A taxa de alunos que saem do ensino médio sabendo menos que o básico em matemática aumentou de 2010 para 2011. O porcentual de estudantes com domínio insuficiente de conteúdos, competências e habilidades desejáveis para a disciplina, no 3º ano, foi de 57,7% para 58,4%. Em português, essa mesma taxa caiu pouco: de 37,9% para 37,5%.
O governo divide os alunos em quatro grupos, de acordo com o domínio dos conteúdos:
abaixo do básico, básico, adequado e avançado. No 5º e 9º anos, tanto em português quanto em matemática, houve aumento no número de alunos com aprendizado considerado adequado e avançado. No 5º, por exemplo, aumentou de 25,7% para 28,1% a taxa de crianças no nível adequado em matemática.
Ainda: Em apenas 35 cidades do País mais da metade dos alunos sabe matemática
O restante não tem conhecimento compatível com a série em que está, mostra o relatório anual da ONG Todos pela Educação; o estudo foi feito com base em dados do MEC e do IBGE e se refere ao 9º ano do ensino fundamental das redes públicasDessas 35 cidades brasileiras - 0,6% do País - têm 50% ou mais de seus alunos com aprendizado em matemática adequado à sua série. Ou seja, a maior parte dos estudantes desses municípios não aprendeu, por exemplo, a identificar objetos em mapas e a resolver problemas com números inteiros e racionais fazendo várias operações. Os dados se referem ao 9.º ano do ensino fundamental das redes públicas de zonas urbana.
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