Páginas

Quem sou eu?

Minha foto
Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Rio muda regras escolares e analfabetismo funcional cai



Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, em discurso no fórum
Foto: Eduardo Lopes/Especial para Terra   
 
Uma parceria entre a prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto Ayrton Senna reduziu o analfabetismo funcional em dois anos e meio de 13,8% dos alunos da rede para 6,5%. Segundo dados divulgados pela prefeitura, atualmente 33 mil alunos estão em processo de "aceleração" educacional após serem alfabetizados.

Para combater casos em que alunos são aprovados na escola sem conseguir ler ou interpretar textos, o projeto reestruturou algumas regras da educação pública local. Foi derrubada a aprovação automática dos alunos, provas voltaram a ser aplicadas na rede e houve um aumento do reforço escolar.

Segundo dados apresentados no 11º Fórum de Comandatuba,com as mudanças, no ano passado, 83% das crianças foram alfabetizadas logo no primeiro ano da escola. A previsão é que, em 2012, 7 mil sejam alfabetizados novamente.

"Cada criança é como um palito de fósforo, é preciso um impulso para que ela se torne luz", disse Viviane Senna, presidente do Instituto, ao comentar as medidas educacionais implantadas. "O impulso é a oportunidade."

A 11ª Edição do Fórum de Comandatuba é promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), do empresário João Doria Jr., e trará debates focados no tema "O Brasil que Nós Queremos". O evento será realizado entre os dias 28 de abril e 1º de maio no hotel Transamérica, em Comandatuba (BA). O fórum, que é anual, foi criado em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário