Páginas

Quem sou eu?

Minha foto
Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ministro da Educação diz que professores vão fazer prova de avaliação

Medida vai ser introduzida este ano
 (Foto: Miguel Manso)  

Nuno Crato defende que sem bons professores é difícil ter sucesso .

Os professores com menos tempo de serviço vão realizar, este ano civil, uma prova de avaliação que terá influência no concurso de colocação, com vista a selecionar os melhores docentes, afirmou hoje o ministro da Educação.

Nuno Crato respondia a perguntas dos jornalistas no final de um almoço do American Club, em Lisboa, em que falou das medidas que o Governo português tem estado a desenvolver na área da Educação.

Os moldes em que a prova vai ser aplicada estão ainda a ser discutidos pela equipa de Nuno Crato, que admite, no entanto, dispensar daquele exame “professores com um determinado tempo de serviço".

Durante o discurso que proferiu perante a plateia de convidados, o ministro sublinhou que a peça principal do ensino são os professores e que estes só podem ensinar bem se dominarem o conhecimento das matérias que têm de transmitir.

De acordo com Nuno Crato, não basta aumentar a escolaridade obrigatória e pôr mais dinheiro na educação para melhorar a qualidade do ensino.

Aos jornalistas, o governante afirmou que estão a ser introduzidas algumas mudanças em relação ao recrutamento e à formação inicial de professores. “Queremos dar, na formação inicial de professores, mais peso aos conteúdos. Ninguém pode ensinar muito bem se não dominar aquilo que vai ensinar. E estamos a introduzir uma prova de acesso à carreira docente, que, aliás, está na lei, mas que vai este ano ser implementada”, indicou.


Prova de acesso à profissão


Os professores do quadro não terão de se submeter a esta avaliação, mas “para entrar na profissão, em termos definitivos, vai haver uma prova de acesso”, garantiu o ministro.

Nuno Crato referiu também a autonomia que progressivamente está a ser dada às escolas e manifestou o desejo de a ver reforçada. “Estamos a reforçar os contratos de autonomia, têm sido experiências muito positivas”, disse, acrescentando que, havendo ainda concursos nacionais, a equipe que dirige gostaria também que “houvesse uma maior autonomia das escolas na contratação de professores”.

Aos participantes no evento, Nuno Crato disse que o Governo está empenhado em reforçar os conhecimentos dos alunos nas matérias essenciais e selecionar os melhores professores para melhorar a qualidade do ensino. “A peça essencial que garante a qualidade do ensino chama-se professor. Sem bons professores é muito difícil ter sucesso no sistema de ensino”, afirmou, destacando: “Estamos a dar uma grande atenção à formação inicial de professores, avaliação e seleção. Queremos que os professores que vão ensinar sejam aqueles mais bem preparados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário