Páginas

Quem sou eu?

Minha foto
Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

terça-feira, 10 de abril de 2012

EUA: 2ª melhor universidade do mundo pode ter centro no Brasil


 

Dilma encontra a presidente do MIT, Susan Hockfield
Foto: Presidência da República/Divulgação


O governo brasileiro e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) - considerada a segunda melhor universidade do mundo pelo ranking Times Higher Education - começaram negociações para a instalação de um centro de pesquisa da instituição americana no Brasil. O anúncio foi feito pelo ministro Aloizio Mercadante após a visita ao MIT Media Lab, laboratório de pesquisa da instituição, nesta terça-feira, em Boston.



Segundo o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, as negociações para a abertura da possível sede do MIT no Brasil estão em andamento e ainda não há previsão sobre a cidade onde ela ficará. "Estamos agora concluindo as negociações e a presidenta deu integral apoio. Vamos ter uma escola do MIT no Brasil". Ainda de acordo com Mercadante, também não há previsão da data de quando o centro poderá ser inaugurado. "(Para) Tudo no Brasil nós temos pressa. Então depende do ritmo deles, o nosso vai ser bem acelerado", disse.

Durante a visita, foram assinados acordos entre o governo brasileiro, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o MIT para a ampliação de bolsas de estudos do programa Ciência sem Fronteiras. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) também assinou acordo com a universidade americana, com o objetivo de expandir a formação de engenheiros no Brasil.

A presidente Dilma Rousseff enfatizou a importância da parceria com instituições de ensino americanas. "A parceria para o século 21 está baseada no conhecimento", disse. Segundo a direção do MIT, há um total de 58 estudantes brasileiros atualmente no instituto, sendo 10 de graduação, 40 de de pós-graduação e oito visitantes. Há também sete brasileiros em programas de pós-doutorado e três professores do Brasil.

Ainda nesta terça-feira a comitiva brasileira visita a Universidade de Harvard, onde está prevista assinatura de outros acordos e um encontro da presidenta Dilma Rousseff com os estudantes brasileiros bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras que estão no país.

Programa
O Ciência sem Fronteiras busca promover a expansão e internacionalização da ciência e tecnologia brasileiras por meio do intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores. A oferta de bolsas prevê as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação - doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.

O programa estabelece a oferta de até 100 mil bolsas em quatro anos. Estudantes de graduação e pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil.

Com informações da BBC Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário