Páginas

Quem sou eu?

Minha foto
Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

domingo, 13 de maio de 2012

Saiba como se originou o Dia das Mães




Existem registros do Dia das Mães desde a Grécia Antiga, mas foi nos Estados Unidos que a data foi oficializada depois que uma jovem perdeu sua mãe e quis mostrar para o mundo a importância de homenagear todas as mães vivas ou mortas
 
O Dia das Mães surgiu no início do século passado, nos Estados Unidos. Uma professora americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em depressão. Para animá-la, suas amigas resolveram homenagear sua mãe com uma festa. Mas Anna queria estender a comemoração para todas as mães e começou a escrever cartas para políticos pedindo que fosse instituído o Dia das Mães. Ela conseguiu oficializar primeiro o feriado em sua cidade, Webster, depois no estado de Virginia Ocidental e, em 1914, o feriado se tornou nacional em todo o país pelo presidente Woodrow Wilson, ficando para o segundo domingo de maio.

Na Antiguidade 
Foi na Grécia Antiga que surgiram os primeiros registros do Dia das Mães. Na primavera, havia celebrações em homenagem a Reia, mãe de Zeus e considerada mãe de todos os deuses. 

Depois, no século 17, os ingleses criaram o "mothering day". Todo quarto domingo da Quaresma os trabalhadores ingleses eram dispensados do trabalho para passar o dia com suas mães e famílias.

No Brasil
Nas terras brasileiras, o Dia das Mães começou a ser comemorado em 1918, pela Associação Cristã de Moços (ACM). Em 1932, a data foi oficializada pelo presidente Getúlio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário