Páginas

Quem sou eu?

Minha foto
Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

sábado, 5 de maio de 2012

Escola Municipal Severina Brito da Silva completou 18 anos de existência

 Como tudo começou

 A Escola Municipal Severina Brito da Silva está localizada na Avenida Dulce Costa,nº 315, no Bairro Samanaú, Caicó. Surgiu por consequência do grande número de crianças existentes na comunidade sem a possibilidade de frequentarem outras escolas, alegando as mães que o bairro ficava distante do centro da cidade, sendo assim, difícil o deslocamento das crianças para outras escolas, pois na época não havia o transporte coletivo no bairro. Por esse motivo iniciou-se um debate em torno dos pais, que seria necessário a existência de uma escola no referido bairro. 

Alguns pais procuraram a professora Jacinta da Silva para pedir apoio e ela os levou ao Secretário de Educação que nesta época era o Senhor Hamilton Teixeira, o mesmo ficou muito interessado na proposta trazida pela população do Samanaú e logo comunicou ao prefeito Sílvio Santos, que autorizou o Secretário ir à casa da professora Jacinta e fizesse um levantamento junto com os pais das crianças que ainda não estavam inseridas na escola, podendo a partir deste levantamento constatar que havia um grande número de crianças sem ir a escola, aproximadamente 84 crianças da 1ª a 3ª séries. 

Ao final da reunião, como o número de crianças era suficiente para o início de uma atividade escolar no bairro, o secretário autorizou a professora Jacinta a iniciar as matrículas das crianças e assim foi feita. Não havendo ainda um lugar adequado para o início desta Escola, foi cedida a casa de Dona Luzia Regina de Lucena, onde chegaram a colocar todo o material de carteiras, quadros e outros materiais necessários para o funcionamento de uma escola, depois de tudo arrumado foi constatado que a casa era muito pequena para acomodar o número de alunos matriculados e logo tomaram outra decisão, procuraram o presidente do Conselho Comunitário, na época o Senhor Mirandir, que por sua vez cedeu sua casa para o início destas atividades. 

No dia 17 de Março de 1994, foram iniciadas as atividades escolares na casa acima citada localizada na Rua Sulivan Medeiros nº 152, no Bairro Samanaú. Esta casa foi cedida a Prefeitura Municipal para o início destas atividades no ano de 1994, por motivo do estabelecimento destinado ao funcionamento não está concluído. 

Foram convidados pelo secretário de Educação e Cultura, o Senhor Hamilton Teixeira , cinco professores e duas auxiliares de serviços gerais, para atender a 80 crianças de 1ª a 3ª séries. No dia 5 de Abril do mesmo ano, a Escola foi transferida mais uma vez para a Liga caicoense de Esportes por motivo da venda da casa que estava sendo utilizada como escola provisória. 

A Liga Caicoense de Esportes foi cedida a prefeitura de Caicó pelo seu então Presidente, o senhor Paulo Roberto de Oliveira. 

Para que a escola não parasse de funcionar as atividades escolares foi mudada imediatamente para o prédio da Liga, que se localizava na Rua Jornalista Pedro Militão, n° 84, no Bairro Samanaú. 

Na época a loja Maçônica tinha um projeto de fraternidade com o objetivo da construção de uma escola no Bairro Samanaú. A mesma possuía um terreno, mais não se disponibilizava dos recursos financeiros suficientes para que fosse construída a escola, então o Presidente da Maçonaria o Senhor Francisco Braz Oliveira Filho, Procurou o Prefeito e apresentou o projeto, este aceitou a proposta mais com a condição da Maçonaria devolver o terreno que seria construída a escola a Prefeitura, o senhor Francisco aceitou e parte do terreno foi devolvido a prefeitura e em parceria construíram a Escola Municipal Severina Brito da Silva, e por alguns anos a Maçonaria contribuiu de maneira significante para o funcionamento da escola. 

No dia 29 de abril de 1994, foi oficializada a Escola Municipal Severina Brito da Silva, pelo decreto n° 022, sendo inaugurada no dia 05 de maio do mesmo ano, pelo prefeito de Caicó o Senhor Sílvio santos, com a presença do secretário de educação e cultura do município de caicó o senhor Hamilton Teixeira e autoridades presentes. 

A Escola Municipal Severina Brito da Silva possui uma área de 1200 m2 (30m x 40m) e um terreno que fica ao lado ,para a construção de uma quadra de esportes e lazer que é um sonho antigo do bairro. 


A referida escola recebeu como patrona a senhora caicoense Severina Brito da Silva, por esta ser avó do então prefeito da época em exercício, Sílvio Santos, e também por ter grande importância educacional, quando ainda jovem, morando na zona rural, tinha a humildade de alfabetizar as crianças do seu meio e seu próprio esposo. 


Bibliografia de Severina Brito da Silva 

Severina Brito nasceu às 6:00 horas, do dia 22 de Julho de 1898, na cidade de Caicó, Estado do Rio Grande do Norte. Filha de Pedro Pereira de Brito e Francisca Beníguina. Tendo como Avós Paternos Egídio Gomes de Brito e Maria Pereira d’Anunciação e avós maternos Antônio Alves do nascimento. 

Quando criança estudou na escola do professor Pedro Gurgel, pai do ex-governador Monsenhor Walfredo Gurgel, tendo como primeira professora Dona Josefa Botelho. Nessa época iniciou e concluiu o curso primário que na época era constituída de seis anos. Não havendo outros cursos em Caicó, para dar prosseguimento aos seus estudos, ela passou a dedicar-se a leitura, como única maneira de ampliar e adquirir novos conhecimentos. 

Em 16 de Julho de 1918, casou-se com Joaquim Pereira da Silva, com quem teve treze filhos, sendo quatro homens e nove mulheres. Após o casamento foram residir na fazenda Pai Bastião de propriedade de seu sogro o Senhor José Antônio Pereira. 

Nessa época começou a lecionar alfabetizando crianças da comunidade, suas cunhadas e seu esposo já havia lecionado no sítio Pedra Branca, arrendado por ele próprio. Quando Dona Severina e sua Família mudaram-se para a cidade, o vigário de Caicó na época Padre Celso, à convidou para participar da criação da primeira escola paroquial da cidade, onde lecionou até 1925. 

A arte de lecionar acompanhou Dona Severina toda sua Vida, pois além de ensinar na zona rural, também ensinou aos seus filhos, pois quando estes começaram a frequentar a escola, já tinham sido alfabetizados pela própria mãe. 

Em 1953 passou a residir em Natal, junto com sua família, permanecendo até seu falecimento em 12 de Junho de 1987.

 As informações aqui inseridas fazem parte de um trabalho de Francisca das Chagas de Oliveira Pessoa, Jonas Monteiro de Araújo e Rozimar dos Santos de Melo, datado do ano de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário