Páginas

Quem sou eu?

Minha foto
Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

sábado, 31 de março de 2012

Mais alunos saem do ensino médio sem saber matemática


A taxa de alunos que saem do ensino médio sabendo menos que o básico em matemática aumentou de 2010 para 2011. O porcentual de estudantes com domínio insuficiente de conteúdos, competências e habilidades desejáveis para a disciplina, no 3º ano, foi de 57,7% para 58,4%. Em português, essa mesma taxa caiu pouco: de 37,9% para 37,5%.

O governo divide os alunos em quatro grupos, de acordo com o domínio dos conteúdos: 
abaixo do básico, básico, adequado e avançado. No 5º e 9º anos, tanto em português quanto em matemática, houve aumento no número de alunos com aprendizado considerado adequado e avançado. No 5º, por exemplo, aumentou de 25,7% para 28,1% a taxa de crianças no nível adequado em matemática.

Ainda: Em apenas 35 cidades do País mais da metade dos alunos sabe matemática
O restante não tem conhecimento compatível com a série em que está, mostra o relatório anual da ONG Todos pela Educação; o estudo foi feito com base em dados do MEC e do IBGE e se refere ao 9º ano do ensino fundamental das redes públicasDessas 35 cidades brasileiras - 0,6% do País - têm 50% ou mais de seus alunos com aprendizado em matemática adequado à sua série. Ou seja, a maior parte dos estudantes desses municípios não aprendeu, por exemplo, a identificar objetos em mapas e a resolver problemas com números inteiros e racionais fazendo várias operações. Os dados se referem ao 9.º ano do ensino fundamental das redes públicas de zonas urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário