vermelhos e parecia estar em bom estado físico.

Depois do retorno de sua importante viagem a México e Cuba, o Papa iniciou na quinta-feira a maratona de celebrações da Semana Santa, a data mais importante do calendário católico, que será concluído com a missa do Domingo de Ressurreição na praça de San Pedro e a bênção "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo).

Na quinta-feira, o Papa celebrou a missa pedindo aos cristãos que "se ajoelhem" perante Deus para melhor resistir ao "poder do mal", durante uma cerimônia cujas oferendas serão enviadas aos refugiados sírios, vítimas do conflito no país.

Durante esta missa solene, celebrada na Basílica São João de Latrão, o Sumo Pontífice seguiu a tradição lavando os pés de doze padres da diocese de Roma, como Cristo fez com seus apóstolos durante a Última Ceia, antes de sua prisão e crucificação.

Mais cedo, durante a solene Missa Crismal celebrada na Basílica de São Pedro, a primeira da Quinta-Feira Santa, o Papa condenou os apelos à desobediência, tais como os lançados na Áustria pela ordenação de mulheres. O Pontífice considerou que esta atitude constitui um "impulso desesperado" e não o caminho para a renovação de uma Igreja que está "em uma situação dramática".

"Recentemente, um grupo de sacerdotes de um país europeu fez um apelo à desobediência, também deram exemplos concretos de como expressar essa desobediência", relatou o Papa para os 1.600 cardeais, bispos e padres presentes. Esta contestação, afirmou, é a favor da ordenação de mulheres. Sobre isso, "João Paulo II já havia declarado, de maneira irrevogável, que a Igreja não recebeu qualquer autorização do Senhor para tanto".

O Papa respondeu ao movimento austríaco "Iniciativa dos padres", que fez em junho de 2011 um "apelo à desobediência religiosa" e um pedido por reformas na Igreja. Este movimento sempre foi muito bem recebido pelos fiéis e clero austríaco e em outros lugares. "A desobediência é um caminho de renovar a Igreja?", perguntou o Papa, antes de contestar: "O que é necessário é uma configuração a Cristo, e assim, necessariamente, uma renúncia da alardeada auto-realização".

"Mas como deve ser feita esta configuração a Cristo na situação dramática vivida pela Igreja hoje?", questionou o Papa, que reconheceu certa sinceridade nos esforços desses reformista. "Queremos acreditar que os autores deste apelo são motivados por sua preocupação com a Igreja, convencidos de que temos de enfrentar a lentidão das instituições por medidas drásticas para abrir novos caminhos". "Mas será que está correto agir com o ímpeto desesperado de transformar a Igreja de acordo com desejos e ideias pessoais?", questionou.

Segundo Bento XVI, o próprio Cristo havia "corrigido tradições humanas que ameaçavam sufocar a palavra e a vontade de Deus", opondo-se aos sacerdotes judeus de sua época. Mas ele fez isso "para despertar a verdadeira obediência à vontade de Deus". O Papa negou que a Igreja Romana queira "defender o status quo, o endurecimento da tradição", referindo-se ao Concílio Vaticano II (1962-1965), que marcou a abertura da Igreja ao mundo moderno.

"Não! Quem olha a história da época pós-conciliar é capaz de reconhecer a dinâmica da verdadeira renovação, que frequentemente toma formas inesperadas em um movimento cheio de vida", disse. Durante a missa, que é uma oportunidade dos padres renovarem a sua fidelidade à Igreja, o Papa estimulou todos à excelência e a não serem meros servos da Igreja: os fiéis "nunca devem ter a sensação de que cumprimos o nosso cronograma de trabalho, mas que antes e depois nos preocupamos com nós mesmos". "Um padre nunca pertence a si mesmo", concluiu.

Obrigação ou problema? Brasil debate a religião na escola pública

 
A constitucionalidade da prática do ensino religioso em escolas públicas será analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em breve. Fora dos tribunais, partidários defendem pontos de vistas opostos enquanto aguardam pela decisão da Justiça. De um lado, estão os que vêem na disciplina uma porta para ensinamentos sobre respeito a amor ao próximo. De outro, aqueles que enxergam a matéria como uma oportunidade para imposição de valores apenas de determinados grupos.

Para Roseli Fischmann, por exemplo, "as escolas públicas devem servir a todo cidadão e contribuir para formar um princípio de cidadania que não beneficie nenhum grupo em particular". Professora da pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, ela questiona a constitucionalidade do ensino religioso, o que considera "uma prática muito grave".

Na outra ponta da corda está o deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), autor de projeto de lei que propõe a matéria como obrigatória, mas que prevê a preservação do caráter facultativo da matrícula pelo aluno. A proposta está tramitando na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e obteve voto favorável do relator, o deputado Pedro Uczai (PT-SC).

"Embora nosso País seja laico, quer dizer, não tenha uma religião oficial, a constituição foi promulgada em nome de Deus. Ou seja, o País não tem uma religião oficial, mas não é um País ateu. Acredita-se em uma força superior cujo nome é Deus. Então, é possível darmos a nossos filhos pelo menos o pontapé inicial para que a alma deles se desenvolva com os grandes ensinamentos: respeitar pai e mãe, não cobiçar a mulher do próximo, não roubar, não matar", defende Feliciano.

Feliciano considera, contudo, que seu projeto não incentiva a doutrinação. Para ele, trabalhar com a conversão dentro de uma escola seria inconstitucional. Porém, o pastor indica a importância de transmitir ensinamentos como a fé e a existência de um criador. "Se o ensino religioso continuar facultativo, vai seguir insosso e insípido como é hoje. Existe preconceito dos professores e dos alunos", argumenta. O impacto da oferta do ensino nas escolas públicas também poderia ser detectado na redução da violência, prevê o deputado.

O caráter facultativo que está previsto na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação e, também, no acordo entre o governo brasileiro e a Santa Sé - legislações que regulamentam o ensino religioso no País - é questionado pela professora Roseli, principalmente porque a disciplina compõe o currículo do ensino fundamental, que agrega crianças entre 6 e 14 anos.

"Elas são vulneráveis, nem têm como se defender ou como debater seu ponto de vista", salienta. No estado de São Paulo, por exemplo, as aulas de ensino religioso do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nas escolas públicas são ministradas de forma transversal, ou seja, o conteúdo é distribuído nas demais disciplinas. Esse método impede que as famílias façam valer o direito de quererem ou não que os seus filhos se matriculem na disciplina. "O professor não vai falar 'agora é religião, quem não quer ouvir saia'. Mesmo que diga, os alunos podem sofrer discriminação dos colegas, até algum tipo de cobrança", opina a professora.

Oração antes da aula 
No Colégio Estadual Santa Cândida, em Curitiba, no Paraná, o ensino religioso faz parte da grade de disciplinas para os alunos do 6º e do 7º ano do ensino fundamental. A secretária-geral e pedagoga da escola, irmã Regina Mika, garante que a escola não privilegia uma única religião, mas procura oferecer conhecimento sobre diversos tipos de crença. Segundo ela, apesar de ser uma disciplina facultativa, todos os alunos participam, sem qualquer registro de reclamação dos pais. A pedagoga conta que, antes do início de cada turno de aula, é feita uma oração "pedindo a benção de Deus para o dia de trabalho", que é transmitida a todas as turmas por meio da rádio do colégio. "Mas é mais como uma mensagem", ressalva.

Existem escolas que defendem a existência de ensino religioso, mas oferecido como alternativa à transmissão de valores éticos, ou ainda trabalhando a história das religiões em sala de aula. É o que ocorre em algumas escolas particulares, como o Colégio ICJ, em Belo Horizonte (MG). No currículo, é oferecida a disciplina de Formação Humana. O ensino é "independente de qualquer religião", explica a professora Durce Alves, que cita sexualidade, atualidades e voluntariado como alguns dos temas desenvolvidos em aula.

A professora Roseli Fischmann encara a opção com ressalvas. Para ela, o ensino da história também apresenta diferenças, e seria necessário avaliar se o conteúdo está sendo transmitido de forma adequada. "É muito fácil que o estudo da história das religiões se transforme em uma doutrinação e numa comparação imprópria", justifica. O ensino inter-religioso pode gerar conflitos entre o que é trabalhado no ambiente escolar e o que os pais pretendem transmitir ao filho sobre religiosidade. "Mesmo que a escola faça uma escolha por interconfessionalidade, uma composição dessas religiões, quem garante que isso é do interesse da fé dos pais? Quem garante que isso não vai gerar discriminação?", indaga.

O papel do professor 
A crença do professor é outra questão levantada pela professora Roseli Fischmann. Afinal, falar sobre diversas religiões e propor atividades nesse sentido em sala de aula pode violar o direito do educador de ter sua própria fé, entende Roseli. Ela reforça que a crença pertence ao foro íntimo, à consciência de cada um. "Ninguém pode ser obrigado a falar alguma coisa diferente daquilo que crê", diz.

Por outro lado, essa fé também poderia condicionar a visão e o discurso do professor que se propõe a conduzir uma aula de ensino religioso. Para o deputado, o tema seria solucionado com a capacitação de pessoal. Em um dos pareceres da Comissão de Educação e Justiça da Câmara dos Deputados, o relator Pedro Uczai inseriu no PL 309/11 um parágrafo que prevê a criação, pelo Ministério da Educação (MEC), de diretrizes curriculares nacionais para o curso de Licenciatura Plena em Ensino Religioso, único que estaria credenciado para habilitar professores dessa disciplina, desconsiderando Teologia, Filosofia e outras áreas de conhecimento das humanas.

Para a professora Roseli Fischmann, a crença religiosa não é incompatível com uma educação autônoma em relação a valores e ética. Mas ela ressalta: "Não é dizer 'não faz isso porque Deus não gosta'. A criança deve ser educada para ter consciência e ser responsável por seus atos".

O tema deve ser analisado pelo STF a partir de uma ação movida por cinco organizações educacionais e de direitos humanos em março deste ano, que exige que seja assegurado o ensino religioso não confessional (sem vinculação com igreja ou religião específica). Um dos pontos contestados é a classificação do ensino como "parte integrante da formação básica do cidadão" (art. 33 da Lei de Diretrizes Básicas).

Matemático de 14 anos diz que não é gênio



Se o chamam de "gênio", Moshe Kai Cavalin fica incomodado. No entanto, aos 14 anos, está em dúvida se vai fazer uma pós-graduação em física teórica ou astrofísica, quando se diplomar este ano em matemática na universidade. Diz que tudo o que faz é, simplesmente, não perder tempo.

Não é que tenha despertado de repente, numa manhã, resolvendo de cara problemas avançados de álgebra com os quais os estudantes que têm o dobro de sua idade quebram a cabeça. Estuda conscientemente desde os 2 anos e considerá-lo "gênio" minimiza seu esforço. "Exatamente", diz Moshe Kai, no café da Universidade da Califórnia (UCLA), onde tem uma bolsa de estudos. "Gênio é só uma palavra, é como o coeficiente intelectual, é um número criado por pessoas que ignoram todo o restante que forma um individuo". "O que tento é buscar sabedoria através do conhecimento. E pôr em prática a sabedoria é muito melhor do que ser um gênio", precisou.

Por isso, Moshe Kai escreveu o livro We Can Do (Podemos fazer); primeiro em chinês e, depois, em inglês, "para ajudar os pais a estimularem seus filhos". "Cheguei a um ponto que muita gente considera impossível para minha idade", escreve. "Cheguei tão longe quanto a Lua, mas qualquer um que tente realmente pode ir além da Via Láctea".

Nascido em Los Angeles de mãe chinesa e pai brasileiro, de Porto Alegre (RS), Moshe Kai já sabia efetuar contas de adição e subtração aos quatro anos. Nesse momento, seus pais programaram um intenso plano educativo para que seu filho se destacasse em matemática, música, artes marciais e leitura.

Depois de rejeitar várias escolas - que o viam como fonte de distração para as outras crianças - Shu Chen Chien e Joseph Cavalin decidiram educá-lo em casa. O trabalho foi intenso, sem televisão; só eram permitidos videogames educativos, que o levaram a ganhar campeonatos internacionais de artes marciais, tirar um certificado de mergulhador e matricular-se na universidade, aos oito anos, onde brilha como um dos melhores alunos.

"Só tiro vantagem do que possuo", disse Moshe Kai, que usa sempre com um chapéu moderno e uma mochila xadrez. "Todos têm um potencial para serem especiais, e devem tirar vantagem disto, mas não o fazem. Por isso me consideram especial".

"Trabalho duro, planejo com antecedência e conquisto minhas metas", diz o jovem, que se lembra de todos os presentes que ganhou no aniversário e cita o filme Wall-E, da Pixar, como seu preferido.

"Nós, estudantes, temos que aproveitar todas as oportunidades que temos para aprender. Quando elas passam, não poderemos voltar atrás. Perguntem a qualquer sábio ancião", escreveu em seu livro.

A mãe lamenta ser criticada pela forma com que criou Moshe Kai. "As pessoas me perguntam por que pressiono tanto, mas eu não o pressiono, ele é feliz assim!", comentou Shu Chen, 47 anos, que vive com o filho e o marido, de 61 anos, numa residência familiar no campus universitário.

Mas Moshe Kai, apesar de suas conquistas intelectuais, não é um adulto em miniatura. Tem a timidez e o humor ingênuo de um adolescente de 14 anos, embora com respostas muito mais perspicazes do que a maioria das crianças de sua idade. "Meu livro não é sobre como ser um gênio ou ser inteligente. É sobre como viver melhor. E isso se aplica a mim, neste momento", disse.

Quando se graduar na universidade, provavelmente neste ano, Moshe Kai vai se especializar em matemática pura, astrofísica ou física teórica. "Mas só tenho 14 anos, tenho muito tempo para me decidir".

Depois, pensarei nas garotas. "Ainda sou muito jovem para me envolver numa relação. Será depois da pós-graduação", promete, e ri.

"Levou cinco segundos"
Para demonstrar seu ponto de vista, Moshe Kai convidou um amigo para a entrevista com a AFP; Jared Holgado, de 7 anos está, segundo Kai, mais avançado em álgebra do que ele quando tinha a sua idade. Jared, de cabelo preto e comprido até os ombros, tem um medo infantil de estranhos, frequenta a universidade com seus pais Nancy e Ferdinand, dois filipinos de 39 anos que chegaram aos Estados Unidos nos 1990.

"Ele sabia somar e multiplicar aos cinco anos. Não sei matemática muito bem, assim procurei alguém que pudesse ajudá-lo mais", explicou Nancy. É aí que entra o instrutor de matemática Dan Steinberg, que se dedica a trabalhar com meninos-prodígio: "Está terminando álgebra 1 e começando álgebra 2. Isso é normal para crianças de, talvez, 14 anos".

Steinberg escreve em seu celular "x^2 + 2x - 15 = 0" e pergunta ao menino a solução. Jared, que até o momento cobria o rosto com timidez, levanta o olhar, e responde: "(x - 3) (x + 5) = 0". "Acaba de resolver uma equação quadrática", explica o instrutor a uma atônita jornalista da AFP. "Só levou cinco segundos".

Especialistas discutem o uso de tablets por crianças





EUA e Reino Unido: 15% dos menores entre 3 e 8 anos usam o iPad de seus pais e 9% possuem o seu próprio

Apresentados como uma revolução para a educação, os tablets eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das crianças, embora os especialistas recomendem seu uso moderado para evitar problemas de conduta ou apredizagem. Segundo dados coletados no final de 2011 pela agência de marketing Kids Industries com 2,2 mil pais e crianças nos Estados Unidos e no Reino Unido, 15% dos menores entre três e oito anos utilizam o iPad de seus pais e 9% possuem o seu próprio; 20% deles têm o iPod Touch.

"É uma questão que surgiu nos últimos dois anos. Eles não conseguem tirá-los das mãos!", disse Warren Buckleitner, editor da publicação mensal na internetChildren's Technology Review, ao falar dos tablets e de sua atração para as crianças, num debate sobre o tema organizado esta semana em Nova York.

O mesmo estudo da Kids Industries indica que 77% dos pais ouvidos acreditam que a experiência dos filhos com o tablet os ajudam a aprender a resolver problemas, além de contribuir para desenvolver um pensamento criativo. No entanto, a utilização deste tipo de artefato pelos pequenos desperta, ao mesmo tempo, temores de problemas como o autismo, o Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou a falta de concentração.


"Definitivamente trata-se de equilíbrio. É preciso ser muito cuidadoso porque pode-se provocar muita histeria", informou Rosemarie Truglio, vice-presidente e pesquisadora da Sesame Workshop, uma organização americana que cria programas de televisão para crianças. "Há uma excitação nos menores por utilizar um tablet. As crianças necessitam fazer experiências com essas coisas reais", acrescentou Truglio durante uma conferência intitulada "Cérebros de crianças e videogames", organizada pela New American Foundation.

Para Lisa Guernsey, diretora para a Iniciativa de Educação Prematura da New America Foundation, também é necessário "diferenciar entre causa e associação", na hora de falar do aparecimento de problemas de conduta ou aprendizagem e por a "culpa" nos artefatos eletrônicos.

Guernsey, autora de um livro sobre a influência das novas tecnologias nas crianças, destacou a necessidade de "estabelecer parâmetros" e tentar educar as crianças para que se autorregulem frente à avalanche de informações que aparecem ante seus olhos.

Nesse sentido, lembrou o chamado "vídeo déficit", segundo o qual a aprendizagem através de uma tela produz resultados inferiores ao "cara a cara" com outra pessoa, e pôs em destaque a importância da comunicação com a criança.

Na mesma sintonia, Rosemarie Truglio admitiu que estudos comprovaram "a necessidade de uma interação adulto-criança" na aprendizagem, e que "interativo não significa educativo". Já Annie Murphy Paul, autora do livro sobre a ciência da aprendizagem que será publicado em breve, afirmou que "o pânico não é bom" na hora de pensar em tablets eletrônicos e crianças, embora também advirta que ainda falta comprovar "o valor" destes artefatos para os menores.

"O cérebro está mudando todo o tempo, cada vez que aprendemos algo novo", relativizou esta jovem mãe e especialista, que controla estritamente o tempo que seus filhos passam com estes artefatos.

Em meio à explosão das vendas de tablets e o desenvolvimento de aplicativos para crianças - um lucrativo negócio -, uma das tentações mencionadas durante o debate é a de querer utilizar os tablets como babás eletrônicas.

"O iPad é uma estante de brinquedos. Pode ser muitas coisas", destacou Warren Buckleitner, sugerindo aos pais "confiar em seu instinto", levando em conta "as infinitas variáveis" na aprendizagem de uma criança.

Governo promete para 2015 águas do Rio São Francisco no RN





O projeto de transposição do Rio São Francisco, que prevê a construção de dois grandes canais, o Eixo Norte e o Leste, que somam 713km de extensão, teve, novamente, seus prazos de entrega modificados. De acordo com estudos oficiais, a transposição irá assegurar oferta de água a cerca de 12 milhões de habitantes de 390 municípios do agreste e do sertão de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O Ministério da Integração deu um novo prazo para a conclusão da obra. Assegura, agora, que tudo vai ficar pronto em 2015. Anteriormente se tinha falado em 2013 e 2014. A obra, que é a maior atualmente em execução no Brasil, teve uma explosão em seus custos. Nos últimos cinco anos, ela passou de R$ 4,6 bilhões para R$ 8,18 bilhões (77,8% a mais).

Em 2011, a transposição ficou praticamente parada. Avançou apenas 5%. Foi justamente o ano dos acordos com as empreiteiras para a retomada das obras. Nove lotes chegaram a ficar parados. Hoje, os lotes 3, 4 e 7 estão abandonados e serão licitados novamente. O lote 4, por exemplo, que prevê a construção de cinco segmentos de canal, túnel, barragem, pontes e passarelas, em Pernambuco e no Ceará, teve apenas 13% de execução física, o pior avanço de toda a transposição. Outro ponto negativo do projeto é o desperdício de dinheiro público. Realizados a toque de caixa e com baixo detalhamento técnico, em razão da promessa oficial de inaugurar o Eixo Leste no último ano do governo Lula para fortalecer a candidatura Dilma Rousseff, os projetos executivos foram mal elaborados. No início das obras, as empresas pressionaram o governo para assinaturas de contratos aditivos milionários acima de 25% do valor original, teto permitido pela legislação. Em alguns lotes, de acordo com dados repassados pelo próprio Ministério da Integração Nacional no ano passado, os novos valores precisavam ser aumentados em até 60%.

O projeto
A ideia é interligar o São Francisco às bacias dos rios temporários do semiárido. O Eixo Norte vai levar água para o sertão de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O Leste vai beneficiar parte do sertão e as regiões do Agreste de Pernambuco e da Paraíba. A obra foi dividida em 16 lotes. Em dois deles, as intervenções são realizadas pelo Exército. Nos outros, por consórcios formados por empresas privadas. Além da interligação das bacias, o governo pretende executar um projeto de recuperação do São Francisco e de seus afluentes, pois vários desses rios sofrem problemas de assoreamento, decorrentes do desmatamento para atividades agrícolas.

Caixa vai reduzir juros para famílias e pequenas empresas


A Caixa Econômica Federal vai reduzir os juros para o crédito de famílias e financiamento para micro e pequenas empresas. O programa, chamado Caixa Melhor Crédito, que trará a redução das taxas e outras ações para facilitar o acesso ao crédito, será anunciado na próxima segunda-feira (9), às 11h. O banco não informou quais serão as taxas praticiadas nem quais produtos fazem parte do pacote.

O banco segue a ação do BB, que anunciou ontem um pacote de redução de juros das principais linhas de crédito para pessoas físicas e micro e pequenas empresas. Com o programa batizado de “Bom para Todos”, o banco estatal pretende elevar em R$ 26,8 bilhões os limites de crédito para micro e pequenas empresas e em R$ 16,3 bilhões os limites para pessoas físicas. 

Sexta-Feira Santa


 


A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.

 Igreja Católica

Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.

Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.

 Celebração da Paixão do Senhor


No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo fato de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica.

A relembração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de   cor vermelha, a celebração segue esta estrutura:
  • Liturgia da Palavra: leitura do livro de Isaías (quarto cântico do servo de Javé, Is 52,13-53,12), salmo 31 (30), leitura da Epístola aos Hebreus (Hebr 4, 14-16; 5, 7-9), narração ao Evangelho e leitura do Evangelho da Paixão segundo João (Jo 18,1-19,42, geralmente em forma dialogada).
  • Homilia e silêncio de reflexão.
  • Oração Universal, mais longa e solene do que a da missa, seguindo o esquema intenção – silêncio – oração do presidente.
  • Adoração de Cristo na Cruz: a cruz é apresentada aos fiéis e venerada ao som de cânticos.
  • Pai Nosso
  • Comunhão dos fiéis presentes. Usa-se pão que foi consagrado no dia anterior, Quinta-Feira Santa.
  • Oração depois da comunhão.
  • Oração sobre o povo.

Obs: Em muitas cidades históricas, como Paraty (RJ), Ouro Preto (MG), Pirenópolis (GO), Jaraguá (GO), Rio Tinto (Concelho de Gondomar em Portugal) e São Mateus, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor é procedida da Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto, em que são cantados motetos em latim.

Toda a liturgia católica deste dia está em função de Cristo crucificado. Assim, a liturgia da Palavra pretende introduzir os fiéis no mistério do sofrimento e da morte de Jesus, que assim aparece como uma ação livre de Cristo em ordem à salvação de toda a humanidade.

A veneração da cruz, símbolo da salvação, pretende dar expressão concreta à adoração de Cristo crucificado.

A comunhão eucarística é, para a Igreja, a forma mais perfeita de união com o Mistério pascal de Cristo, e por isso é um ponto culminante na união dos fiéis com Cristo crucificado. O fato de se comungar do pão consagrado no dia anterior vem exprimir e reforçar a unidade de todo o Tríduo Pascal.

Além da celebração da Paixão do Senhor, rezam-se as diversas horas litúrgicas da Liturgia das Horas, incluindo um texto de São João Crisóstomo intitulado O Poder do Sangue de Cristo



 Sinais de penitência

A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne e qualquer tipo de ato que se refira a Prazer.

Exercícios piedosos, como a Via Sacra e o Rosário, são também recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã.

Fatos históricos do dia 6 de abril


Não aos Testes Nucleares  

Em 06 de abril de 1998, a França e o Reino Unido ratificam o Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares, com o objetivo de impedir o desenvolvimento dessas armas. Para que entre em vigor, é necessário que os 44 países da Conferência de Desarmamento assinem o Tratado, o que ainda não aconteceu.


1199 - O rei inglês Ricardo ¿Coração de Leão¿ é assassinado no castelo de Chaluz, na França.
1520 - Morre Rafael Sanzio de Urbino, pintor e arquiteto italiano.
1528 - Morre Alberto Durero, pintor alemão. 
1763 - Um incêndio destrói totalmente o Palais-Royal, de Paris. 
1830 - Joseph Smith funda, em Nova York, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Último Dias, mais conhecida como Igreja Mórmom. Mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Igreja_de_Jesus_Cristo_dos_Santos_dos_%C3%9Altimos_Dias
1838 - Morre José Bonifacio de Andrada, um dos idealizadores da independência brasileira.
1895 - O escritor Oscar Wilde é preso por homossexualismo. Ele é condenado a dois anos de trabalhos forçados.
1896 - Começa em Atenas, na Grécia, a primeira Olimpíada moderna.
1909 - O explorador norte-americano Robert Edwin Peary chega ao Pólo Norte.
1914 - É firmado um tratado entre a Colômbia e os Estados Unidos que restabelece as relações diplomáticas entre os dois países. 
1916 - Primeira Guerra Mundial: o Reichstag alemão aprova a guerra submarina ilimitada. 
1917 - Os Estados Unidos declaram guerra à Alemanha. 
1917 - A Rússia abole a pena de morte e instaura a jornada de trabalho de oito horas.
1923 - Morre George Robert Carnavon, arqueólogo britânico, descobridor da tumba de Tutankamon. 
1931 - Uma revolução liderada pelo general Arévalo Cedeño estoura na Venezuela, mas acaba fracassando. 
1965 - É lançado o Intelsat 1, primeiro satélite comercial de comunicações.
1971 - Morre Igor Stravinsky, compositor norte-americano nascido na Rússia. 
1972 - O presidente Salvador Allende veta a emenda constitucional que exige a aprovação do Congresso para realizar apropriações no Chile. 
1972 - Em frente à ofensiva comunista no Vietnã, aviões norte-americanos recomeçam os bombardeios sobre o Vietnã do Norte, interrompidos desde 1968. 
1984 - Em São Paulo, 1.3 milhões de pessoas participam da passeata ¿Diretas Já¿, exigindo eleições diretas para a presidência do País.
1985 - William J. Schroeder torna-se o primeiro receptor de um coração artificial a receber alta do hospital, mudando-se para seu apartamento em Kentucky, EUA.
1987 - O Papa João Paulo II chega a Buenos Aires em visita de seis dias pelas principais cidades argentinas. 
1987 - O deputado Ulysses Guimarães é eleito presidente do PMDB pela 8ª vez consecutiva.
1988 - Os presidentes do Brasil, do Uruguai e da Argentina assinam a Decisão Tripartite 1, que formaliza o início da criação de um bloco econômico.
1992 - Começa a guerra civil na Bósnia-Herzegovina. 
1992 - Morre Isaac Asimov, cientista norte-americano de origem soviética, professor e escritor. 
2000 - A empresa norte-americana PE Celera Corporation anuncia que conseguiu, pela primeira vez, estabelecer a seqüencia do genoma humano.

Caicó

06-04-1861
Nasce em Caicó, Diógenes Celso da Nóbrega. Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife (1889), notabilizou-se como orador e jornalista corajoso. Casado com dona Olímpia Santiago da Nóbre­ga, faleceu em sua cidade natal, aos 19 de julho de 1928.

06-04-1861
Em seu Relatório apresentado à Assembléia Legislativa, nesta data, o Dr. José Bento da Cunha Figueiredo Júnior, presidente da Província do Rio Grande do Norte, informava que a Matriz de Nossa Senhora Sant’Ana do Caicó encontrava-se arruinada, necessitando de uma caiação e de uma nova cobertura. Os referidos reparos foram alçados em 4:000$. (Réis) ver moedas:  http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quantas-moedas-o-brasil-ja-teve

06-04-1889
O acadêmico Janúncio Nóbrega Filho, no ardor dos seus 19 anos, assume a direção e responsabilidade da coluna republicana, publicada em ‘O Povo’.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mercadante quer Olimpíada Internacional do Conhecimento no Brasil


 




Da Agência Brasil, em Brasília

O MEC (Ministério da Educação) quer organizar para 2013 uma Olimpíada do Conhecimento. O intuito do ministro Aloizio Mercadante é “fortalecer o movimento”, caracterizado, nos últimos anos, pela multiplicação das competições escolares pelo país que testam o conhecimento dos alunos em diversas áreas: português, matemática, biologia, geografia, química, história e até astronomia. A ideia do governo agora é unificar as duas competições organizadas pela pasta – a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e a Olimpíada da Língua Portuguesa – adicionando conteúdos de ciência.
O projeto de Mercadante é, a partir da experiência da Olimpíada do Conhecimento, organizar, no Brasil, uma competição internacional para estudantes de diferentes países. A ideia é que a primeira edição do projeto ocorra em 2016, paralela às Olimpíadas do Rio de Janeiro.

“O melhor da herança olímpica que nós podemos deixar para as futuras gerações é exatamente esse espírito olímpico ligado ao conhecimento e ao esporte”, defendeu o ministro.

Na avaliação do MEC, as olimpíadas têm impacto positivo na aprendizagem. As inscrições para edição 2012 da Obmep terminaram na última semana com um recorde de inscritos: 46 mil escolas e 19,2 milhões de alunos participantes.

De acordo com o ministro, como as competições têm metodologias diferentes, será necessário organizar um grupo de trabalho para unificar os eventos, inclusive os calendários. Para a olimpíada de ciências, o MEC deverá fechar uma parceria com a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

CNTE divulga a tabela atualizada de salários do magistério nos estados

A CNTE divulgou a tabela atualizada indicando quais estados cumprem a Lei Nacional do Piso do Magistério (Lei 11.738). De acordo com informações repassadas pelos sindicatos filiados à Confederação, agora são 13 as unidades da Federação que não pagam o piso anunciado pelo MEC, de R$ 1.451,00. Já o número de estados que ainda não cumprem a jornada extraclasse de um terço da carga horária definida na legislação, a chamada hora-atividade, se mantém em 16.

Na primeira vez que a CNTE divulgou o levantamento, no início de março, eram 17 as unidades da Federação que não pagavam o piso. Desde então, quatro estados reajustaram os vencimentos da categoria em 22,22%, percentual de correção definido pelo MEC. São eles: Acre, Ceará, Rio Grande do Norte e Rondônia. (CNTE, 05/04/12)

INTER TV CABUGI REALIZOU ENTREVISTA COM AGRICULTORES DO DISTRITO PALMA




 

 
A equipe de reportagem da Inter TV Cabugí, realizou hoje pela manhã no Distrito Palma, entrevistas feitas com agricultores, em especial Chico Elpídio, agricultor e ambientalista. 

O assunto da reportagem não foi nenhuma novidade, pois se tratou da estiagem das chuvas em nossa região. O blog Portal da Palma em: http://portaldapalma.blogspot.com.br/acompanhou a equipe de reportagem e registrou junto com o repórter e os próprios agricultores as tristes cenas geradas pela falta de chuvas.

Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Os agricultores lamentam, pois se continuar assim, vários animais morrerão. A única opção de comida para os animais seria a ração industrial, mas com esse tempo, o preço se torna enviável para os criadores.

A reportagem sobre a seca produzida pelo repórter Carlos Adams, deverá ir ao ar nesta segunda-feira 09, pelo “RN TV”, acompanhe e veja o drama da seca em nossa região.

Lajes: Benes Leocádio nega irregularidade com verba do Fundef


 
O prefeito de Lajes, Benes Leocádio (PMDB) disse ontem que aguarda a publicação do acordão do Tribunal de Contas do Estado para fazer “a juntada da documentação comprobatória da destinação das mercadorias (gêneros alimentícios), adquiridos e entregues em todas as escolas municipais no ano de 2002, com atesto de recebimento dos responsáveis à época”.

Benes contesta matéria publicada na edição desse matutino, no último dia 30, com base em informações passadas pela assessoria de comunicação do TCE, quando o gestor foi incluído na relação dos prefeitos e ex-prefeitos condenados pela corte de contas a devolver recursos do Fundef que teriam sido aplicados em outras finalidades. Ele disse que o processo 014168/2003-TC julgado pelo TCE não tem como fonte de recursos o Fundef.

“Lamentamos o equivoco ocorrido com a divulgação, esperando a devida correção”, disse Benes, que solicitou ao TCE/RN, “esclarecimentos e expedição de certidão negativa da existência de processos instaurados em desfavor do município de Lajes, referentes aos Fundos de Educação Fundef ou Fundeb, durante os períodos em que estive como gestor municipal de Lajes: 1997 a 2000; 2000 a 2004 e 2009 até a presente data”.

Da decisão ainda cabe recurso ao Pleno do TCE , “onde comprovaremos a correta aplicação dos recursos e consertaremos os erros formais existentes no citado processo.”

UFRN lança seleção com 119 vagas para todos os níveis escolares

Publicação: 04/04/2012 
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou seleção pública com 119 oportunidades destinadas a todos os níveis de escolaridade. De acordo com o edital de abertura, a remuneração oferecida varia de R$ 1.473 a R$ 2.989 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os aprovados serão lotados nos campi de Natal, Santa Cruz, Macaíba e Caicó.

Os cargos oferecidos são de assistente de alunos, auxiliar em administração, fotógrafo, assistente de laboratório e programador de rádio e televisão, desenhista projetista, assistente social, contador, economista, farmacêutico bioquímico, jornalista, médico em diversas especialidades, enfermeiro do trabalho, nutricionista, entre outros.

As inscrições podem ser feitas de 9 de abril a 14 de maio pelo site www.comperve.ufrn.br. As taxas de participação variam de R$ 40 a R$ 80. Os candidatos serão submetidos a provas objetivas no dia 17 de junho, além de provas práticas. 

Do CorreioWeb

MEC cria regras para defender alunos do Fies e Prouni




Uma portaria publicada na edição desta quarta-feira, 4, do Diário Oficial da União fixa novas regras para a concessão de descontos e bolsas pelas instituições de ensino superior participantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A portaria n.º 87, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, regulamenta outra portaria, divulgada em fevereiro deste ano, que disciplinou a divulgação de descontos regulares aos bolsistas e estudantes com financiamento.

O objetivo da medida, segundo o MEC, é impedir qualquer forma de discriminação, garantindo aos alunos contemplados pelos programas de bolsa e financiamento tratamento igualitário ao dos estudantes pagantes.

São considerados descontos regulares e de caráter coletivo os valores deduzidos dos encargos educacionais praticados pela instituição para a totalidade dos estudantes, assim como para determinados grupos de estudantes que atendam a circunstâncias específicas para a sua concessão, de acordo com regras da instituição.

Para tornar as regras claras para os estudantes e as instituições, a portaria define o que são considerados descontos e bolsas. Entre os tipos de bolsas oferecidas estão aquelas instituídas pela própria instituição e concedidas por mérito acadêmico ou destaque em atividades da instituição, inclusive esportivas, e bolsas de incentivo à participação em projetos de iniciação científica ou extensão.