Páginas

Quem sou eu?

Minha foto
Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

MEC estabelece renda máxima familiar para cadastro no Fies


 O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União nesta quinta-feira uma nota estabelecendo a renda familiar mensal de até 20 salários mínimos para que o estudante possa se cadastrar no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

De acordo com as novas regras, estudante com renda familiar de até 10 salários mínimos pode ter até 100% do curso financiado, desde que o percentual de comprometimento dessa renda com encargos educacionais seja igual ou superior a 60%. Já alunos que tenham entre 40% e 60% da renda comprometida podem ter até 75% da mensalidade custeada. E os que tiverem comprometimento da renda familiar entre 20% e 40% podem tentar o financiamento de até 50% do valor, não podendo a renda mensal bruta exceder 20 salários mínimos.

Na última segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff afirmou que mais de 140 mil estudantes contrataram o Fies em 2012. . "Isso significa que vamos atingir quase o mesmo número de contratos, em quatro meses, do que tudo que fizemos no ano passado", disse.

O aluno inscrito no programa tem um prazo equivalente a três vezes a duração do curso e mais 12 meses para pagar o financiamento. Outra novidade é que o estudante de baixa renda pode contar com o Fundo Garantidor, que permite a assinatura do contrato sem a necessidade de fiador.

A inscrição para o Fies pode ser feita pela internet em qualquer época do ano. Os dados do estudante são analisados por uma comissão da própria faculdade ou universidade escolhida. Atualmente, mais de 1,5 mil instituições de ensino superior estão credenciadas no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário