Páginas

Quem sou eu?

Minha foto
Caicó, RN, Brazil
Professor de matemática atuando na rede municipal de ensino.

sábado, 14 de abril de 2012

Pesquisa revela que brasileiros estão comendo mais fora de casa


Pesquisa mostra que famílias estão gastando, em média, 30% do total do orçamento reservado para a alimentação, em bares e restaurantes, um aumento de 14 % em relação a 2010. A frequência é maior no Sudeste.

Nunca antes na história nós, brasileiros, comemos tanto fora de casa. Agora, é quase todo dia.

Compras no supermercado, panelas no fogo todo dia, que nada! São apenas lembranças que, para a museóloga Ariadne Solano, eram tarefas obrigatórias da dona de casa. Hoje, melhor mesmo é esperar calmamente por uma mesa no restaurante. “Eu adoro. Para mim é um programa muito gostoso. O prazer de poder escolher entre várias opções, e o fato de eu pagar só o que eu for comer”, revela.

Tem muita gente pensando como Ariadne. Uma pesquisa mostra que as famílias estão gastando, em média, 30% do total do orçamento reservado para a alimentação, em bares e restaurantes, um aumento de 14 % em relação a 2010. E a frequência é maior entre os moradores da região Sudeste. “A gente já está há oito anos no mercado, e a cada ano a gente vê um crescimento de 10% ou 12%. Até hoje não parou esse crescimento", diz o dono de restaurante Sérgio Faenza.

O crescimento foi percebido em todas as faixas de renda. Afinal, os bons sabores independem do preço da refeição.

Sair para comer fora é não é mais um programa só para os fins de semana ou para comemorar datas especiais. É um hábito que ficou lá no passado. As razões são o aquecimento da economia e uma grande mudança no dia a dia de muitos brasileiros.

Os aposentados também contribuem para aumentar o movimento nos restaurantes. O casal Paulo e Belkisse Belmonte come fora todos os dias e já se acostumou a um "depois do almoço" pra lá de agradável.

“Meu filho casou. Somos só nos dois. Vou fazer comida pra dois? Então, a gente almoça fora e lancha a noite uma coisinha, uma fruta. Mantêm forma”, declara a aposentada Belkisse. “É muito bom, porque não tem aquilo de ficar na cozinha a manhã inteira. Depois do almoço, ficar lavando os pratos. Acho que é um prêmio para ela”, diz o marido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário