Páginas

Quem sou eu?

Minha foto
Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Site publica documentos ligados ao Titanic



Mais de 200 mil documentos foram divulgados por causa do centenário do naufrágio




LONDRES – Mais de 200 mil documentos relacionados com o Titanic foram publicados em site britânico por causa do centenário do naufrágio do navio que aconteceu em abril de 1912.

• Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook e no Google+


Com dados sobre os sobreviventes da tragédia e informações sobre os 1,5 mil mortos, os documentos reunidos pelo site Ancestry, podem ser vistos pela internet de forma gratuita até 31 de maio.


Entre estes está a lista oficial de passageiros do transatlântico, com nomes, idades e ocupações das pessoas que estavam a bordo. Além disso, o último testamento do capitão do Titanic, Edward J. Smith, e dos ricos empresários americanos Benjamin Guggenheim e John Jacob Astor, que perderam a vida no acidente, poderão ser contemplados online.


O portal publicou imagens das lápides de 121 vítimas, assim como a lista de passageiros do Carpathia, o navio que resgatou mais de 700 pessoas que viajavam no Titanic.


A gerente de conteúdos do site Ancestry, Miriam Silverman, destacou à agência local “Press Association” que muitas famílias escutaram rumores que tinham parentes no Titanic e não conseguiram confirmar as informações. Dessa forma, o acesso gratuito a estes documentos permitirá “a milhares de pessoas descobrirem a história de seus familiares”.

Sobre o naufrágio
Na noite de 15 de Abril de 1912 afundava no gélido Atlântico Norte o insubmersível Titanic. O grande navio a vapor levava mais de 2.000 pessoas, saindo de Southampton e entrando para a história.

Mistérios e coincidências marcam esse naufrágio que já completa quase cem anos. A história correu mais ou menos assim....


O Olympic a esquerda e o Titanic a direita

" O Titanic e seu irmão gêmeo, o Olympic, eram as vedetes da companhia White Star que explorava a ligação marítima de passageiros entre o velho mundo e a América. Era época de migrantes, época de barões das ferrovias e do aço nos Estados Unidos. O dono da companhia era o milionário americano J. P. Morgan que, por pouco, escapou do destino junto com o navio.

O navio fazia sua viagem inaugural e era considerado insubmersível. Ele foi projetado como uma colmeia com compartimentos isolados por portas a prova dágua. O navio resistiria a inundação de dois deles ou até dos primeiros quatro. A noite do dia 14 caia perfeita, era um Domingo. Não havia Lua e o oceano mostrava-se absolutamente calmo. Diversos avisos haviam sido enviados ao Titanic relatando a existência de Icebergs na região. Apesar da latitude não ser elevada, a Terra Nova é a região onde existe o corredor dos Icebergs que se deslocam no degelo desde o norte do Canada. Abril é o pior mês do ano. Próximo ao Titanic o pequeno vapor Californian desligava seus motores e encontrava-se em um mar de Icebergs. Seu comandante preferiu esperar o amanhecer para prosseguir.

O Comandante Smith, em sua última viagem antes da aposentadoria viajava a toda velocidade, provavelmente influenciado por Bruce Ismay, que queria bater o recorde de velocidade entre a Europa e a América. As 11:40 da noite o observador F. Fleet observou o fatídico Iceberg e acionou o sino, que se encontra hoje em exposição provisória no Science Museum em Londres.

Ao descer para verificar as avarias o projetista Thomas Andrews observou que a água já avançava por cinco compartimentos. O destino do navio estava selado. Avisou ao Comandante Smith que o Titanic teria apenas mais umas duas horas de vida.   No momento do lançamento dos fogos de ajuda observou-se ao horizonte uma luz que julgou-se ser um navio. Muitas pessoas imaginaram que em pouco tempo um vapor iria resgatá-las. Isso não aconteceu e observou-se o navio se afastando até desaparecer no horizonte. Por causa desses relatos o comandante do Californian, que se julgava esse vapor, foi execrado por não ter prestado ajuda aos náufragos. De fato, o Californian com o Carpathia e o Mount Temple foram os vapores que procuraram por sobreviventes na manhã seguinte. O Carpathia levou os sobreviventes até o porto de Nova Iorque."
  Alguns links interessantes....

http://www.titanichistoricalsociety.org
http://www.encyclopedia-titanica.org/index.php
http://titanica.de
http://home.interlynx.net/~dclarke/Titanic.html
http://titanic-model.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário