Páginas

Quem sou eu?

Minha foto
Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Agricultores confirmam “seca braba” no Seridó. Defesa Civil discutirá ações nesta terça em Caicó




Para Cristino Jerônimo da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó está decretada uma das piores secas dos últimos anos na região do Seridó. “È uma seca braba para os nossos agricultores, tendo em vista que não tendo chuva, não tem água, nem agricultura e nem linha de crédito para atender os agricultores familiares”, lamentou Cristino.

Ele também criticou a demora da EMPARN reconhecer que falhou nas previsões de chuvas para este ano, trazendo prejuízos para o homem do campo. “A Emparn fica alimentando a gente, começou em janeiro, depois veio para fevereiro e março, já estamos em abril e somente ontem eles deram uma declaração positiva, dos 60% de perda de inverno. Vamos rogar a Deus que ainda dê uma chuvinha, e recupera alguma coisa”, disse o sindicalista. A previsão a qual ele se refere foi feita por Gilmar Bristot, meteorologista do órgão, nesta segunda-feira à Radio Caicó AM.

Como medida emergencial, Cristino sugere que as prefeituras e o próprio Governo do Estado apresentem soluções, para que pelo menos seja garantida água para a população rural. “Não só para alimentar pessoas, mas tambem os animais que estão em situação de calamidade. Nestas épocas, o homem do campo sobrevive dos animais, e sem água fica difícil”, explicou. 

Duas importantes reuniões estão previstas: uma nesta terça-feira as 17 horas no gabinete do prefeito Bibi Costa, com toda a Defesa Civil do Município e a outra, no dia 17 de abril do Fórum do Campo, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó, com várias instituições, e depois terá um debate sobre a questão dos recursos hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário